Questões de Pedagogia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).”

Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é

  • A. o acesso das classes mais baixas à escola pública.
  • B. a queda na qualidade da formação dos professores.
  • C. a falta de recursos financeiros para a educação.
  • D. o crescente hedonismo dos adolescentes.
  • E. a falta de formação adequada nas séries anteriores.

De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.

  • A. O currículo transmite uma visão de sociedade historicamente construída.
  • B. O currículo deve conter os conhecimentos não contestados da cultura corporal.
  • C. O currículo precisa ser transcendente e atemporal em relação à sociedade em que está inserido.
  • D. O currículo é um elemento neutro de transmissão de conhecimento social.
  • E. O currículo precisa ser técnico e não sociocultural.

Analise a tira a seguir.

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.

  • A. Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • B. Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade merecem uma reação crítica.
  • C. Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • D. Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem sofrer uma reação crítica
  • E. Os discursos ideológicos veiculados na sociedade em nada se relacionam com a prática docente.

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.

Está correto o que afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

  • A. A aquisição desse conhecimento revela a totalidade do currículo escolar.
  • B. A natureza desse conhecimento deve estar modelada pelos códigos que estruturam o currículo.
  • C. A descoberta desse conhecimento amplo e irrestrito foi construída no ambiente escolar.
  • D. A aprendizagem sobre esse tema, dentro ou fora da escola, acontece da mesma forma.
  • E. O conhecimento de um novo tema deve ser valorizado pela escola.

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura.

II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.

III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um.

Assinale-o.

  • A. Desintegração do universo simbólico das culturas africanas e afro-brasileiras no contexto da ancestralidade brasileira.
  • B. Percepção de que cada pessoa tem um corpo com características fenotípicas diferentes.
  • C. Valorização da própria identidade étnica e cultural e fortalecimento da autoestima.
  • D. Identificação enquanto pessoa no grupo.
  • E. Interiorização de uma postura despreconceituada em relação às diferentes cosmovisões e etnias.

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema.

De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e V.
  • D. V, V e F.
  • E. F, V e F.

Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino Fundamental, é correto é afirmar:


  • A. reforça a hegemonia de um conhecimento em detrimento de outro e cria um imaginário que vê as culturas de forma hierarquizada e inferior.
  • B. apresenta uma situação típica do currículo monocultural.
  • C. comprova que o processo de hierarquização de conhecimentos foi superado.
  • D. ilustra e introduz uma nova disciplina nos currículos escolares.
  • E. ilustra a construção de um currículo intercultural, o lugar da diversidade nas práticas curriculares.

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação bancária”

  • A. estabelece a necessária intimidade entre os saberes curriculares e a experiência do social do educando.
  • B. pressupõe a construção coletiva do conhecimento, unindo o currículo à prática social do aluno.
  • C. compreende a aprendizagem como um processo de transmissão de conhecimentos.
  • D. considera os saberes acumulados pelo educando, unindo conhecimentos teóricos e práticos.
  • E. é realizada considerando uma relação circular entre professor-aluno-objeto de conhecimento.
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