Questões de Pedagogia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Cada vez mais se sabe que o desenvolvimento profissional advém não apenas de ações educacionais realizadas em sala de aula, mas também de outras experiências e estratégias pedagógicas. Cada tipo de atividade busca desenvolver capacidades distintas nos participantes. Considerando que uma das principais funções de um analista de educação corporativa é identificar que estratégias podem ser utilizadas para desenvolver determinados tipos de capacidade, a correta associação entre a capacidade a ser desenvolvida e as estratégias pedagógicas que podem ser usadas é:

  • A. capacidade de analisar - excursão e visitas; desenho de objetos; construção de maquetes; censo de problemas; desafios de percepção;
  • B. capacidade de observar - estudos de caso; discussão dirigida; painel de discussão; pergunta circular; comparação de teorias;
  • C. capacidade de teorizar - pesquisa individual e grupal; leitura de relatórios de pesquisa; leitura de textos sobre pesquisas; estudo dirigido;
  • D. capacidade de aplicar e transferir - tempestade mental; reorganização de textos alheios; resumo de textos técnicos e de entrevistas;
  • E. capacidade de sintetizar – elaboração de projetos; desenho de fluxo de ações; reformulação de instrumentos; solução de problemas.

As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:

  • A. avaliação de resultados focadas na sala de aula;
  • B. práticas didáticas centradas no desempenho do professor;
  • C. recursos instrucionais voltados para o como fazer;
  • D. estratégias ativas de ensino;
  • E. materiais didáticos com mais ilustrações gráficas.

A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:

  • A. insurreição às exigências do mundo do trabalho;
  • B. adequação aos ritmos e tempos da pessoa humana;
  • C. circunscrição da educação a um período particular da vida;
  • D. oposição da educação de adultos à educação de jovens;
  • E. sobreposição da formação profissional à formação geral.

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

  • A. entidades digitais de um novo tipo de instrução baseada em computador;
  • B. a concretude da aprendizagem em um ambiente cada vez mais fluido;
  • C. a ação e o pensamento pedagógico no ambiente da cibercultura;
  • D. processos de design instrucional voltados para treinamentos presenciais;
  • E. projeto pedagógico que engloba as teorias de ensino-aprendizagem.

Roberto é um analista de Educação Corporativa a quem foi solicitado que desenhasse um projeto para desenvolvimento do e-learning em sua empresa. Estudando a temática, Roberto entendeu que o conceito de e-learning compreendia o uso das tecnologias da Internet para a entrega de um amplo arranjo de soluções que estimulassem o conhecimento e o desempenho. Com base em seus estudos, Roberto estabeleceu três critérios para caracterizar as ações de e-learning, a saber:

Critério 1 – Trabalha em rede, tornando possível uma atualização instantânea de dados, envolvendo armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação ou instrução;

Critério 2 – Chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia padrão de Internet;

Critério 3 – Focaliza uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem voltada para o treinamento tradicional, com foco na melhoria do desempenho.

Analisando o esboço inicial do projeto elaborado por Roberto, seu chefe considerou que o projeto estava falho e apresentou a seguinte justificativa:

  • A. o conceito de e-learning que ele adotou está limitado na medida em que estabelece vínculo direto com o desempenho;
  • B. o e-learning não trabalha em rede, embora envolva armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação;
  • C. o e-learning chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia específica de distribuição de dados que difere do padrão de Internet;
  • D. o projeto de e-learning deve focalizar uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem, que vão muito além do paradigma tradicional de treinamento;
  • E. o e-learning em geral não permite atualização instantânea porque está vinculado aos sistemas de informática das empresas com rotinas diárias de atualização.

A educação a distância é uma modalidade de ensino/aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e do espaço, promovendo diferentes formas de interação entre alunos e professores. Assim, a Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita:

  • A. a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados por diversos meios de comunicação;
  • B. a aprendizagem dirigida, com a mediação de recursos didáticos aleatoriamente combinados, apresentados em suportes comuns de informação, utilizados isoladamente, e veiculados por conteúdos definidos para aprendizagem em computador;
  • C. a aprendizagem heterodirigida, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados de forma combinada, e veiculados pelos diversos meios de comunicação;
  • D. a aprendizagem heterodirigida, com a mediação de recursos didáticos flexíveis, apresentados em suportes de informação pré-definidos e padronizados, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados por diversos meios que permitam acesso à Internet;
  • E. a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em suportes de informação pré-definidos e padronizados, utilizados de forma combinada, veiculados por diversos meios que permitam acesso à Internet.

A literatura indica variações na natureza e na extensão da educação aberta. São princípios fundamentais que marcam o conceito de educação aberta:

  • A. privacidade e ensino a distância;
  • B. educação ubíqua e permanente;
  • C. currículo aberto e estudos externos;
  • D. estudo centrado no aluno e competitividade;
  • E. estudo autônomo e tele-ensino.

O mundo da educação está em transição e tem se tornado mais flexível. Educação Aberta, Educação Continuada, Educação ao Longo da Vida são conceitos que passaram a fazer parte da área no século XX. O novo cenário da área de educação contempla uma filosofia que facilita estudos privados individuais e ao mesmo tempo o conceito de educação aberta, embora sejam esferas distintas. São características dos estudos privados nesse novo cenário:

  • A. professor como centro do processo de aprendizagem;
  • B. sistemas de larga escala;
  • C. sistemas de distribuição de programas de cursos;
  • D. foco no acesso por meio da tecnologia;
  • E. estrutura do conteúdo baseada em pré-requisitos.

A organização da atividade de aprendizagem demanda dos educadores a preparação do processo de desenvolvimento concreto das ações ou etapas que a compõem, retratado no(a):

  • A. projeto político pedagógico;
  • B. plano de diretrizes educacionais;
  • C. estrutura curricular corporativa;
  • D. planejamento pedagógico;
  • E. plano de aula.

Lucas era um experiente designer instrucional e foi convidado a apresentar os passos para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem voltada para métodos ativos. Lucas estudou um conjunto de soluções presentes na literatura e observou que seria possível definir uma estrutura comum que tivesse um conjunto de sete passos. Para que o desenvolvimento de competências pudesse acontecer da forma adequada, as etapas a serem percorridas deveriam obedecer à seguinte sequência lógica:

  • A. contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; definição da atividade de aprendizagem; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; referências complementares; síntese e generalização;
  • B. definição da atividade de aprendizagem; contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; síntese e generalização; referências complementares;
  • C. definição da atividade de aprendizagem; contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; referências complementares; síntese e generalização;
  • D. contextualização e mobilização; definição da atividade de aprendizagem; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; referências complementares; síntese e generalização;
  • E. contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; definição da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; síntese e generalização; referências complementares.
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