Questões de Pedagogia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A respeito do documento

 “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições
  • B. vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa
  • C. práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa
  • D. vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa
  • E. interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições

Observe a figura a seguir.

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de currículo construída na Rede. A partir da análise desse esquema é possível identificar três conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

  • A. A seleção natural, as condições institucionais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções sociais.
  • B. A seleção cultural, as condições individuais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • C. A seleção cultural, as condições institucionais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • D. A seleção natural, as condições individuais e os fatores de cunho pedagógico-teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • E. A seleção social, as condições estruturais e os fatores de cunho filosófico, ou seja, a seleção de conteúdos.

Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica.

1. Educação de Jovens e Adultos

2. Educação Especial

3. Educação Profissional e Tecnológica

4. Educação do Campo

( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais.

( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região.

( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 3 – 1 – 2 – 4
  • B. 3 – 1 – 4 – 2
  • C. 2 – 1 – 4 – 3
  • D. 3 – 3 – 4 – 1
  • E. 4 – 1 – 3 – 2

Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte princípio legal:

  • A. a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • B. a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • C. a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
  • D. a garantia de que o ensino será ministrado segundo padrões de qualidade.
  • E. a seleção de condições para o acesso e a permanência na escola.

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.

II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.

III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.

Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  • A. I e III, somente.
  • B. I e II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. II, somente.
  • E. I, somente.

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.

II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

É imprescindível que o sistema de avaliação forneça ao profissional da área de educação corporativa as informações a respeito das relações encontradas entre as diversas categorias de resultados e efeitos verificados. Além disso, qualquer tomada de decisão na área de educação corporativa precisa levar em conta as características contextuais porque:

  • A. os componentes e propósitos da educação corporativa são circunstanciais;
  • B. o ambiente apresenta alto potencial de influenciar a transferência de aprendizagem;
  • C. as características pessoais dos participantes respondem pelos efeitos em longo prazo;
  • D. os dados sobre disseminação fornecem informações sobre como o programa foi planejado;
  • E. a identificação de necessidades legitima a ação individual e organizacional.

Os objetivos instrucionais correspondem à meta de determinada ação educacional e deve indicar para que serve o objeto de aprendizagem, como deve ser mensurado e como pode ser utilizado. Para que indique essas informações, o objetivo instrucional deve ser formado por três partes, a saber:

  • A. condições de desempenho, comportamento a ser atingido e critério de execução da tarefa;
  • B. análise do perfil de aprendizes, estratégias didáticas e escolha de alternativas;
  • C. necessidades de capacitação, componentes didáticos e delineamento pedagógico;
  • D. plano de ensino, projeto político-pedagógico e recursos instrucionais;
  • E. conhecimentos prévios, proficiência almejada e resultados de aprendizagem.

O planejamento instrucional desempenha papel primordial na atuação dos pedagogos organizacionais e dos demais profissionais responsáveis pelas ações de educação corporativa. Para que o planejamento instrucional seja efetivo, é importante que ele seja desenvolvido, obedecendo à seguinte sequência lógica:

  • A. escolher modalidade, redigir objetivos, escolher procedimentos, estabelecer sequência e conteúdos, testar o desenho, definir critérios de avaliação;
  • B. redigir objetivos, escolher modalidade, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, testar o desenho, definir critérios de avaliação;
  • C. escolher modalidade, redigir objetivos, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, definir critérios de avaliação, testar o desenho;
  • D. definir critérios de avaliação, escolher modalidade, redigir objetivos, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, testar o desenho;
  • E. redigir objetivos, escolher modalidade, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, definir critérios de avaliação, testar o desenho.
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