Questões de Pedagogia da FMP Concursos

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No exercício da função deliberativa, cabe ao Conselho Escolar:

  • A. aprovar o Regimento Escolar e o Projeto Político-Pedagógico, contribuindo para a criação de um novo cotidiano escolar e convoca assembleias gerais da comunidade escolar.
  • B. emitir opinião sobre situações-problema encaminhadas a sua consideração, relativas ao enfrentamento de desafios escolares imediatos.
  • C. participar de reuniões de estudo de documentos normativos e fiscais e elabora o plano de formação continuada dos conselheiros escolares, visando a ampliar a qualificação de sua atuação.
  • D. acompanhar o cumprimento da legislação em vigor e a evolução dos indicadores educacionais, propondo, se necessário, intervenções pedagógicas e/ou medidas socioeducativas.
  • E. incentivar a comunidade a participar da vida da Escola.

Analise as considerações apresentadas a seguir, relacionadas às questões de inclusão nas instituições escolares, marcando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A inclusão impõe uma mudança de perspectiva educacional, pois se limita apenas àqueles que apresentam deficiências, e não se aplica a qualquer aluno que manifeste dificuldades na escola, ainda que contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de todos – professores, alunos e pessoal administrativo.

( ) Os alunos com deficiência e os em risco social sempre se beneficiam de experiências obtidas no ambiente educacional, mesmo que o tratamento pedagógico e as condições ambientais não sejam as mais adequadas.

( ) A verdadeira inclusão, baseada nos princípios de equidade, é um processo moroso, porque requer a consciência da mudança de antigos para novos paradigmas.

( ) Na escola inclusiva, precisa haver planejamento individualizado e suporte psicoeducacional para atendimento às excepcionalidades daqueles que fogem aos padrões estabelecidos.

( ) A inclusão é uma força cultural para a renovação da escola, que, para ter sucesso, precisa que as instituições se tornem comunidades conscientes das diversidades existentes na coletividade local e no seu interior.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, F, V,
  • C. V, F, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. V, V, V, F, F.

Há pressupostos que podem e devem ser observados pelos professores, quando se trata do processo ensinoaprendizagem. Considere as afirmativas a seguir, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A aprendizagem é contínua, estendendo-se do nascimento à morte, e o ensino é fechado e não permutável, não havendo possibilidade de o professor aprender com o aluno.

( ) A aprendizagem é dinâmica, uma vez que implica relação entre o sujeito que aprende e o objeto estudado, e o ensino deve ser gradual, avançando por níveis cada vez mais complexo de dificuldades.

( ) A aprendizagem é pessoal e intransferível, uma vez que uma pessoa não pode aprender por outra; o ensino deve ser aberto para permitir a comunicação pedagógica entre as partes.

( ) A aprendizagem é integral, pois o homem aprende com todo o seu ser; o ensino é intencional, pois o professor deve saber aonde pretende chegar com sua prática de ensino.

( ) A aprendizagem é cumulativa, pois o simples se faz degrau para o mais complexo, podendo uma aprendizagem anterior servir de base para um novo conhecimento; o ensino é não relacional, não associando as diversas facetas dos saberes (teóricos, práticos, éticos) entre si.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, V, V, F, V.
  • B. F, F, V, V, V.
  • C. F, V, V, V, F.
  • D. V, V, V, F, F.
  • E. F, V, V, F, V.

Analise os cuidados apresentados a seguir e verifique quais devem ser observados em relação ao Plano de Curso.

I – Estar relacionado com o Plano Curricular da Escola.

II – Envolver temas que se constituam meios para alcançar os objetivos estabelecidos.

III – Viabilizar a eficácia da avaliação do processo de aprendizagem.

IV – Atribuir maior valor aos conteúdos conceituais.

V – Estabelecer obrigatoriamente rotinas a serem seguidas pelos alunos.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

  • A. II, III e IV.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e V.

São ações que poderiam e deveriam ser realizadas no âmbito da Escola que oferece Educação Básica, para viabilizar a continuidade de estudos e a progressão no trabalho:

I – a construção e a execução de programas e projetos educativos com a efetiva participação dos pais, professores, corpo técnico e Direção.

II – a qualificação e a permanente atualização de professores e o corpo técnico em temas relativos às ciências sociais e ciências da natureza.

III – a oferta a todos os alunos, nos diferentes níveis e séries, de conhecimentos relativos às oportunidades de mercado e das políticas públicas de sustentabilidade social e econômica vigentes no país.

Considere as ações explicitadas anteriormente e assinale a opção correta.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Com base no texto de Morin, é possível tecer considerações sobre o papel da Escola na busca de solução de problemas provocados pelo contexto civilizatório contemporâneo. A relação entre escola e contexto civilizatório contemporâneo está expressa corretamente na alternativa:

  • A. Os marginalizados não poderão ser incluídos no contexto social, nos atuais cenários de desenvolvimento, se a Escola, e somente a Escola, desenvolver programas e projetos de enfrentamento às condições adversas.
  • B. A Escola é a única responsável pela permanente atualização de suas propostas, no sentido de facilitar à comunidade interna e externa a visão mais apropriada das realidades emergentes da atual civilização.
  • C. Os conteúdos programáticos, de acordo com as Diretrizes Curriculares vigentes no sistema de ensino, não têm comprometimento com a construção sistêmica do saber social relativo à evolução da civilização contemporânea.
  • D. O texto de Edgar Morin refere-se explicitamente a propostas curriculares e seu compromisso com a formação dos alunos da Educação Básica no atual contexto civilizatório.
  • E. Corpo docente e Direção não têm responsabilidade com a compatibilização do currículo em ação com a realidade da civilização contemporânea.

Considerando o conteúdo do texto na perspectiva da cidadania no mundo globalizado, assinale a alternativa que contém a resposta correta.

  • A. Um dos papéis importantes a serem desempenhados pela Escola é de executar, sob a coordenação da Direção e da Equipe Pedagógica, programas e projetos que oportunizem a cada aluno a visão multifacetada da realidade em que se encontra, identificando as variáveis facilitadoras de mudanças e as restritoras intervenientes e realizando ações para melhorar as condições de vida própria e da comunidade.
  • B. A reflexão sobre as contradições do meio em que vivem e a busca por alternativas de solução para os problemas existentes devem ser oportunizadas somente aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
  • C. A abordagem de princípios, valores, conquistas tecnológicas e sociais, que caracterizam a civilização atual devem ser exploradas apenas por meio das áreas de conhecimento ou disciplinas consideradas fundamentais.
  • D. As Diretrizes Curriculares Nacionais não tratam explicitamente do assunto, logo as reflexões em sala de aula sobre a ambivalência da atual civilização podem ser pontuais.
  • E. As disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Ciências não comportam estudos aprofundados referentes à complexidade da civilização em que vivemos.

Analise as situações apresentadas e que podem constituir-se em desafios para a Escola. Marque com V as verdadeiras e, com F, as falsas.

( ) Constituir-se a Escola um espaço exclusivo de socialização e criação de conhecimento.

( ) Ser a diversidade muito mais que um conjunto de diferenças.

( ) Ser preciso que professores, gestores e demais profissionais da educação efetivem um conjunto de práticas transgressoras, assegurando o direito à diferença e a construção pelo aluno das identidades pessoal, social e nacional.

( ) Ser suficiente realizar abordagens pontuais no que diz respeito à educação inclusiva, com vistas ao recebimento de alunos com deficiências e em risco social.

( ) Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades e competências para que possam intervir e transformar a comunidade da qual fazem parte.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, V.
  • D. V, V, V, F, F.
  • E. F, V, V, F, V.

Na qualificação da atividade docente, em que situação a Direção e/ou a Equipe Pedagógica podem contribuir para que o professor desenvolva habilidades e competências, explorando as oficinas pedagógicas?

Assinale a opção que contém a resposta correta.

  • A. Somente quando os docentes têm formação universitária.
  • B. Somente depois que os professores tiverem prática docente superior a dez anos.
  • C. Quando o Projeto Pedagógico apontar essa estratégia como condição específica para a melhoria do desempenho.
  • D. Quando os valores da Escola convergirem para o desenvolvimento construtivo e cooperativo do conhecimento.
  • E. Quando os professores já tiverem desenvolvido espírito de grupo.

Os fatos apresentados a seguir caracterizam-se como situações que podem exigir competência no gerenciamento da sala de aula, de modo a buscar a harmonização do clima organizacional.

I – Encorajamento de alunos para desenvolverem o autocontrole.

II – Incidência significativa de problemas disciplinares, que causam impacto sobre a eficácia do processo ensinoaprendizagem.

III – Participação de alunos em redes de aprendizagem.

IV – Tomada de decisões consistentes para resolução de problemas.

Assinale a opção que apresenta as situações que podem exigir gerenciamento da sala de aula.

  • A. Somente I.
  • B. Somente II.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.
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