Questões de Pedagogia da FMP Concursos

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É um cuidado a ser observado no planejamento e desenvolvimento de um programa de formação:

  • A. a formação ser voltada para um sujeito com capacidade para processar informações.
  • B. as situações-problema apresentadas para estudo serem sempre fictícias.
  • C. o programa ser pensado e estruturado somente por experts.
  • D. o contexto ser mantido inalterado durante e após a formação.
  • E. a formação centrar-se apenas no conhecimento objetivo, sem levar em conta aspectos éticos e relacionais.

Na concepção de Imbernón, é fundamental que os programas de formação ofereçam ao professorado a oportunidade de desenvolver a colaboração. Analise as considerações sobre colaboração e verifique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

( ) O aprender de forma colaborativa e dialógica constitui uma oportunidade de analisar, testar, avaliar e modificar, a partir de uma análise e posicionamento de grupo, situações consideradas não satisfatórias.

( ) O trabalho colaborativo desenvolve habilidades individuais e grupais de intercâmbio e diálogo, com base na análise e discussão conjunta no momento de explorar novos conceitos para conhecer, compartilhar e ampliar metas de ensino e as informações de cada um sobre determinado assunto.

( ) A colaboração é um processo que pode ajudar a entender a complexidade do trabalho educativo e dar melhores respostas às situações problemáticas da prática.

( ) As estruturas organizativas escolares foram, desde sempre, concebidas para favorecer o trabalho colaborativo; os professores é que não perceberam isso.

Assinale a opção que contém as considerações corretas.

  • A. V, V, V, F.
  • B. V, V, F, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. F, V, V, V.
  • E. V, F, F, F.

Analise as considerações sobre complexidade apresentadas a seguir e verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Entender o mundo a partir de sua complexidade significa compreender as relações entre os diversos fenômenos e, por sua vez, entender cada elemento em si mesmo.

( ) Introduzir-se na complexidade a partir do olhar da formação permanente significa buscar respostas apenas aos problemas existentes e não perceber os novos desafios que estão postos a nossa frente.

( ) Na construção de um programa de formação permanente deve ser levada em consideração a complexidade das interações da realidade, os estilos de liderança escolar, as relações e a compreensão por parte da comunidade escolar.

( ) A complexidade existente no mundo contemporâneo exige que a formação inicial tanto quanto a continuada seja superadora dos interesses estritamente técnicos aplicados ao conhecimento profissional.

Assinale a opção que contém as considerações corretas.

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, V, F, V.
  • E. V, F, V, V.

Analise as considerações que seguem sobre as informações produzidas pelo processo avaliativo e verifique se são verdadeiras (V) ou falas (F).

( ) Devem dizer respeito apenas a conceitos e habilidades aprendidos pelo aluno, pois é fundamental que o professor saiba exatamente em que estágio de desenvolvimento se encontram seus alunos.

( ) Devem interessar às equipes gestora e pedagógica, a fim de que possam planejar e executar ações de intervenção administrativa e/ou pedagógica, se necessário.

( ) Devem ser relevantes ao professor, para que possa replanejar atividades, visando à melhoria ou correção do processo.

( ) Devem permitir aos pais acompanhar o desempenho dos filhos em termos de atitudes, posturas, conhecimentos, relações humanas.

( ) Devem oportunizar, de modo exclusivo, a qualificação e a realização de atividades coletivas em sala de aula.

Assinale a opção que tem a sequência correta.

  • A. F, V, V, F. V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. F, V, F, V, V.
  • D. V, F, F, V, V.
  • E. V, V, V, F, F.

São alguns dos instrumentos de avaliação que podem ser utilizados em classe:

  • A. bases de orientação, que resumem de maneira gráfica e ordenada as ações que serão realizadas e permitem aos alunos anteciparem e planejarem as operações que devem ser executadas para resolver com êxito diferentes tipos de tarefas escolares; a coavaliação realizada reciprocamente pelos alunos, de acordo com critérios previamente acordados no grupo.
  • B. diários de classe que permitem aos alunos explicitarem suas idéias sobre o que aprenderam, quais são suas dificuldades e, também, registrarem suas percepções sobre o trabalho em desenvolvimento; contratos de trabalho que registram o que ficou acordado entre professor e aluno ou grupo de alunos para a realização de um trabalho.
  • C. avaliação inicial que indica as condições em que se encontram os alunos em relação a uma aprendizagem a ser proposta; mapas conceituais que são construídos coletivamente à medida que se aprende um novo conceito e se estabelecem as relações com os demais,
  • D. análise de trabalhos dos alunos; aplicação de grades de critérios de avaliação elaborados pelos professores; brincadeiras estilo RPG.
  • E. elaboração pelos alunos de perguntas, para uma possível prova final; portfólios ou pastas de trabalhos que permitem a autorreflexão e a autogestão da aprendizagem pelo aluno.

Provas, verificações ou exames finais ou de recuperação vêm sendo objeto de uma série de acusações, porque: I – provocam situações de ansiedade e de estresse. II – reduzem-se geralmente ao controle sobre a quantidade de informação retida pelo aluno, deixando de lado outras dimensões. III – consomem demasiado tempo do professor e do aluno, sem que isso signifique qualidade. IV – impedem a especulação com a sorte. Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  • A. Somente I e II.
  • B. Somente I e III,
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.

Na avaliação das práticas educativas, podemos tomar como indicadores que sinalizam a qualidade do que foi proposto aos alunos e realizado por eles:

  • A. o Projeto Político-Pedagógico, a avaliação cooperativa, a natureza das ações em desenvolvimento.
  • B. as programações de ensino, as ferramentas tecnológicas, os planos de estudos, os livros didáticos e paradidáticos.
  • C. a lógica da disciplina, a programação cultural, o espaço-tempo dos ambientes de aprendizagem.
  • D. a avaliação institucional, a avaliação diagnóstica, a autoavaliação, a sensibilização e o comprometimento.
  • E. o combate às diferentes formas de discriminação e racismo, a avaliação externa, a avaliação formativa.

No exercício de função consultiva, cabe ao Conselho Municipal de Educação:

  • A. definir normas para o respectivo sistema de ensino, expedindo resoluções, pareceres, indicações.
  • B. fiscalizar as atividades desenvolvidas pela administração do sistema municipal de educação e pelas unidades escolares.
  • C. emitir parecer sobre questões de ensino encaminhadas a sua consideração.
  • D. estimular os professores a participarem de programas de formação continuada.
  • E. fazer mediação entre governo e sociedade civil na efetivação do compromisso de todos com a promoção dos direitos educacionais da cidadania.

Como órgão de deliberação, cabe ao Conselho Estadual de Educação:

  • A. definir normas para o respectivo sistema de ensino, expedindo resoluções, pareceres, indicações.
  • B. responder a consultas do governo ou da sociedade, interpretando a legislação educacional.
  • C. fazer mediação entre governo e sociedade civil na efetivação do compromisso de todos com a promoção dos direitos educacionais da cidadania.
  • D. articular-se com órgãos executivos para o cumprimento da legislação de ensino vigente.
  • E. articular-se com órgãos executivos para o cumprimento da legislação de ensino vigente.

No cumprimento da função fiscalizadora, é competência do Conselho Escolar:

  • A. participar da coleta de dados para o diagnóstico da Escola e promover relações de cooperação e intercâmbio com outros Conselhos Escolares.
  • B. emitir parecer sobre os livros didáticos a serem adotados pela Escola.
  • C. ouvir a comunidade sobre necessidades a serem atendidas e propor alterações curriculares, observada a legislação vigente.
  • D. acompanhar a execução da programação financeira, supervisionar o funcionamento dos diferentes setores da Escola.
  • E. deliberar sobre o calendário escolar e questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras e elaborar o Regimento Interno próprio.
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