Questões de Pedagogia da FMP Concursos

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Com base nas considerações da autora antes referida, é possível afirmar-se que as habilidades que o diretor venha a desenvolver devem concorrer para o exercício de competências exclusivas a seguir especificadas.

I – Dirigir a instituição escolar e orientar a execução dos trabalhos, visando a favorecer um clima adequado para a aprendizagem.

II – Controlar a participação da comunidade nas deliberações.

III – Acompanhar e fiscalizar aqueles a quem foram delegados poderes.

IV – Estimular a inovação e a qualificação de seus liderados, dentro e fora da escola.

Assinale a opção que indica corretamente quais são essas competências exclusivas do Diretor no exercício de sua função.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas IV.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas I e IV.

Assinale a alternativa que explicita uma ação que garante, com maior probabilidade de êxito, o favorecimento da execução das funções antes apontadas.

  • A. Busca solitária pelo diretor de soluções aos problemas apresentados pela Escola.
  • B. Realização de reuniões periódicas e sistemáticas de planejamento e avaliação com a Equipe Pedagógica.
  • C. Realização individual de treinamento em liderança institucional.
  • D. Solicitação aos docentes de classes mais adiantadas para que socializem com os colegas seus saberes, disponibilizando o acesso ao acervo pessoal.
  • E. Efetivação de mudanças institucionais apenas quando solicitado.

Analise as competências relativas à Equipe Pedagógica que estão apresentadas a seguir.

I – Acompanhar e avaliar a programação de ensino desenvolvida pelas diferentes classes.

II – Articular-se com a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação em busca de apoio administrativo e financeiro, visando à produtividade do processo ensino-aprendizagem.

III – Assegurar o tombamento do patrimônio da Escola, responsabilizando-se pelo acervo pedagógico.

IV – Propor condições para que os marcos de aprendizagem sejam alcançados.

Assinale agora a opção que apresenta corretamente as competências próprias da Equipe Pedagógica.

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas I e IV.
  • C. Apenas II e IV.
  • D. Apenas III.
  • E. Apenas IV.

A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Marque com V as que forem verdadeiras e com F as falsas.

( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político-ideológico; o epistemológico e o didático-metodológico.

( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.

( ) A construção do PPP requer a participação somente do Diretor e da Equipe Pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do Conselho Escolar na etapa de avaliação.

( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na Proposta ou Plano Curricular, em Planos de Estudo por série ou nível e em Planos Didáticos.

( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, V, F, V, F.
  • C. V, F, V. V, F.
  • D. F, V, V, V, F.
  • E. F, F, V, V, V.

A qualidade da educação está atrelada também à qualidade da informação. Nesse sentido a Equipe Pedagógica deve estar atenta e intervir, se necessário, no cotidiano escolar, para definir o padrão de qualidade do conhecimento a ser construído pela Escola. Analise, então, as considerações que seguem e verifique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

( ) Os conhecimentos escolares devem facilitar ao aluno ações conscientes e seguras no mundo imediato e, além disso, permitir que amplie seu universo cultural.

( ) Os professores devem selecionar conhecimentos relevantes, que provoquem mudanças individuais e sociais, assim como formas de organização e distribuição dos conhecimentos escolares que possibilitem sua apreensão e sua crítica.

( ) Os conhecimentos ensinados são cópias de conhecimentos socialmente construídos, assim, basta inseri-los em sala de aula para que os alunos aprendam o que se pretende ensinar.

( ) Os conhecimentos de referência, para se tornarem conhecimentos escolares, precisam passar por um processo de descontextualização/recontextualização, de forma que se estabeleça uma ruptura entre o conhecimento de referência e o conhecimento escolar.

( ) A construção do conhecimento escolar requer, obrigatoriamente, a observação das etapas de desenvolvimento humano, sob pena de o aluno não aprender.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.

  • A. V, V, V, F. F.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. F, F, V, V, V.

A Equipe Pedagógica, engajada e comprometida com a concepção contemporânea dos processos educativos e ciente do papel que a interatividade entre sujeito e objeto exerce sobre a efetivação das aprendizagens, tem de considerar como um dos nortes de sua ação o expresso na alternativa:

  • A. Tecnologias educacionais vêm sendo largamente utilizadas, oferecendo sempre qualidade à aprendizagem, por isso toda e qualquer tecnologia é bem-vinda à sala de aula.
  • B. Os professores não precisam preocupar-se com as bases epistemológicas das práticas educativas, pois isso é responsabilidade da Equipe Pedagógica.
  • C. Existem tecnologias que favorecem mais diretamente a expansão das condições de elaboração do conhecimento, otimizando a relação entre o usuário e as informações contidas nos softwares utilizados.
  • D. A forma linear de apresentação do livro didático sempre em ordem sequencial e hierárquica é suficiente para explorar todas as alternativas de aprendizagem pretendidas.
  • E. Os alunos administram tão bem o uso das tecnologias que o professor deixa de ser necessário na gestão da sala de aula, na utilização dessas tecnologias.

Para o acesso à informação, a Escola conta hoje com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) que estão cada vez mais tomando conta não apenas dos ambientes empresariais, mas também de espaços familiares, sociais e educacionais, em termos de lazer, cultura e conhecimento. A Escola precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas como as que seguem.

I – Promover ações de capacitação dos professores para que possam usar com eficácia as tecnologias disponíveis (computador, blog, site, hipertexto e outros) como ferramentas pedagógicas a serviço do processo ensino-aprendizagem.

II – Criar condições para a diversificação de experiências em sala de aula, como complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TICs.

III – Adotar estratégias que estimulem a criatividade dos professores para que possam integrar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelas TICs às metodologias adotadas.

IV – Disponibilizar aos alunos oportunidades para transformar a informação obtida por meio de quaisquer recursos em conhecimento significativo.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas I, II e III.

O currículo é peça central para que a Escola cumpra sua função educadora. Nesse sentido, é preciso que, ao construílo, a instituição escolar observe alguns cuidados, como os que estão apresentados a seguir:

I – indique estratégias de enfrentamento e superação a todas as formas de racismo e discriminação.

II – defina meios de combate a todas as formas de naturalização e estigmatização das diferenças.

III – ponha em discussão entre seus pares se o discurso da igualdade, de que muitos educadores são portadores (somos todos iguais), não mascara uma visão etnocêntrica do homem e da humanidade.

IV – considere-o uma atividade produtiva em que tem maior valor o que as pessoas fazem com ele do que aquilo que ele (o currículo) faz com as pessoas.

Considere os cuidados apontados e assinale a opção correta.

  • A. apenas I e II.
  • B. apenasI e III.
  • C. apenas I, II e III.
  • D. apenas II, III e IV.
  • E. Apenas III e IV.

A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade “com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação”. Por isso, é absolutamente necessário que:

I – o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;

II – a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.

III – os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.

IV – a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas II e IV.
  • E. Apenas III e IV.
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