Questões de Pedagogia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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A avaliação institucional escolar tem a finalidade de identificar o andamento e a qualidade de atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão) e atividades-meio (gestão acadêmica e administrativa). Nesse contexto, a avaliação institucional

  • A. configura-se em um processo que pressupõe a participação coletiva dialógica, priorizando a autoavaliação da implementação das ações planejadas para a consecução das metas e dos objetivos estratégicos institucionais.
  • B. tem, como resultado esperado, a avaliação do corpo docente e discente, a partir dos resultados do relatório de gestão anual e do relatório de ação institucional, objetivando corrigir distorções e disciplinar a atuação pedagógica.
  • C. constitui-se como um processo pontual de análise dos meios, dos métodos e dos processos de comparação e classificação dos resultados dos itens e dos sujeitos avaliados.
  • D. caracteriza-se como um instrumento de apreciação classificatória das práticas educacionais e de gestão da escola por parte da instituição e do MEC, identificando a coerência entre as ações e os documentos institucionais.

O profissional da pedagogia possui uma especificidade que completa e amplia a especificidade de cada professor, da mesma forma que essa interação completa e amplia sua própria especificidade. Nessa perspectiva, constitui-se como parte do perfil do pedagogo na organização escolar

  • A. desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
  • B. definir as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade do seu entorno.
  • C. identificar e atuar na resolução de problemas socioculturais, educacionais e psicológicos dos alunos com postura interventiva e especializada.
  • D. participar da gestão das instituições em que atua enquanto profissionais, delimitando seu papel à elaboração dos projeto pedagógicos de cursos.

Para concretizar as concepções e os princípios da gestão democrática na escola é necessário assegurar:

  • A. o fortalecimento dos processos de eleição para gestores e a implementação de práticas de planejamento participativo.
  • B. o revigoramento e autonomia dos órgãos colegiados e a centralização das decisões institucionais pelos membros desses colegiados.
  • C. a extinção das relações de poder entre as unidades de gestão da administração geral e as dimensões administrativas e pedagógicas subordinadas.
  • D. a construção de espaços coletivos para melhor administrar o processo de ensino com a finalidade de atingir os objetivos traçados pela escola.

Sobre a gestão democrática na escola, é correto afirmar:

  • A. O respeito à diversidade, a verticalização hierárquica e a descentralização nas relações de poder devem estar presentes na gestão das instituições escolares.
  • B. O fortalecimento e a autonomia dos órgãos colegiados asseguram a participação direta de todos os membros da comunidade externa nas decisões institucionais.
  • C. A consulta à comunidade escolar em processos eletivos garante a efetivação do modelo de gestão democrática nas instituições escolares.
  • D. A gestão democrática implica na descentralização de poderes, na autonomia institucional e a promoção da participação ativa de toda comunidade.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico do IFRN, de 2012, a Educação Técnica de Nível Médio na Forma Integrada organiza-se com base

  • A. na dualidade histórica, propulsora de uma educação integrada para a formação das elites e de uma formação instrumental para os filhos da classe trabalhadora.
  • B. na formação profissional integrada, oferecida a quem já tenha concluído o ensino médio, de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional e efetuando-se matrícula única para cada aluno.
  • C. no atendimento prioritário dos interesses do mercado de trabalho, ao possibilitar condições de desenvolvimento local e regional por meio do acesso ao conhecimento técnico integrado.
  • D. na organização curricular dos cursos técnicos de nível médio, orientando-se pelos princípios do currículo integrado e pela estruturação em eixos tecnológicos.

É correto afirmar que a função dialógica da avaliação

  • A. avalia para identificar o nível de conhecimentos dos alunos quanto aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, a fim de se atingir a média padrão dos alunos de uma turma.
  • B. reconhece que a aprendizagem não acontece de forma pontual, estática, mas em um constante movimento. A avaliação, sob essa perspectiva, busca priorizar dados quantitativos da aprendizagem no contexto socioescolar.
  • C. objetiva possibilitar ao professor medir o nível de evolução cognitiva do aluno em função dos conteúdos previamente selecionados do livro didático, de forma a assegurar uma sólida formação.
  • D. serve a um projeto pedagógico comprometido tanto com as variáveis do meio sociocultural no qual o educando se insere quanto com aquelas que determinam o modo de ser desse mesmo educando.

Na perspectiva da corrente transformadora de instituição escolar, a avaliação da aprendizagem caracteriza-se pela

  • A. centralização na busca da verificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
  • B. articulação das funções dialógica, diagnóstica, processual, formativa e somativa.
  • C. articulação das funções diagnóstica e somativa para administrar os resultados obtidos.
  • D. efetivação do processo de centralização das funções dialógica, diagnóstica e formativa.

Em relação ao planejamento de ensino na perspectiva progressista, é correto afirmar que

  • A. deve ter como ponto de partida e de chegada uma idealização, na qual coexistam o objeto do conhecimento, o contexto em que se dá a ação pedagógica e os sujeitos envolvidos no processo e os conteúdos selecionados.
  • B. apresenta como elementos intrínsecos a escolha dos objetivos, a organização e a seleção dos conteúdos; os procedimentos metodológicos e a organização dos tempos, dos espaços e dos recursos didáticos como condição objetiva à efetivação do trabalho docente.
  • C. é uma ferramenta teórico-metodológica de sentido, com necessidades, finalidades e possibilidades, no qual a organização dos tempos, dos espaços e dos recursos didáticos tem como finalidade assegurar o ensino dos conteúdos do livro didático.
  • D. cumpre sua função social quando assegura a unidade do processo ensino-aprendizagem com base nos critérios de aplicação, manipulação e aquisição dos conteúdos, uniformizando os diferentes tipos e níveis de conhecimento e suas metodologias.

O Projeto Político Pedagógico do IFRN, de 2012, traz um conjunto de concepções que apontam para

  • A. uma abordagem emancipatória de escola.
  • B. práticas curriculares redentoras e emancipatórias.
  • C. uma abordagem técnica de escola.
  • D. práticas curriculares críticas e reprodutivistas.

A figura a seguir representa a arquitetura curricular dos cursos superiores de tecnologia do IFRN.

A figura revela uma matriz curricular

  • A. fundamentada numa concepção baseada em núcleos polivalentes, envolvendo unidades de conhecimentos tecnológicos.
  • B. composta por dois núcleos que articulam os conhecimentos de formação geral e os conhecimentos específicos da formação.
  • C. baseada na formação humana e envolvendo a prática profissional com foco nos conteúdos do núcleo fundamental.
  • D. centrada na prática profissional como prioridade para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.
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