Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Como fazer para que os conhecimentos ensinados na Matemática tenham sentido para o aluno? Em reposta a este questionamento, podemos afirmar, EXCETO:
A Matemática não somente deve resolver problemas, mas, o que é mais significativo, propor problemas.
O conhecimento matemático se define pela recontextualização do saber: situações que dêem sentido aos conhecimentos que devem ser ensinados.
A Matemática oferece ao aluno o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível a ele continuar aprendendo.
Matemática tem somente valor formativo, que ajuda estruturar todo o pensamento e agilizar o raciocínio dedutivo.
Ao se pensar em por quê ensinar História, podemos afirmar, EXCETO:
Redimensionamento dos aspectos da vida em sociedade e o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico.
Reflexões sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças ou continuidades.
Em toda a sua complexidade, desconsiderando sua apreensão a partir das vivências pessoais, psicológicas ou fisiológicas.
Ampliação de estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades.
Neste contexto é INCORRETO afirmar:
As tecnologias são simplesmente produto da aprendizagem.
As tecnologias devem ser vistas como processo da aprendizagem.
As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para a cidadania.
As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para o trabalho.
Conforme as recomendações contidas nos PCNs, marque S para as alternativas CORRETAS e N para as INCORRETAS.
( ) Na Geografia, a concepção de Terra passa ser um espaço relacional, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico.
( ) A Terra, como espaço geográfico, é absoluto, isto é, uma coisa em si mesma, independente, constituindo um receptáculo que contém coisas.
( ) A Geografia, ciência de síntese, capaz de explicar o mundo sozinho, sem perder sua identidade e especificidade, busca a interatividade com as outras ciências.
( ) O objetivo principal dos conhecimentos da Geografia é contribuir para o entendimento do mundo atual, da apropriação dos lugares, realizada pelos homens.
( ) A ciência social, Geografia, mantém a visão apoiada simplesmente na descrição e memorização da Terra e o Homem com informações sobrepostas do clima, relevo, população e agricultura.
( ) A Geografia é a ciência do presente, é inspirada na realidade contemporânea, pois é a organização dos espaços que dá sentido aos arranjos econômicos.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
S, N, S, N, S, S.
N, S, S, N, S, N.
N, S, N, S, N, N.
S, N, N, S, N, S.
As práticas pedagógicas da Educação Infantil é que irão favorecer ou não este desenvolvimento global. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
A informática deve ser trabalhada na Educação Infantil de maneira lúdica e sempre associada aos conteúdos, habilidades e competências que estiverem sendo aprendidos pelas crianças naquele momento.
O desenvolvimento de experiências educativas deve se restringir à sala de aula, pois o educador deve planejar as experiências de aprendizagem e favorecer a mediação destas.
É fundamental que o educador trabalhe os sentidos da criança na Educação Infantil, isto é, as percepções e memórias: visual, auditiva, olfativa, tátil e gustativa.
O educador infantil pode iniciar o aprendizado da língua escrita com as crianças apresentando o nome delas e mostrando quais são as letras do alfabeto que compõem este nome.
Dentro da perspectiva de uma concepção pedagógica com foco na aquisição de habilidades e competências, podemos afirmar, EXCETO:
Acumular saberes, passar nos exames, sem mobilização do que aprendem em situações reais.
Ensinar a aprender a aprender, isto é, a estabelecer relação significativa com o objeto do conhecimento.
Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar essa construção.
Mobilizar recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.
A escola cumprirá seu papel/função social se ajudar a formar gerentes de informação: alunos capazes de estabelecer relações significativas entre os conteúdos novos, por processos mentais de comparação, de correlação , de aplicação, de análise, de síntese.
As afirmativas abaixo registram mudanças que a escola deverá realizar com vistas a alcançar objetivos relacionados ao seu papel transformador, EXCETO:
Escola com foco na aquisição de habilidades.
Escola com foco na aquisição de conteúdos.
Escola com foco na aquisição de competências.
Escola com foco na produção do conhecimento.
Em relação ao trabalho com projetos, observe as afirmativas descritas e ordene-as conforme a sequência metodológica a ser utilizada:
( ) Apresentação dos resultados das investigações.
( ) Investigação direta através de textos, visitas e entrevistas.
( ) Discussão e definição do eixo temático central.
( ) Avaliação do que se alcançou e dos objetivos previamente definidos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
2, 3, 4, 1.
3, 2, 1, 4.
1, 4, 2, 3.
3, 1, 4, 2.
Neste contexto, analise as proposições abaixo, relacionando-as ao Projeto Político Pedagógico (PPP) ou ao Plano de Desenvolvimento da Escola(PDE). 1. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) 2. Projeto Político Pedagógico (PPP)
( ) Explicita os fundamentos teóricos metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação escolar.
( ) É uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho: focaliza sua energia, assegura que sua equipe esteja trabalhando para atingir os mesmos objetivos.
( ) Processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade de ensino.
( ) É resultado de investigação e reflexão. Construído com base nas diferenças existentes entre professor, equipe técnico-administrativa e comunidade.
( ) Reflexão sobre a finalidade da escola e explicitação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos envolvidos no processo educativo. .
A sequência CORRETA, de cima para baixo é:
1, 1, 1, 2, 2.
2, 1, 2, 1, 2.
2, 1, 1, 2, 2.
1, 1, 2, 2, 1.
Nesse contexto, é preciso reestruturar a escola regular. São características de uma escola regular inclusiva, EXCETO:
Projeto político pedagógico e oportunidades de acesso à cultura.
Uniformidade no processo avaliativo e currículo flexível.
Estrutura física e organização escolar adaptadas.
Capacitação do professor e diversificação da prática docente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...