Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:
John Dewey.
Jean Piaget.
Sev Vygotsky.
Henri Wallon.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Essa descrição se refere a:
Paulo freire.
Darcy Ribeiro.
Dermeval Saviani.
Anisio Teixeira.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo Senge (2000), é importante que as empresas contemporâneas assumam características de organizações aprendentes que são aquelas onde:
I- Os funcionários são valorizados e buscam expandir continuamente sua capacidade de criar resultados que realmente desejam. II- Valoriza-se a competitividade interna como forma de ampliação da produção. III- Estimulam-se padrões de pensamentos novos e abrangentes. IV- As pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.Todas as afirmações relacionam-se às organizações aprendentes.
Apenas I e IV são corretas.
As afirmações I, II e III são corretas.
Apenas II não é adequada às concepções sobre organização aprendente.
As funções e atribuições do Pedagogo dentro da empresa relacionam-se a cinco campos: atividades pedagógicas, técnicas, sociais, burocráticas e administrativas. Das atividades abaixo relacionadas, qual não se aproxima da atuação do Pedagogo:
Conceber, planejar, desenvolver e administrar atividades relacionadas a processos formativos na empresa.
Determinar funções do organograma da empresa e nomear funcionários capacitados para cada função .
Coordenar a atualização em serviço dos profissionais da empresa.
Assessorar as empresas no que se refere ao entendimento dos assuntos pedagógicos atuais.
Os desafios da sociedade contemporânea suscitaram vários debates sobre os rumos da educação do futuro. Um documento publicado pela UNESCO contribuiu para pensar novas perspectivas para a prática educativa propondo que o processo formativo esteja fundado em quatro pilares. São eles:
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.
Aprender a estudar, aprender a ser, aprender a trabalhar e, aprender a cooperar.
Aprender a trabalhar juntos, aprender a conviver, aprender a organizar, aprender a fazer.
Aprender a aprender, aprender a competir com respeito, aprender a trabalhar juntos, aprender a ser.
A Declaração de Salamanca é um documento internacional que apresenta proposições sobre:
Propostas de educação em Direitos Humanos.
Orientações de Educação para o trabalho coletivo e sustentável.
Propostas para uma Educação inovadora para o século XXI.
Perspectivas para uma educação inclusiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Atualmente, vários sociólogos e filósofos têm discutido os impasses que se apresentam à educação e à prática educativa na sociedade contemporânea. Considerando as transformações tecnológicas e científicas, as mudanças nas relações sociais e de trabalho, um desses sociólogos analisa a sociedade atual e destaca vários aspectos que a caracterizam como sociedade líquida. Estamos falando de:
Karl Marx.
Emile Durkheim.
Zigmunt bauman.
Edgar Morin.
raciocínio lógico
conteúdos procedimentais
conteúdos atitudinais
conteúdos de língua portuguesa
conteúdos conceituais
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
4, 3, 2, 5, 1
1, 3, 2, 5, 4
1, 2, 3, 4, 5
4, 2, 3, 5, 1
4, 3, 2, 1, 5
identificar os problemas de aprendizagem de alguns alunos para homogeneizar o trabalho de sala de aula
compartilhar o plano de trabalho com a turma para que os alunos reconheçam seus progressos e dificuldades em relação ao que está sendo estudado
investigar como os alunos aprendem para sanar as dificuldades específicas de cada um
incentivar a participação de todos no grupo e a capacidade de autoavaliação
avaliar o próprio trabalho para planejar novas situações de ensino e aprendizagem
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...