Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:

  • A.

    John Dewey.

  • B.

    Jean Piaget.

  • C.

    Sev Vygotsky.

  • D.

    Henri Wallon.

Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Essa descrição se refere a:

  • A.

    Paulo freire.

  • B.

    Darcy Ribeiro.

  • C.

    Dermeval Saviani.

  • D.

    Anisio Teixeira.

Segundo Senge (2000), é importante que as empresas contemporâneas assumam características de organizações “aprendentes” que são aquelas onde:

I- Os funcionários são valorizados e buscam expandir continuamente sua capacidade de criar resultados que realmente desejam.

II- Valoriza-se a competitividade interna como forma de ampliação da produção.

III- Estimulam-se padrões de pensamentos novos e abrangentes.

IV- As pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.

  • A.

    Todas as afirmações relacionam-se às organizações aprendentes.

  • B.

    Apenas I e IV são corretas.

  • C.

    As afirmações I, II e III são corretas.

  • D.

    Apenas II não é adequada às concepções sobre organização aprendente.

As funções e atribuições do Pedagogo dentro da empresa relacionam-se a cinco campos: atividades pedagógicas, técnicas, sociais, burocráticas e administrativas. Das atividades abaixo relacionadas, qual não se aproxima da atuação do Pedagogo:

  • A.

    Conceber, planejar, desenvolver e administrar atividades relacionadas a processos formativos na empresa.

  • B.

    Determinar funções do organograma da empresa e nomear funcionários capacitados para cada função .

  • C.

    Coordenar a atualização em serviço dos profissionais da empresa.

  • D.

    Assessorar as empresas no que se refere ao entendimento dos assuntos pedagógicos atuais.

Os desafios da sociedade contemporânea suscitaram vários debates sobre os rumos da educação do futuro. Um documento publicado pela UNESCO contribuiu para pensar novas perspectivas para a prática educativa propondo que o processo formativo esteja fundado em quatro pilares. São eles:

  • A.

    Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.

  • B.

    Aprender a estudar, aprender a ser, aprender a trabalhar e, aprender a cooperar.

  • C.

    Aprender a trabalhar juntos, aprender a conviver, aprender a organizar, aprender a fazer.

  • D.

    Aprender a aprender, aprender a competir com respeito, aprender a trabalhar juntos, aprender a ser.

A Declaração de Salamanca é um documento internacional que apresenta proposições sobre:

  • A.

    Propostas de educação em Direitos Humanos.

  • B.

    Orientações de Educação para o trabalho coletivo e sustentável.

  • C.

    Propostas para uma Educação inovadora para o século XXI.

  • D.

    Perspectivas para uma educação inclusiva.

Atualmente, vários sociólogos e filósofos têm discutido os impasses que se apresentam à educação e à prática educativa na sociedade contemporânea. Considerando as transformações tecnológicas e científicas, as mudanças nas relações sociais e de trabalho, um desses sociólogos analisa a sociedade atual e destaca vários aspectos que a caracterizam como sociedade líquida. Estamos falando de:

  • A.

    Karl Marx.

  • B.

    Emile Durkheim.

  • C.

    Zigmunt bauman.

  • D.

    Edgar Morin.

  • A.

    raciocínio lógico

  • B.

    conteúdos procedimentais

  • C.

    conteúdos atitudinais

  • D.

    conteúdos de língua portuguesa

  • E.

    conteúdos conceituais

  • A.

    4, 3, 2, 5, 1

  • B.

    1, 3, 2, 5, 4

  • C.

    1, 2, 3, 4, 5

  • D.

    4, 2, 3, 5, 1

  • E.

    4, 3, 2, 1, 5

  • A.

    identificar os problemas de aprendizagem de alguns alunos para homogeneizar o trabalho de sala de aula

  • B.

    compartilhar o plano de trabalho com a turma para que os alunos reconheçam seus progressos e dificuldades em relação ao que está sendo estudado

  • C.

    investigar como os alunos aprendem para sanar as dificuldades específicas de cada um

  • D.

    incentivar a participação de todos no grupo e a capacidade de autoavaliação

  • E.

    avaliar o próprio trabalho para planejar novas situações de ensino e aprendizagem

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...