Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
pesquisa participante
pesquisa-ação
pesquisa de campo
estudo de caso
pesquisa ex-post facto
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
é claramente uma pesquisa de abordagem quantitativa, pois envolveu um grande número de participantes
é essencialmente qualitativa uma vez que utilizou-se do depoimentos que revelam a posição subjetiva dos estudantes pesquisados.
valeu-se de procedimentos de coleta e de análise de dados que combinam as abordagens quantitativas e qualitativas, o que é característico de uma abordagem também denominada de quantiqualitativa
é quantitativa e amostral sendo, portanto, representativa do que pensam todos os estudantes das diferentes regiões brasileiras.
é tipicamente experimental, pois as tendências apontadas pelo estudo podem ser, posteriormente, testadas e aplicadas à totalidade das escolas brasileiras.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
De acordo com SEVERINO, (2000) para a elaboração e desenvolvimento de um trabalho científico é preciso ter ideia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Ou seja, exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema abordado de determinada perspectiva. Esta fase de elaboração do trabalho de pesquisa corresponde à:
definição e delimitação do tema de pesquisa
levantamento bibliográfico
leitura e documentação
definição de um plano provisório do trabalho
problematização do tema
o pesquisador precisa definir um plano provisório de trabalho que orientará as leituras e também a pesquisa propriamente dita.
a fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada.
as partes do trabalho, seus capítulos e, no interior deles, os parágrafos devem ter uma sequência lógica rigorosa determinada pela estrutura do discurso.
o estilo do texto será determinado pela natureza do raciocínio específico às várias áreas do saber em que se situa o trabalho.
do ponto de vista da estrutura formal, o trabalho se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Considere o trecho da música abaixo, de Paula Toller.
Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?
O estágio definido por Piaget que pode ser depreendido dos versos acima é o
motor - intuitivo
operatório - concreto
sensório - motor
formal - concreto
questionador - sensório
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre o pensamento de Piaget, considere as afirmações abaixo. I. A teoria cognitiva de Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre em três estágios. II. Piaget afirmava que o conhecimento tem origem na relação entre sujeito e objeto, construindo a abordagem tradicional do ensino, que destaca o papel ativo do professor na transmissão de conhecimento. III. Piaget considerava que o aprendizado depende dos fatores biológicos, por isso os estágios correspondem a diferentes faixas etárias. Está correto o que se afirma somente em
I
I
III
I e II
I e III
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre o comportamentalismo, considere as afirmações abaixo.
I. O conceito de comportamento operante de Skinner prevê a liberdade de operar do aluno na construção do seu conhecimento. II. O comportamentalismo prevê o condicionamento das ações humanas por meio do reforço. III. De acordo com o behavorismo, a aprendizagem se dá com base na relação de estímulo e resposta. Está correto o que se afirma somente emI e II
I e III
II e III
I
II e III
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.
I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente emI e II
I e III
II e III
I
III
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre a história da educação brasileira, considere as afirmações abaixo.
I. A reforma de 1968 imprimiu um caráter democrático ao ensino brasileiro, desde o fundamental até a universidade, fortalecendo os movimentos estudantis. II. Durante a ditadura militar, houve propostas de americanização da cultura e da educação brasileira, expressas no acordo MEC-USAID. III. A Constituição de 1824, no Império, já previa a educação primária gratuita. Está correto o que se afirma somente emI
II
III
I e II
II e III
I
II
III
I e II
I e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...