Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Metodologia Phillips ROI, assinale a alternativa incorreta.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Leia atentamente os fatores a seguir:
I. A satisfação com o trabalho executado.
II. As possibilidades de futuro na organização.
III. O reconhecimento pelos resultados alcançados.
IV. O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.
V. O ambiente psicológico e físico de trabalho.
Quanto aos fatores referentes à Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta.
Uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Sobre os benefícios das dinâmicas de grupo, considere:
I. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes.
II. Promoção da qualidade do ambiente organizacional.
III. Maximização do engajamento, motivação e produtividade.
IV. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo.
V. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Leia as afirmativas a seguir no que se refere à tomada de decisão:
I. Quando existe um processo decisório é inerente que emerjam distorções e estas, consequentemente afetam análises e conclusões.
II. É comum ter uma (re)avaliação de caminhos alternativos de uma ação nos processos decisórios.
III. Nem todo problema será identificado como um problema em um processo decisório.
IV. A decisão que se faz de modo individualizado poderá afetar o final alcançado.
V. A tomada de decisão quase nunca virá como uma reação frente a um problema.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:
I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.
II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.
III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.
IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.
V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.
Estão corretas as afirmativas:
A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A ABS tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema único de Saúde, e o psicólogo é um dos profissionais que, inserido neste contexto, contribui para o atendimento dessa população. Considere as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F) com relação ao trabalho do psicólogo na ABS:
( ) A prática psicológica no contexto da atenção primária à saúde deve ocorrer por meio da transposição do modelo clínico tradicional de atuação profissional. ( ) A atuação do psicólogo precisa ser pensada de forma a abranger os problemas de saúde mental de maior frequência e relevância naquele território. ( ) O psicólogo deve possibilitar escuta ampliada de necessidades e buscar estruturar planos terapêuticos individuais e coletivos atrelados aos diversos níveis de atenção do sistema de saúde. ( ) A territorialização e planejamento local de saúde podem ser realizados pelo psicólogo juntamente com os demais profissionais da saúde da família, para reconhecer o contexto geográfico, ecológico, socioeconômico, entrar em contato com as necessidades e potenciais de saúde da comunidade e estruturar plano de ação.V; V; f; f.
V; V; V; V.
V; f; V; f.
f; f; V; V.
Dentre os enunciados abaixo, quais podem ser relacionados às discussões sobre a atuação dos professores reflexivos:
I- Examinam, esboçam hipóteses e tentam resolver os dilemas envolvidos em suas práticas de aula.
II- São profissionais diferenciados que realizaram pesquisa na graduação e, por isso, têm experiência.
III- Estão atentos ao contexto institucional e cultural no qual trabalham e ensinam.
IV- Tomam parte no desenvolvimento curricular e se envolvem efetivamente para a sua mudança.
V- Assumem a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional.
VI-Procuram trabalhar em grupos, pois é nesse espaço que vão se fortalecer para desenvolver seus trabalhos.
VII-São apenas os professores que desenvolveram pesquisas de mestrado e doutorado.
VIII-São profissionais atentos às questões e impasses que surgem no cotidiano da sala de aula e/ou da escola.
Apenas I, III e V são corretas.
Apenas II e VII não são corretas.
Todas são corretas.
As afirmações I, III, VI e VIII são contraditórias.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo Antoni Zabala, os conteúdos desenvolvidos nos processos de ensino podem ser classificados a partir de características que permitem delinear algumas tipologias e são nomeados como conteúdos:
Teóricos, procedimentais e exercícios.
Científicos, filosóficos, artísticos e culturais.
Conceituais, Práticos e formação ética.
fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.
I-b, II-C, III-A.
I-A, II-C, III-b.
I-C, II-b, III-A.
I-b, II-A, III-C.
As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:
I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.
II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.
III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.
IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.
V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.
VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.
Todas as afirmações são corretas.
Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.
As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.
Apenas III e V são corretas.
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