Questões de Pedagogia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000), pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os estudantes devem fixar suas necessidades de aprendizagem, ou seja, a responsabilidade principal por seu aprendizado é deles próprios.
  • B. Os estudantes devem ser estimulados a participar na determinação de suas necessidades educativas, o que favorece a automotivação, a autoavaliação e a reflexão.
  • C. Os estudantes devem receber o programa de estudos elaborado por uma equipe técnica eficiente em que devem constar o conteúdo e a metodologia para o processo de aprendizagem.
  • D. Os estudantes devem se sentir calmos do ponto de vista psíquico, seguros para se exprimir sem se expor ao julgamento ácido ou ao ridículo. É necessário um ambiente de aprendizagem eficaz.
  • E. Deve-se incitá-los a identificar os recursos necessários para que atinjam os objetivos de aprendizado. Esse princípio estabelece a ligação entre as necessidades, os recursos e os objetivos finais da aprendizagem.

Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional”, é necessário reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos

  • A. na perspectiva da mentalidade dominante, que não abre espaço para a relatividade histórica e também não valoriza a compreensão das condições de produção do conhecimento.
  • B. na busca da gênese e dos desdobramentos dos valores e conhecimentos dos alunos e docentes, como questão fundamental na construção de uma relação pedagógica, autônoma e produtiva.
  • C. na ideia de transformação da realidade ou de elaboração de conhecimentos que adquire um sentido transcendental e que deve ser desconectado do aspecto processual do passado que o contamina.
  • D. numa visão de alteridade, onde identificar nos outros, e em si mesmo, o caráter múltiplo da humanidade significa conformar-se com a situação dos alunos que não conseguem aprender o que lhes é ensinado.
  • E. numa prática educativa que precisa relativizar o peso dos conhecimentos científicos, desqualificando-os, para diminuir a presunção dos cientistas, contra os não escolarizados, os que não têm sucesso na escola.

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

  • A. o docente recebe treinamento centralizado com a finalidade de homogeneizar os projetos pedagógicos e sua execução no interior das instituições.
  • B. a gestão escolar, em seus diversos níveis, for feita por profissionais, também qualificados, para o exercício de suas funções, e responsáveis pelos resultados dos alunos.
  • C. as condições que dão sustentabilidade às práticas docentes estão em boa medida fora do alcance do professor, portanto, precisam de ações de agentes externos à escola.
  • D. a cultura organizacional da instituição for conhecida e trabalhada, pelos gestores do sistema, pela comunidade e, ainda, pela esfera pública responsável pela vida da população.
  • E. amparado por uma política educacional que considere o contexto das instituições e das condições do trabalho docente nelas inseridos, e as condições de vida dos alunos das diferentes comunidades.

Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que

  • A. a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir os conhecimentos universais, considerados patrimônio da humanidade.
  • B. a “pedagogia crítica social dos conteúdos” é a única dentre as pedagogias críticas que estabelece conexão intrínseca entre conhecimento e poder.
  • C. a pedagogia libertadora de Paulo Freire é defensável na medida em que não enfatiza a aquisição do conhecimento, mas os métodos de aquisição.
  • D. uma prática educacional ganha especificidade quando se mistura à política e essa característica garante a possibilidade de luta dos marginalizados.
  • E. a forte intenção crítica da pedagogia crítica social dos conteúdos é suficiente para que sua proposta se afaste, definitivamente, das teorias mais tradicionais do currículo.

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a escola pública universal e gratuita” (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V, V.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. F, V, V, V, F.

Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão”. Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que

  • A. posiciona o desempenho do aluno individualmente nas estatísticas de tendências globais dos sistemas de ensino, garantindo um diagnóstico confiável.
  • B. cria novas maneiras informais de avaliação, liberando todo o fluxo de alunos, no interior da escola, para os anos sucessivos, tornando o ambiente mais agradável para toda a comunidade escolar.
  • C. reduz a ênfase na avaliação formal do aluno em sala, cujos resultados são interpretados como norteadores das ações pedagógicas, que promovam a aprendizagem dos estudantes que conseguem realmente aprender.
  • D. avalia o saber do aluno e proporciona, a partir da interpretação dos resultados, novas construções conceituais, em momentos dialógicos no interior da escola, apoiados por materiais e procedimentos didáticos de qualidade.
  • E. adia a eliminação do aluno com dificuldades de aprender, com dificuldades familiares, porque são sofredores e tristes, sem fortalecer às condições de aprendizagem deste aluno, ao longo dos anos de permanência na escola.

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do currículo em teorias:

1. tradicionais;

2. críticas;

3. pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 3, 2, 1.
  • D. 2, 3, 1.
  • E. 2, 1, 3.

Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá

  • A. seguir os três passos que caracterizam a aferição do conhecimento para elaborar bons instrumentos de avaliação que materializem o projeto pedagógico institucional.
  • B. conhecer o projeto pedagógico escolar, participar do planejamento das metas de aprendizagem escolar e de sua execução para realizar o projeto pedagógico institucional.
  • C. reconhecer a limitação de procedimentos que procedem à verificação da aprendizagem e empenhar-se no planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • D. atribuir à avaliação um sentido que extrapole seus resultados para interferir e aprimorar sua contribuição ao planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • E. compreender a avaliação, além de seu caráter classificatório, como procedimento diagnóstico que permite ajustar encaminhamentos para a consecução do projeto pedagógico institucional.

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. 1º período: entre 1549 e 1759.

2. 2º período: entre 1759 e 1932.

3. 3º período: entre 1932 e 1969.

4. 4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 3, 4, 2, 1.
  • B. 4, 3, 2, 2, 1, 1.
  • C. 3, 1, 2, 3, 4, 3.
  • D. 2, 1, 3, 4, 2, 1.
  • E. 4, 3, 3, 2, 2, 1.

Em “Pedagogia da Autonomia” (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?” ou “o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século” expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

  • A. Inquietar os alunos, instigando sua curiosidade, espírito investigador, criatividade e criticidade.
  • B. Promover interações entre alunos para que juntos se apropriem e construam seu aprendizado.
  • C. Renunciar a autoridade docente, em seu papel diretivo e informativo, em prol da relação com os alunos.
  • D. Conscientizar os alunos, viabilizando o conhecimento da realidade e a possibilidade de sua transformação.
  • E. Valorizar a cultura dos alunos, criando oportunidades de aprendizagem para que produzam conhecimento.
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