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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo Currículo, Diferença Cultural e Diálogo, discorre sobre o multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura tem adquirido crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de culturas (p. 17) e a associação das diferenças culturais às relações de poder (p. 17). O autor propõe responder às condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico (p. 18). Para ele, reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural (p. 25). Tendo em vista ser imperativo, em sala de aula, o esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir dos quais cada grupo elabora seus significados (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo. Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise.
I. Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior.
II. Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos.
III. Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual.
IV. Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de ambiente no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento.
Estão corretas as afirmativas
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.
( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.
( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.
( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.
A sequência está correta em
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar, entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.
I. A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.
II. No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.
III. A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e interpretados da doutrina cristã.
IV. A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.
Estão corretas as afirmativas
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção. Considerando essa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.
I. É um processo democrático de decisões.
II. Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.
III. Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma realidade específica.
IV. É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação possível.
Estão corretas as afirmativas
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
A abordagem do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como organização do trabalho na instituição como um todo está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do PPP, EXCETO:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.
1. Teoria epistemologia genética de Piaget.
2. Teoria construtivista de Bruner.
3. Teoria sociocultural de Vygotsky.
4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.
5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.
( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.
( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.
( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.
( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
A sequência está correta em
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