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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O currículo envolve a seleção de conteúdos ou conhecimentos e há diferentes dimensões do conhecimento. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
um campo de conhecimento é uma comunidade de especialistas e professores que compartilham uma parcela do saber ou um determinado discurso intelectual com a preocupação de realizar contribuições para o mesmo.
uma área de conhecimento é expressão de uma certa capacidade de criação humana, dentro de um determinado território especializado ou em facetas entre vários deles, cuja dinâmica se mantém, seguindo certos princípios metodológicos, mas que também se alimenta de impulsos imaginativos, súbitos e oportunos.
uma disciplina ou campo especializado de conhecimento é um domínio, um território, mais ou menos ilimitado, com fronteiras impermeáveis, com uma certa visão especializada e, em muitos casos, egocêntrica, sobre a realidade.
um âmbito de saber está composto por uma determinada estrutura conceitual, formado por ideias básicas, hipóteses, conceitos, princípios, generalizações aceitas como válidas no momento de seu desenvolvimento.
os campos de saber supõem linguagens e sistemas de símbolos especializados, que criam mundos de significações próprias em diferentes graus, segundo as disciplinas de que tratem, como facilitação consequente de comunicação precisa que estes códigos permitem e com a dificuldade de aproximar o conhecimento aos que não os possuem.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As relações entre currículo formal e dinâmica do ensino em situações formais nos levam a refletir sobre, EXCETO:
A dimensão formal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.
A dimensão percebida que representa o que os professores realizam, partindo do que compreendem e interpretam do formal.
A dimensão vivenciada que representa o que os alunos recebem e aprendem a partir do que foi planejado.
A dimensão observada (operacional), sob a perspectiva daqueles que descrevem o ensino formal como ele acontece, independentemente da perspectiva de professores, alunos e administração.
A dimensão informal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Tendo em vista que o mundo se apresenta atualmente marcado pela necessidade de globalidade, de totalidade e de complexidade, não tendo mais lugar para uma visão pequena ou compartimentalizada de homem e de planeta, assinale a proposta educacional que vem ao encontro destas características do mundo.
Deve ser desenvolvida baseando-se na interdisciplinaridade, focalizando o desenvolvimento da razão.
Necessita assumir uma função mais ampla, comprometida com a formação humana na sua integralidade.
A proposta educacional da escola deve estar voltada para a transmissão dos conteúdos e para a preparação do aluno para o mercado de trabalho.
Deve prever situações didático-pedagógicas que propiciem ao aluno o pensamento sistêmico, tendo em vista que as situações não podem ser entendidas isoladamente.
Deve oportunizar o desenvolvimento do aluno de forma integral, a partir das dimensões social, emocional, racional e espiritual, tendo em vista que estas dimensões, desenvolvidas de forma equilibrada, fazem da aprendizagem algo pessoal e socialmente significativo para o aluno, propiciando-lhe um sentido para a sua vida.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
No que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta.
É preciso construir uma noção de conhecimento mais democrática, inclusiva e vinculada à formação integral do ser humano, superando a tradição cultural que estabelece rupturas entre razão e afetividade, pensamento e sentimento, subjetividade e objetividade.
Construir conhecimento é uma ação que envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano, de ordem biológica, psíquica, social, cultural, afetiva, intelectual, entre outros.
O conhecimento tem de ser relevante, ou seja, revestido de valor cultural e social que tenha sentido e significado para os alunos, abrangendo conteúdos conceituais, procedimentos e habilidades que favoreçam o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências.
O conhecimento deve ser uma busca incessante da emancipação, da libertação e da verdade. Nesse sentido, deve estar comprometido com ideais democráticos, com o bem-estar, com a convivência solidária e a felicidade de todos.
O conhecimento renovador deve desenvolver o pensamento reflexivo, abrangente, complexo, de forma que a compreensão da realidade em que vivemos seja mais global e profunda.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Num projeto de trabalho, segundo Hernandez, alunos e professores têm a responsabilidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações, atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco. Assinale a alternativa correspondente.
Aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco.
Em grande grupo de debate sobre determinado tema e apresentá-lo aos colegas.
Respeitar o conteúdo estabelecido no currículo da escola, não podendo ir além dele.
Respeitar uns aos outros, mas seguir as orientações de professor somente.
Não sair fora do que foi acordado em sala de aula sob pena de alterar o planejamento previamente fixado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Várias razões devem ser consideradas, a fim de entender de forma satisfatória alguma das características básicas dos projetos interdisciplinares. Para Silva (LUDKE, 2006, p. 68-73), esses pontos, entre outros, devem ser considerados pelos professores como características básicas dos projetos, EXCETO:
Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina.
Possibilidade de reunir o que já foi aprendido pelo aluno e o que pode vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento.
Participação ativa e dinâmica dos alunos, desencadeando forças em geral apassivadas no modelo escolar tradicional.
Construção de conhecimento pela investigação própria dos alunos.
Desarticulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes e comportamentos sociais.
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