Questões de Pedagogia da Instituto O Barriga Verde (IOBV)

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No Ensino Fundamental, que tipo de habilidade pode ser associado ao fato de um estudante “utilizar cálculos numéricos para resolver questões apresentadas pela realidade”?

  • A. Organização do trabalho e construção da autonomia.
  • B. Tratamento da informação e uso de diversas formas de expressão.
  • C. Compreensão e valorização dos aspectos neurolinguísticos.
  • D. Tratamento do raciocínio lógico matemático.

Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é “GRANDEZAS E MEDIDAS”, a que descritor podemos relacionar esse tema do Ensino Fundamental?

  • A. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
  • B. Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
  • C. Analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles.
  • D. Combinar formas claras e escuras na construção das imagens.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da “interação com a variedade de formas do código alfabético”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

  • A. Leitura, oralidade e compreensão de textos.
  • B. Apropriação do sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • C. Produção escrita / textual.
  • D. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

Na aprendizagem de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental é comum notar o “surgimento dos problemas de ortografia, pois a criança ainda não se apropriou das regras ortográficas convencionais”. Essa característica pode ser corretamente vinculada a que fase da construção da escrita?

  • A. Nível pré-silábico II.
  • B. Nível silábico.
  • C. Nível silábico-alfabético.
  • D. Nível alfabético.

No processo de alfabetização, alguns estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades. Geralmente “não inferem informações que estão explícitas ou implícitas no texto”. Para reorganizar o ensino diante da dificuldade apresentada, é adequado propor a seguinte atividade:

  • A. Estimular as relações entre título e conteúdo do texto, entre conhecimentos prévios e informações do texto.
  • B. Analisar as sílabas das palavras escritas, visando à compreensão de que as sílabas podem variar quanto à estrutura (cv, vv, cvc, etc.).
  • C. Desenvolver atividades que visem à memorização do alfabeto.
  • D. Sistematizar o uso de cadernos, com ênfase na pauta.

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de compreender os sinais +, - , ÷, ×, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Discalculia.
  • C. Distúrbio de escrita.
  • D. Discalculia verbal.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da promoção de “leitura de textos grandes e pequenos de vários gêneros e suportes”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

  • A. Apropriação do sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • B. Produção escrita / textual.
  • C. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
  • D. Leitura, oralidade e compreensão de textos.

Leia as proposições abaixo:

PROPOSIÇÃO I

O Conselho Escolar é um órgão colegiado responsável pela gestão da escola. E uma das prerrogativas deste órgão é promover a participação dos grupos representativos da escola em diversas atividades contribuindo para a efetivação da participação social da educação.

PROPOSIÇÃO II

Cabe ao Conselho Escolar manifestar-se sobre a proposta curricular da escola.

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

  • A. A Proposição II está correta, pois zelar pela proposta curricular da escola também é uma atribuição do Conselho Escolar.
  • B. A Proposição I está equivocada, pois o órgão colegiado responsável pela gestão da escola é o Caixa Escolar.
  • C. As Proposições I e II são faltas, pois ambas dizem respeito às atribuições do Conselho Municipal de Educação e não do Conselho Escolar.
  • D. Apenas a Proposição II está equivocada em suas considerações.

O “bullying” acontece tanto na infância como na adolescência, resultando em agressões físicas e verbais. E um dos trabalhos do profissional supervisor escolar é garantir que no ambiente escolar tal mazela não encontre espaço. De tal forma, pode-se apontar estratégia de combate ao “bullying” na escola:

  • A. Punir com expulsão ou suspensão temporária de aulas os agressores e vítimas do processo de “bullying”.
  • B. Caracterizar o “bullying” como falta gravíssima no regimento escolar, de forma a punir o agressor com expulsão da escola.
  • C. Coibir conversas e diálogos sobre o “bullying” no ambiente escolar, uma vez que assim ninguém saberá o que é e, não o cometerá.
  • D. Organizar projetos e ações educativas para combater o avanço do “bullying”, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro da sociedade.

No ambiente educativo, quando os alunos têm atitudes preconceituosas ou discriminatórias (como fazer brincadeiras ou usar apelidos que humilhem seus colegas), isso é conversado na sala de aula ou em outro espaço da escola para que não aconteça mais tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Amizade e solidariedade.
  • B. Respeito ao heteronormatividade.
  • C. Combate à discriminação.
  • D. Disciplina.
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