Questões de Pedagogia da Instituto O Barriga Verde (IOBV)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto O Barriga Verde (IOBV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o desenvolvimento motor (psicomotor) de uma criança, em especial a evolução motora da marcha, esperase que a possibilidade motora da mesma, entre 03 meses de idade, seja capaz de:

  • A. Equilibrar-se sobre um pé só, subir e descer escadas com um pé em cada degrau, saltar de formas diversas e fazer piruetas.
  • B. Conseguir erguer a cabeça e mantê-la firme por alguns momentos.
  • C. Caminhar sozinho, sem ajuda.
  • D. Conseguir subir e descer degraus.

Numa instituição escolar, quando os educadores organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas externas quanto internas, tal acontecimento pode sinalizar qualidade da educação infantil, que por sua vez pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social.
  • B. Planejamento, acompanhamento e avaliação.
  • C. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo.
  • D. Condições de trabalho adequadas.

À medida que uma criança “estabelecer relações com objetos, pessoas, fenômenos e elementos da natureza por meio da exploração investigação, pesquisa, questionamento crítico, análise, coleta de informações”, tal referencial nos indica que a mesma apresenta noções e leituras do:

  • A. Mundo da matemática.
  • B. Mundo da linguagem escrita formal.
  • C. Mundo das brincadeiras.
  • D. Mundo natural.

Se ao final do processo educativo empenhado na Educação Infantil, uma criança construir progressivamente, uma identidade autônoma e crítica, pode-se considerar que:

  • A. A criança atingiu uma meta da intenção educativa em relação à alfabetização.
  • B. A criança avançou nos procedimentos lógico-matemáticos.
  • C. A criança atingiu um objetivo da intenção educativa em relação ao cuidado e às relações.
  • D. A criança retrocedeu à fase oral.

Que procedimento didático o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente quando da construção de saberes e conhecimentos no campo “mundo social” da formação humana de uma criança?

  • A. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança a reconhecer-se com corpo, com características e potencialidades que o tornam semelhante e diferente dos outros seres.
  • B. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança a reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal.
  • C. O Professor de Educação Infantil deve registrar junto com as crianças os combinados por meio de desenhos, afixando-os em local visível.
  • D. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles

Um arquivo escolar é primordial para o bom andamento administrativo de uma escola. E acerca de noções gerais sobre arquivo escolar é correto afirmar que:

  • A. As pastas de arquivo suspensos precisam ser revisadas quando os arquivos completarem um ou dois anos, impreterivelmente.
  • B. Um arquivo escolar só é funcional se utilizar pastas organizadoras por turmas ou séries. Com o arquivo por nome de aluno, a tendência é que a secretaria escolar fique sem espaço físico para outras atividades.
  • C. O uso de cores para separar um grande número de categorias de pastas não é recomendado no caso de um arquivo escolar.
  • D. As pastas de arquivo suspensos são geralmente usadas para categorias amplas.

Certamente um Administrador Escolar, em suas ações e propostas escolares, deve levar em consideração as diferentes fases do desenvolvimento humano e suas peculiaridades em relação ao processo educativo. Saberá, pois que a concepção ambientalista confere importância ao ambiente no que se refere ao desenvolvimento humano. Assim sendo, o homem é concebido como:

  • A. Um ser que constrói o seu conhecimento pela sua interação com o meio.
  • B. Um ser que reflete a condição social, econômica e cultural em que vive.
  • C. Um ser que se fundamenta nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior.
  • D. Um ser dinâmico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

Numa escola que pratica gestão democrática:

  • A. A comunidade escolar elege seus dirigentes escolares.
  • B. Os professores só podem dar aulas de forma expositiva.
  • C. Os alunos são dispensados de usarem uniformes escolares.
  • D. Os alunos não constituem grêmio estudantil.

No processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico:

  • A. O Projeto Político-Pedagógico deve explicitar apenas os conteúdos programáticos de todas as séries e etapas que envolvem a formação educacional proposta em uma escola. Não se atendo às dimensões atitudinais, administrativas ou regulamentares de uma escola.
  • B. O Projeto Político-Pedagógico deve servir como parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos de uma escola.
  • C. Os conflitos de ideias que surgem durante os debates devem ser ignorados e os pontos divergentes devem ser pautados apenas a equipe técnica, ou seja, diretor escolar e serviço pedagógico.
  • D. O Projeto Político-Pedagógico deve ser reservado ou guardado em gavetas e em arquivos de computador, uma vez que o mesmo é de utilização exclusiva do corpo técnico da escola.

Na formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, quando caso as reuniões pedagógicas aconteçam, elas ajudam a melhorar a prática pedagógica tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Suficiência da equipe escolar.
  • B. Assiduidade da equipe escolar.
  • C. Formação continuada.
  • D. Estabilidade da equipe escolar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...