Questões de Pedagogia da Instituto O Barriga Verde (IOBV)

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Na estrutura e organização técnico-pedagógica da escola, uma das funções do profissional de Supervisão Escolar é a de coordenar a ação pedagógica de forma a garantir o cumprimento da Proposta Político-Pedagógica. Nesse sentido:

  • A. Na ausência de um professor, o profissional de Supervisão Escolar deve agir como substituto deste profissional. Isso porque o seu cargo é maior que o dos docentes e possui habilitação plena em todas as disciplinas constantes no Ensino Fundamental e Médio.
  • B. O profissional de Supervisão Escolar deve monitorar as ações docentes com vistas à punição daqueles que não atingiram as metas estabelecidas no Projeto Político- Pedagógico – PPP.
  • C. O profissional de Supervisão Escolar é incumbido da gestão escolar, desde as funções fiscais, administrativas, gerenciais e pedagógicas de uma unidade escolar.
  • D. O profissional de Supervisão Escolar deve assessorar individual e coletivamente o corpo docente no trabalho pedagógico interdisciplinar.

Seria interessante que toda escola colocasse em prática o seu Projeto Político-Pedagógico - PPP. Isso porque, de um Projeto Político-Pedagógico – PPP diz-se que:

  • A. Ele regulamenta os contratos administrativos dos docentes que atuam na escola.
  • B. Ele define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
  • C. Ele formaliza, institui e dá celeridade às ações do caixa escolar de uma escola junto ao Fundo Nacional de Educação.
  • D. Ele tem força legal de institucionalizar os necessários tempos pedagógicos fora da sala de aula para os docentes organizarem e planejarem suas ações educativas.

O conjunto de normas que regem as relações intra e extraescolares pode ser expresso:

  • A. No diário escolar.
  • B. No caixa escolar.
  • C. No plano de aula.
  • D. No regimento escolar.

O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e evasão escolar como normais evidencia que:

  • A. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são conservadoras.
  • B. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são inclusivas.
  • C. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • D. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo promovem a oportunidade de sucesso escolar aos seus alunos.

No processo avaliativo é importante levar em conta que:

  • A. A uniformidade de um instrumento avaliativo é soberana frente às particularidades dos alunos.
  • B. s diferenças individuais dos alunos, respeitando os ritmos e as características de cada um.
  • C. Os processos avaliativos são desnecessários ao processo de ensino-aprendizagem.
  • D. Alunos com melhor desempenho escolar não carecem de avaliações.

Na Educação Infantil, quando uma criança percebe diversos gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas, tramas e formas de organização significa que ela:

  • A. Construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • B. Atingiu um objetivo definido pela Prova Brasil.
  • C. Estabeleceu conexões acerca da linguagem oral e a matemática.
  • D. Avançou nos elementos dramáticos e materiais da Educação Infantil.

Que procedimento um Professor de Educação Infantil deve adotar frente à interação e trocas de saberes e conhecimentos de seus alunos quando o mesmo tem o “brincar e as brincadeiras” como eixo norteador de sua prática educativa?

  • A. Intervir sistematicamente nas brincadeiras das crianças, esclarecendo como se deve manusear os brinquedos e como se deve portar diante os desafios da brincadeira, de modo que restrinja a autonomia das crianças.
  • B. Não atuar frente ao movimento e desejo das crianças de brincar. Permanecer em postura que deixe as crianças totalmente livres e isentas de qualquer manifestação por parte do professor, seja de ordem atitudinal ou procedimental.
  • C. Disponibilizar objetos, brinquedos e materiais diversos (estruturados ou não estruturados), com desafios diferentes.
  • D. Proporcionar jogos que estimulem e construam altas habilidades, tendo o cuidado, inclusive, de sempre levar jogos acima da idade recomendada.

Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à criança que vivência?

  • A. Reconhecer a função das partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos).
  • B. Brincar com sua própria imagem de maneiras diversificadas: reflexo no espelho, através da sombra, de fotos e de filmes.
  • C. Compreender os valores proporcionados pela adição de preto e branco
  • D. Identificar os pontos de vista em maquete e em documento gráfico

Inventar histórias e compreender as regras de jogos simples são indicativos do desenvolvimento da linguagem na infância que ocorrem na seguinte faixa etária:

  • A. Entre um a três meses.
  • B. Entre quatro a seis meses.
  • C. Entre sete a onze meses.
  • D. Quatro anos.

O Professor de Educação Infantil que estimula seu aluno a ampliar seu vocabulário e avançar progressivamente em relação ao pensamento conceitual, possibilitando uma compreensão, cada vez maior, de si e do mundo em que vive possibilita desenvolvimento da criança em relação:

  • A. À linguagem oral.
  • B. Aos saberes da língua estrangeira moderna.
  • C. À linguagem plástica.
  • D. Aos saberes da matemática.
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