Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Ao interrogar sobre qual, de fato, deve ser o papel da supervisão, Celso Vasconcellos se reporta à análise que supervisores fazem de seu trabalho cotidiano, afirmando estes que a sensação que têm, com frequência, é a de que são bombeiros a apagar os diferentes focos de incêndio na escola, e ao final do dia vem o amargo sabor de que nada foi feito.
A expressão desse sentimento comprova que:
1. A prática da supervisão, na sua origem, reforça a dimensão técnico-burocrática indispensável à manutenção da ordem vigente.
2. Muitos dos problemas vivenciados pelos hoje denominados coordenadores pedagógicos têm sua explicação na função de controle que deu origem à supervisão educacional.
3. A atuação da coordenação pedagógica, denominação hoje atribuída à supervisão, envolve o trato de questões pedagógicas como: currículo, conhecimento, aprendizagem, avaliação, prática pedagógica.
4. A atuação da supervisão educacional, desde sua criação, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino ao assumir como foco de ação o acompanhamento pedagógico dos professores e do projeto educativo da escola.
5. A função do supervisor/coordenador pedagógico visa garantir a divisão social do trabalho no interior da escola.
Estão corretas:
1, 2, 4 e 5, apenas.
1, 2, 3, 4, apenas.
1, 3, 4, 5, apenas.
1, 2, 3, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Analise as afirmações abaixo:
1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), associada à Emenda Constitucional 14 conferem uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que o mesmo é Educação Básica, assegurando ao Ensino Médio estatuto de direito a todo cidadão.
2. Um novo currículo para o Ensino Médio implica, necessariamente, incorporar as mudanças estruturais que decorrem da revolução técnico-científica, alterando o modo de organização do trabalho e as relações sociais que passam a ser de colaboração e de articulação entre classes.
3. O currículo do Ensino Médio deve buscar desenvolver: a formação geral, o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de simples exercício de memorização.
Está(ão) correta(s)
1, 2 e 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
1, apenas
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:
1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.
2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.
3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.
Está(ão) correta(s)
1, 2 e 3.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
2, apenas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O que confere a um Livro Didático a sua qualidade pedagógica não é só a sua forma própria de organização interna, mas também o modo de utilizá-lo. Diante disso é incorreta a afirmativa:
O conhecimento das necessidades que determinam o seu uso, de acordo com a proposta de ensino do professor e o Projeto Político-Pedagógico da escola.
A capacidade por parte dos professores de entender os limites do Livro Didático e ir além deles.
O aproveitamento das oportunidades que o Livro Didático oferece de acesso ao mundo da escrita e à cultura letrada.
A adoção de posturas didáticas que estimulem a leitura de outros livros, alimentando e orientando a curiosidade dos alunos.
Admitir que o bom uso de um Livro Didático não depende de uma articulação adequada com outros tipos de recursos e materiais didáticos, uma vez que ele é capaz de mobilizar e subsidiar o processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O MEC, através de sua política do livro didático para o Ensino Médio, explicita os impactos e transformações que espera ver alcançados com sua implementação, destacando:
1. A homogeneização no trato dos conteúdos contidos nos livros didáticos, com a finalidade de garantir uma unidade nacional como condição à elevação dos índices de qualidade da educação brasileira.
2. O compromisso com a universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio.
3. A consolidação da identidade dessa etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos, a oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos.
4. O reconhecimento e a priorização da interlocução com as culturas juvenis.
5. A superação das desigualdades regionais mediante o trato de conteúdos indispensáveis à formação dos alunos.
Estão corretas apenas
1, 3 e 5.
1, 2 e 3.
2, 3 e 4.
2, 4 e 5.
2, 3 e 5.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A política de distribuição de livros didáticos pelo FNDE aos alunos do ensino médio pode ser entendida como:
1. Possibilidade de auxiliar o professor no processo de formação cidadã, que prevê a organização curricular na perspectiva do trabalho, da ciência e da cultura.
2. Um recurso a mais para alunos e professores, uma vez que se vive em um tempo em que a oferta de recursos destinados à disseminação do conhecimento é cada vez maior no espaço das escolas públicas brasileiras.
3. Visa permitir uma aproximação o mais efetiva possível entre os conteúdos abordados nos livros didáticos e o projeto político-pedagógico da escola.
4. Tem por objetivo superar as especificidades do aluno do Ensino Médio no que se refere às mudanças físicas e psíquicas e às expectativas diante dos desafios que se apresentam nessa fase da vida, sobretudo quanto ao exercício profissional.
Estão corretas apenas
1 e 2.
1 e 3.
2 e 4.
1 e 4.
2 e 3.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão encarregado pela sua execução. A respeito desse Programa é incorreto dizer que ele:
visa à distribuição de livros didáticos para alunos da Educação Básica das escolas públicas.
possui uma dimensão política que está assentada, implicitamente, em concepções e princípios democráticos, uma vez que através do PNLD todos os alunos de escolas públicas têm o direito ao acesso do livro didático.
beneficia os alunos que estão, em sua maioria, matriculados tanto em escolas públicas, como em escolas particulares.
tem em vista atender uma demanda de caráter obrigatório que está explicitada no artigo 208 da Constituição Federal, que reza o atendimento ao aluno no Ensino Fundamental através de Programas suplementares de material didáticos, transporte, alimentação e assistência à saúde.
constitui uma estratégia de apoio à política educacional implementada pelo Estado brasileiro na perspectiva de suprir uma demanda de caráter obrigatório.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Zabala, preocupado em analisar a prática educativa, propõe um modelo de interpretação que se contrapõe ao tradicional modelo em que o professor é visto como aplicador de fórmulas pré-estabelecidas, herdadas da tradição. Nessa análise Zabala:
1. propõe a adoção de uma perspectiva processual que inclui planejamento, aplicação e avaliação, tendo em vista assegurar um sentido integral às variáveis metodológicas que caracterizam as unidades de intervenção pedagógica.
2. valoriza a adoção de práticas docentes que vêm sendo utilizadas pelos professores ao longo dos tempos, tendo em vista garantir a sua segurança no ato de ensinar.
3. considera os condicionantes do contexto educativo, a exemplo das pressões sociais, da trajetória histórica dos educadores e das mudanças científico-tecnológicas que configuram os tempos presentes.
Está(ão) correta(s)
2 e 3, apenas
1, 2 e 3.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Celso Antunes, 2010, ao refletir sobre desenvolvimento e competência na sala de aula, argumenta que não mais basta acumular conhecimentos, é essencial estar à altura de aproveitar e explorar pela vida inteira todas as possibilidades do aprendizado, da atualização e do enriquecimento. Nesse sentido é necessário que o professor:
1. trabalhe as informações de forma diferente, atribuindolhes um significado de forma contextualizada.
2. estimule e desenvolva inteligências e competências, deixando de ensinar conteúdos.
3. ensine ao aluno a dialogar, a negociar, a converter problemas em oportunidades de aprendizagens.
Está(ão) correta(s)
3, apenas.
1, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Revisitando a função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem, Zabala ressalta que:
1. a finalidade da escola é garantir a formação integral do aluno, tecendo críticas à ênfase conferida à dimensão cognitiva e advogando a valorização das experiências vividas pelos alunos.
2. se deve ampliar os significados dos conteúdos da aprendizagem, promovendo-se o deslocamento do debate pedagógico da questão do que ensinar para a indagação sobre o por que ensinar.
3. os conteúdos a serem propostos pelos professores devem envolver todas as dimensões da pessoa humana, materializadas nas seguintes tipologias de aprendizagem: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.
Está(ão) correta(s)
2 e 3, apenas
1, 2 e 3.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
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