Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:

1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.

2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.

3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, apenas.

  • D.

    1 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo se impõe como contribuição à revisão das práticas educativas, tendo em vista que podem repercutir não apenas na elaboração de novos materiais didáticos, mas em novas concepções de ensinoaprendizagem.

A respeito dessas novas tecnologias, considere as afirmações abaixo:

1. Os meios por si sós não são capazes de trazer contribuições se usados sem a reflexão humana, isto é, adequando-se às necessidades de um determinado projeto político-pedagógico.

2. A introdução de novas tecnologias não garante novas práticas pedagógicas, pois “podemos apenas vestir o velho com roupa nova”.

3. Os livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na internet podem ser exemplos de tecnologias usadas apenas como instrumento.

4. A utilização de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas educativas se baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 4, apenas.

  • B.

    1, 3 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    2 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:

1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.

2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.

3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.

4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.

5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.

Estão corretas:

  • A.

    apenas 2, 3, 4, e 5.

  • B.

    1, 2, 3, 4 e 5

  • C.

    apenas 1, 3, 4, e 5.

  • D.

    apenas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    apenas 3 e 5.

Em algumas escolas de metodologia o professor é visto como um controlador das atividades em sala de aula ou um condutor de "drills". Os métodos/abordagens em que o professor exerce alguns desses papéis são os seguintes:

  • A.

    Audio-Lingual Method; Total Physical Response.

  • B.

    Communicative Approach; Multiple Intelligences.

  • C.

    Silent Way, Collaborative Learning.

  • D.

    Grammar-Translation; Silent Way.

  • E.

    Desuggestopedia; Community Language Learning.

O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:

  • A.

    um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.

  • B.

    um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia

  • C.

    um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.

  • D.

    um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.

  • E.

    um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.

A abordagem comunicativa considera o professor como um

  • A.

    facilitador do conhecimento

  • B.

    modelo ideal de aprendizagem

  • C.

    lingüista

  • D.

    controlador de tarefas.

  • E.

    elaborador de "drills".

Em relação aos princípios orientadores do ensino no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

  • B.

    Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais.

  • C.

    Coexistência de instituições públicas e privadas.

  • D.

    Transferência para candidatos procedentes de outras escolas.

  • E.

    Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Qual o papel do aluno na Abordagem Comunicativa?

  • A.

    imitador

  • B.

    ser social e político.

  • C.

    comunicador

  • D.

    colega de sala de aula

  • E.

    repetidor de "drills"

Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:

  • A.

    pelo Conselho Nacional de Educação.

  • B.

    pelos estabelecimentos de ensino

  • C.

    pelo Ministério da Educação.

  • D.

    por cada sistema de ensino.

  • E.

    pelos conselhos escolares

A música ambiental é usada durante a leitura de um texto, feita pelo (a) professor (a), como parte integrante e indispensável de uma técnica de aprendizagem típica de qual ou quais dos métodos abaixo relacionados?

1. Silent Way

2. Audio-Lingual

3. Total Physical Response

4. Desuggestopedia

5. Grammar Translation

Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas 2 e 5

  • B.

    apenas 4

  • C.

    apenas 1

  • D.

    apenas 3 e 4

  • E.

    apenas 1 e 3

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...