Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:
1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.
2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.
3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.
Está(ão) correta(s)
2 e 3, apenas.
2, apenas.
1, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo se impõe como contribuição à revisão das práticas educativas, tendo em vista que podem repercutir não apenas na elaboração de novos materiais didáticos, mas em novas concepções de ensinoaprendizagem.
A respeito dessas novas tecnologias, considere as afirmações abaixo:
1. Os meios por si sós não são capazes de trazer contribuições se usados sem a reflexão humana, isto é, adequando-se às necessidades de um determinado projeto político-pedagógico.
2. A introdução de novas tecnologias não garante novas práticas pedagógicas, pois podemos apenas vestir o velho com roupa nova.
3. Os livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na internet podem ser exemplos de tecnologias usadas apenas como instrumento.
4. A utilização de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas educativas se baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem.
Estão corretas:
1, 2 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:
1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.
2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.
3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.
4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.
5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4, e 5.
1, 2, 3, 4 e 5
apenas 1, 3, 4, e 5.
apenas 1, 2, 4 e 5.
apenas 3 e 5.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em algumas escolas de metodologia o professor é visto como um controlador das atividades em sala de aula ou um condutor de "drills". Os métodos/abordagens em que o professor exerce alguns desses papéis são os seguintes:
Audio-Lingual Method; Total Physical Response.
Communicative Approach; Multiple Intelligences.
Silent Way, Collaborative Learning.
Grammar-Translation; Silent Way.
Desuggestopedia; Community Language Learning.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.
um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia
um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.
um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.
um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem comunicativa considera o professor como um
facilitador do conhecimento
modelo ideal de aprendizagem
lingüista
controlador de tarefas.
elaborador de "drills".
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos princípios orientadores do ensino no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais.
Coexistência de instituições públicas e privadas.
Transferência para candidatos procedentes de outras escolas.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual o papel do aluno na Abordagem Comunicativa?
imitador
ser social e político.
comunicador
colega de sala de aula
repetidor de "drills"
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:
pelo Conselho Nacional de Educação.
pelos estabelecimentos de ensino
pelo Ministério da Educação.
por cada sistema de ensino.
pelos conselhos escolares
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A música ambiental é usada durante a leitura de um texto, feita pelo (a) professor (a), como parte integrante e indispensável de uma técnica de aprendizagem típica de qual ou quais dos métodos abaixo relacionados?
1. Silent Way
2. Audio-Lingual
3. Total Physical Response
4. Desuggestopedia
5. Grammar Translation
Está(ão) correta(s):
apenas 2 e 5
apenas 4
apenas 1
apenas 3 e 4
apenas 1 e 3
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...