Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Especialistas no estudo do Livro Didático, a exemplo de Gérard e Roegiers, pedagogos belgas, lembram que um Livro Didático, seja qual for sua área específica, deve preencher várias funções simultâneas, tanto do ponto de vista do aluno quanto do professor. No que diz respeito ao aluno, um bom Livro Didático deve desempenhar, entre outras, as seguintes funções:

1. Transmissão de conhecimentos, a mais direta e conhecida das funções de um Livro Didático, sem dúvida essencial, mas muitas vezes valorizada em excesso, em detrimento de outras, fundamentais para o desenvolvimento intelectual do aprendiz.

2. Desenvolvimento de capacidades e competências, função essencial para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento progressivo da autonomia nos estudos.

3. Avaliação dos conhecimentos especificamente teóricos adquiridos, por meio da qual o Livro Didático pode contribuir tanto para a localização das eventuais dificuldades de aprendizagem relativas às teorias e conceitos trabalhados, quanto para a sua superação.

4. Obra de referência quer nos momentos de estudo individual em casa, quer na solução de dúvidas pontuais, não se prestando ao trabalho coletivo dos alunos.

5. Consolidação de conhecimentos práticos e teóricos adquiridos, fator de grande relevância para que o aluno incorpore o aprendido aos contextos particulares e ao seu cotidiano.

Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 5.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3, 4 e 5.

  • D.

    2 e 4.

  • E.

    2, 3 e 4.

Seja qual for a área de ensino, um Livro Didático não pode desconhecer as conquistas propiciadas pelas teorias da aprendizagem, especialmente a partir das grandes sínteses produzidas na década de 1980. Para que a seleção do Livro Didático seja compatível com as novas concepções de ensino e aprendizagem é preciso:

1. Identificar se a seleção de conteúdos se acha compatível com os interesses, necessidades e realidade dos alunos e com a proposta pedagógica da escola.

2. Admitir que a seqüência com que são apresentados os conteúdos não necessariamente obedeça à progressão do processo de aprendizagem do aluno, devendo prevalecer o grau de motivação que possa gerar no mesmo.

3. Detectar se o conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o aluno e está compatível com o currículo.

4. Saber se as atividades propostas são interessantes, mesmo contendo explicações inacessíveis ao aluno, cabendo ao professor a tarefa de elucidá-las.

5. Observar se a linguagem utilizada é clara e precisa, de acordo com o nível de compreensão dos alunos.

Estão corretas apenas:

  • A.

    2, 3 e 4.

  • B.

    1, 3 e 5.

  • C.

    2, 4 e 5.

  • D.

    1, 3 e 4.

  • E.

    3, 4 e 5.

Quanto às principais características das novas tecnologias da informação e da comunicação presentes na elaboração de materiais didáticos e projetos fundamentados na abordagem construtivista, a alternativa incorreta é

  • A.

    Possibilitam a interatividade.

  • B.

    O computador pode simular aspectos da realidade.

  • C.

    As novas tecnologias de comunicação, acopladas com a informática, viabilizam a interação a distância.

  • D.

    A possibilidade de armazenamento e informações organizadas representadas de várias formas: textos, vídeos, gráficos, animações e áudios.

  • E.

    A manipulação dos materiais a cada passo pelo professor.

O uso e produção de recursos didáticos com recurso a novas tecnologias requer que o educador tenha domínio de alguns programas e dentre eles o Microsoft PowerPoint

Acerca do programa Microsoft PowerPoint 2010, analise as seguintes afirmativas:

1. Podemos adicionar anotações aos slides, quando visualizados no modo de apresentação de slides.

2. A sequência de apresentação de slides segue, obrigatoriamente, a sequência de criação dos mesmos.

3. O alinhamento justificado não está disponível para os textos contidos nos slides.

Está(ão) incorreta(s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    1 e 2, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    2 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

Os materiais didáticos são entendidos como:

  • A.

    Elementos do processo ensino-aprendizagem e que inclui além das instalações escolares, materiais didáticopedagógicos, recursos tecnológicos e outros meios auxiliares ao ensino.

  • B.

    Meios que permitem avançar nas formulações teóricometodológicas com vistas à busca da qualidade do processo de ensino aprendizagem.

  • C.

    Elementos imprescindíveis ao processo ensinoaprendizagem sem os quais não se avança na explicitação do currículo, na concepção de saberes e aprendizagens e, portanto na melhoria da qualidade do ensino.

  • D.

    Elemento da cultura escolar depositário de valores, saberes, visões de mundo.

  • E.

    Elementos facilitadores para a apreensão de conceitos.

Tomando por base os novos materiais didáticos engendrados a partir do advento da sociedade da informação, considere as afirmações abaixo:

1. O professor deixa de ser o repassador do conhecimento para ser o criador de ambientes de aprendizagem e facilitador do processo pelo qual o aluno adquire conhecimento.

2. Tentando redefinir o papel do professor (cuja função básica não é mais dar aula, pois isso pode ser feito através da televisão ou do microcomputador), apresenta-o como o orientador do processo reconstrutivo do aluno, através da avaliação permanente, do suporte em termos de materiais a serem trabalhados, da motivação constante e da organização sistemática do processo.

 3. O ensino com as novas mídias deveria questionar as relações convencionais entre professores e alunos. Para isso, o perfil desse novo professor é ser aberto, humano, valorizar a busca, o estímulo, o apoio e ser capaz de estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1, 2, 3.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    2 e 3, apenas.

  • E.

    3, apenas.

Ao se referir à observação formativa Perrenoud afirma que ela:

1. permite orientar e otimizar as aprendizagens em curso sem a preocupação de classificar, certificar, selecionar.

2. é sinônimo de avaliação formativa associada à medida, às classificações e aos boletins escolares.

3. pode ser instrumentada ou intuitiva, aprofundada ou superficial, quantitativa ou qualitativa, longa ou curta, pontual ou sistemática.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2, apenas

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    1, apenas

  • E.

    1 e 3, apenas.

De acordo com Carraher (1992), a contribuição da informática é (apenas) de ordem tecnológica e não conceitual, o que significa que ela não oferece subsídio para a elaboração de novas ideias acerca dos processos de aprendizagem e ensino.

Assim, a concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.

Analise as afirmativas abaixo

1. O construtivismo tem sido ultimamente a abordagem teórica mais utilizada para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados, porque vê o indivíduo como sujeito ativo de seu próprio conhecimento e, assim, desloca o foco do processo de ensino para o de aprendizagem.

2. Inspirados nos pressupostos da abordagem construtivista os materiais didáticos, que incorporam novas tecnologias, têm como característica passar para o estudante o controle de sua aprendizagem.

3. O construtivismo inspira a criação de ambientes de aprendizagem que permitam e dêem suporte ao envolvimento ativo do aluno na realização de uma tarefa.

4. Os ambientes de aprendizagem oferecem ferramentas e meios para criação e manipulação ao invés de apresentarem conceitos prontos.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    1 e 2, apenas

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    2 e 3, apenas.

  • E.

    2, 3 e 4, apenas.

Diz Jussara Luch ”que uma escola que pretenda o desenvolvimento e a formação do sujeito, atenta a esses pressupostos, vê-se constantemente na busca da superação da coisificação da avaliação historicamente implantada na nossa educação”. Para a autora, torna-se necessário:

1. Reforçar a prática da atribuição de notas ou médias, em períodos estanques e pré-determinados, classificando e selecionando os alunos, como estratégia de afirmação de uma perspectiva emancipatória de avaliar.

2. Colocar em prática o caráter ético da avaliação, não a restringido ao ato de dar notas, fazer médias, reprovar ou aprovar os alunos.

3. Avaliar, numa nova ética, que se dá de forma participativa, no sentido da construção, da conscientização, da busca da autocrítica e do autoconhecimento.

4. Reconhecer que o ato de avaliar não se constitui lugar de encontros e de desencontros, de divergências de entendimentos, pois isto negaria a prática de uma avaliação dialógica.

5. Compreender a avaliação como um espaço cotidiano rico de possibilidades de ação-reflexão-ação, em constante interação, num contínuo processo de criação e recriação dos sujeitos envolvidos no processo.

Estão corretas apenas

  • A.

    2, 3, 4.

  • B.

    2, 3, 5.

  • C.

    2, 4, 5.

  • D.

    1, 2, 5.

  • E.

    3, 4, 5.

A produção de material didático nos marcos da sociedade tecnológica deve ser cuidadosamente pensada, pois, sendo a informática uma ferramenta que funciona segundo uma linguagem binária, ela se ajusta muito mais facilmente a pressupostos comportamentalistas do tipo “sim/não”, “certo/errado”, “seguir/voltar” do que a padrões de interação criativos os que explorem o raciocínio e a criatividade do estudante.

Diante disso pode se afirmar que:

  • A.

    a produção de material didático a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação é imprescindível e indispensável uma vez que seu modus operandi se adapta a qualquer concepção política de educação pois é uma ferramenta neutra.

  • B.

    projetos de informática educativa, por exemplo, laboratórios de informática são instalados, mas o trabalho com o aluno é desenvolvido de forma desarticulada do projeto pedagógico da escola, pois a maioria dos professores não está habilitada para trabalhar com tecnologias da informática.

  • C.

    é importante que a escola perceba que o valor instrumental dos materiais didáticos produzidos a partir da informática não está nos próprios meios, mas na maneira como se integram na atividade didática, em como eles se inserem no desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola.

  • D.

    projetos de inovação tecnológica na educação devem gerar propostas comprometidas com as finalidades educativas, assumindo como essencial o sentido transformador da prática pedagógica.

  • E.

    o trabalho do professor é fundamental nos projetos de inovações tecnológicas, pois a qualidade educativa destes meios de ensino depende, mais do que de suas características técnicas, do uso ou exploração didática que realiza o docente e do contexto em que se desenvolve.

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