Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em que método de ensino o professor, assim como os alunos com mais conhecimentos, têm o papel de mediador na sala de aula?

  • A.

    Silent Way.

  • B.

    Community Language Learning.

  • C.

    Total Physical Response

  • D.

    Desuggestopedia

  • E.

    Cooperative Learning.

Se um aluno não conseguir desempenhar uma tarefa a contento devido a problemas de compreensão, ele precisará reler os segmentos problemáticos e prestar mais atenção à estrutura e ao conteúdo presentes no texto. O aluno, por exemplo, poderá ser convidado a

1. fazer uma relação, em ordem alfabética, de todas as palavras desconhecidas e buscar o significado fora do contexto.

2. identificar os marcadores discursivos (however, but, then, etc).

3. examinar as redes lexicais que conectam os segmentos do texto.

4. verificar ao uso dos elementos sintáticos.

5. identificar o tema ou assunto

Estão corretas:

  • A.

    apenas 2, 3, 4 e 5.

  • B.

    apenas 1, 2, 4 e 5.

  • C.

    apenas 1, 2, 3 e 4.

  • D.

    apenas 1, 3, 4 e 5.

  • E.

    apenas 3, 4, e 5.

Para promover um ensino-aprendizagem por competências, o professor deverá:

1. manter uma postura reflexiva.

2. evidenciar a capacidade de conceber, de observar e de regular situações de aprendizagem

3. apresentar a possibilidade de aprender com os outros, com os alunos, com a experiência.

4. trabalhar por problemas e por projetos.

5. propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.

Estão corretas:

  • A.

    apenas 2, 3, 4, e 5.

  • B.

    apenas 1, 3, 4, e 5.

  • C.

    apenas 3, 4 e 5.

  • D.

    1, 2, 3, 4 e 5.

  • E.

    apenas 1, 2, 3, e 5

A crença de que erros devem ser evitados e corrigidos imediatamente pelo professor, para que os alunos não os internalizem , faz parte dos princípios de que método(s)?

1.Silent Way

2.Audio-Lingual

3.Total Physical Response

4.Desuggestopedia

5.Cooperative Learning

Está(ão) correta(s):

 

  • A.

    apenas 2 e 5

  • B.

    apenas 4

  • C.

    apenas 3 e 4

  • D.

    apenas 2

  • E.

    apenas 1 e 3

Sobre o papel do professor na instituição escolar, é correto afirmar:

  • A.

    Ele está situado numa das bases do triângulo pedagógico, que envolve ainda o saber e o aluno, sendo que o professor não pode negociar o saber, que é universal e a-temporal.

  • B.

    Não é apenas um papel pedagógico, mas também político, na definição de objetivos sociais da educação (cidadania) e na formação da consciência moral.

  • C.

    Esse papel será cada vez mais irrelevante em função das metodologias e técnicas envolvendo as chamadas "máquinas de ensinar".

  • D.

    Segundo Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia), o professor é, sobretudo um "diretor de consciência", que deve conduzir o aluno a aceitar as regras da sociedade instituída.

  • E.

    O professor –e, sobretudo a professora- é um prolongamento afetivo da mãe e tem por obrigação de ofício, amar seus educandos como filhos, daí o carinhoso apelido de "tio" ou "tia".

Sobre o Plano de Ensino numa perspectiva democrática é incorreto afirmar:

  • A.

    Tem como função orientar a prática, partindo da exigência da própria prática, por isso é um documento: presumível, rigoroso e metódico

  • B.

    É um roteiro organizado em unidades didáticas para um ano ou um semestre, respeitando-se seu caráter de flexibilidade.

  • C.

    Deve ser concebido como um instrumento orientador do trabalho docente

  • D.

    É um documento elaborado pelo docente contendo sua proposta de trabalho, numa área, ou disciplina específica.

  • E.

    Um bom plano não transforma, em si, a realidade da sala de aula, pois esta depende da competência – compromisso do docente

As se conceber o conceito de Planejamento de Ensino, "como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino" (Fusari) não podemos aceitar que o planejamento seja..

  • A.

    ... mais uma atividade burocrática em que o professor preenche um formulário previamente padronizado, onde é expresso seus "objetivos gerais", "específicos", "conteúdos", "estratégias", avaliação e entrega a secretária no inícios do período letivo, para ser arquivado.

  • B.

    ... o processo de pensar de forma "radical", "rigorosa" e de "conjunto", os problemas da educação escolar, no processo de ensino – aprendizagem.

  • C.

    ... uma atividade consciente de previsão de opções político – pedagógicas, tendo como referências situações didáticas concretas.

  • D.

    ... uma atuação concreta dos educadores no seu fazer pedagógico envolvendo a interação entre os educadores e educandos.

  • E.

    ... uma atitude crítica do educador diante do seu trabalho docente.

Diante do atual contexto educacional brasileiro, a Educação Física é um componente curricular da educação básica que deve ter como função:

  • A.

    o desenvolvimento das aptidões atléticas pelas práticas esportivas

  • B.

    a formação de homens robustos pelo aprimoramento das aptidões físicas.

  • C.

    a apropriação crítica dos conhecimentos de diferentes práticas corporais.

  • D.

    a manutenção e recuperação da saúde pelos exercícios.

  • E.

    a compreensão crítico-social dos conteúdos esportivos.

Assinale a alternativa que indica corretamente dois dos segmentos em que é obrigatória a presença da Educação Física como componente curricular da educação básica.

  • A.

    Infantil e médio.

  • B.

    Fundamental e superior.

  • C.

    Fundamental e científico.

  • D.

    Médio e superior

  • E.

    Infantil e científico

A respeito da relação professor-aluno (ou educador-educando), Paulo Freire afirmava:

  • A.

    que nossa educação ainda era "bancária", por causa das filas imensas que os pais enfrentam para matricular seus filhos na escola pública.

  • B.

    que a verdadeira educação libertadora é aquela que, à semelhança da "bancária", proporciona "saldo cultural" e "juros intelectuais" aos educandos.

  • C.

    que a educação libertadora é "dialogal", visando a transição da "consciência ingênua" para a "consciência crítica"

  • D.

    que o universo vocabular do oprimido é pobre do ponto de vista semântico, sintático e gramatical, daí sua incapacidade de "dizer a sua palavra".

  • E.

    que uma educação verdadeiramente revolucionária tem que ser autoritária no início, e só depois de instaurada a revolução ela pode ser dialogal e democrática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...