Questões de Pedagogia da Prosperity

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Quando falamos em função social da escola, implica entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Perrenoud (2000, p.25) afirma que “organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem”. Diante da citação leia atentamente as questões e indique a afirmativa correta:

  • A. Não é necessário garantir total envolvimento de pais, alunos e mestres no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.
  • B. O professor trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros dos alunos são obstáculos da aprendizagem.
  • C. É necessário ter conhecimento, para determinada disciplina, dos conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
  • D. Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.

São princípios da Educação Infantil: Cuidar e Educar, por isso:

  • A. Compete ao professor e professor auxiliar fazer isso de forma indissociável.
  • B. Compete ao professor educar e ao professor auxiliar cuidar.
  • C. Compete ao professor cuidar e ao professor auxiliar educar.
  • D. Compete ao professor ensinar e ao professor auxiliar higienizar e alimentar.

A educação Infantil, quando atua em todas as dimensões humanas, está atendendo:

  • A. Aos preceitos da Pedagogia Nova.
  • B. Aos preceitos da Pedagogia Tradicional.
  • C. Aos preceitos da Pedagogia Cognitivista.
  • D. Aos preceitos da Pedagogia da Infância.

Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:

  • A. Demonstra que é um ser incompleto, sem ação cerebral.
  • B. Mobiliza o outro para atendê-lo em seus desejos, suas necessidades
  • C. Mostra que tem consciência.
  • D. Mobiliza o outro sem precisar se movimentar

Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude docente se dá como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este a mediação pedagógica tem algumas características que são:

I- Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento.

II- Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para as aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado.

III- Propor situações problemas e desafios.

IV- Ensinar o aluno, através de uma forma de interlocução, professor/aluno unilateralmente, bem como tecer criticas constantes aos conteúdos e as maneiras sistêmicas desenvolvidas nas propostas curriculares das unidades educativas.

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. I, III e IV
  • D. I,II, III e IV

Nas afirmativas a seguir destaque a função do trabalho realizado com música na educação infantil:

  • A. A música tem a função de agradar as crianças, veiculando o que é solicitado e conhecido por elas.
  • B. A música tem a função de ampliar o repertório das crianças, valorizando a diversidade cultural.
  • C. A música tem a função de distrair as crianças enquanto aguardam a próxima atividade que está sendo preparada pelo monitor.
  • D. A música tem como função compor o repertório das datas comemorativas que fazem parte do calendário letivo para desenvolver a capacidade de memorização, por meio das letras das músicas.

Na sociedade atual a presença de recursos tecnológicos, especialmente de comunicação, é uma prática constante em nossas escolas, principalmente na Educação Infantil.

Que relação pode ser estabelecida entre essa característica e a Educação Infantil?

  • A. A instituição de educação infantil tem sido preterida pelas famílias que optam por deixar seus filhos na internet.
  • B. Não é possível estabelecer relações, tendo em vista a pouca idade das crianças da educação infantil.
  • C. Os educadores devem se esforçar para evitar o contato precoce das crianças com esses recursos tecnológicos.
  • D. As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas de relações humanas, inclusive envolvendo as crianças.

Para Nóvoa (1995) existem 12 elementos de transformação no sistema escolar, que indica fatores de mudança na função docente. Das alternativas a seguir assinale a correta:

  • A. Os meios de comunicação de massas, não obrigam os professores a alterarem o seu papel de transmissor de conhecimentos.
  • B. Atualmente, o professor não pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Além de dominar o conteúdo, pede-se que o mesmo seja facilitador de aprendizagem, pedagogo, eficaz, organizador de trabalho em grupo, e que para além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico dos alunos, da integração social e da orientação social.
  • C. O aumento da responsabilidade dos professores, a massificação do ensino colaboraram com a melhoria efetiva dos recursos materiais e das condições de trabalho e salariais daqueles que exercem o exercício da docência.
  • D. Nas últimas décadas a configuração do sistema educativo não teve muita alteração, significa ainda que o ensino continua centrado na educação das elites (baseado na seleção e competências) em detrimento a educação das massas.

“No mundo encantado dos brinquedos, as crianças desenvolvem sua imaginação, a coordenação motora, seus sentidos e instintos. Mas todo cuidado é pouco”, essa é uma das orientações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, em razão dos riscos de acidente que podem ocorrer.

Com relação à estes riscos, marque verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade.

( ) O fato do produto ter sua conformidade avaliada, exime o fornecedor da responsabilidade pela sua qualidade.

( ) Não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico.

( ) São raros os casos de irregularidade encontrada no mercado de brinquedos.

  • A. F – V – F - F.
  • B. F – V – F - F.
  • C. V – F – V - F.
  • D. V – V – F – F.

“A imaginação é um processo psicológico novo para a criança, representa uma formaespecificamente humana de atividade consciente que não está presente na consciência das crianças muito pequenas e está ausente nos animais” (ROSA, 2009, p.39). Sobre a importância do jogo, todas as alternativas estão corretas, salvo:

  • A. Os jogos, as brincadeiras proporcionam a imaginação às crianças.
  • B. O brincar preenche necessidades que mudam de acordo com a idade.
  • C. Proporcionam situações em que a criança cria regras.
  • D. Sua validade restringe-se à estratégia de intervenção em favor do desenvolvimento da criança.
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