Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

Lista completa de Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao conceito de educação, assinale a alternativa verdadeira:

  • A.

    É a transmissão de conhecimento de uma geração a outras gerações.

  • B.

    Conjunto de normas e técnicas que colaboram para o desenvolvimento humano.

  • C.

    Processo de formação e construção de conhecimento.

  • D.

    Cultura de determinado grupo social.

  • E.

    Desenvolvimento do sujeito no espaço escolar.

Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados, assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a alternativa incorreta:

  • A.

    Condições econômicas.

  • B.

    Crescimento orgânico.

  • C.

    Hereditariedade.

  • D.

    Meio Social.

  • E.

    Maturação neurofisiológica.

Assinale, dentre os vários aspectos polêmicos que envolvem esse debate, aqueles que entravam a efetivação do processo de inclusão nas escolas:

I – A complexa relação igualdade-diferenças.

II – A inclusão educacional ampla, geral e irrestrita das pessoas com deficiência no ensino regular.

III – A primazia da homogeneização em detrimento da heterogeneidade.

IV – A igualdade de oportunidades enquanto direitos.

V - A indiferença às diferenças.

 

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    Todas as alternativas.

No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente:

  • A.

    O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos.

  • B.

    O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela.

  • C.

    O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.

  • D.

    A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores.

  • E.

    O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores.

Em relação á reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira:

  • A.

    No processo avaliativo, o foco é direcionado para a possibilidade de se alcançar a resposta correta.

  • B.

    Erro e acerto são vistos como opostos.

  • C.

    Podemos perceber a avaliação como uma leitura que o professor faz do conhecimento do aluno através de respostas elucidadas.

  • D.

    O erro passa a ser compreendido como a resposta que revela como o aluno está articulando os conhecimentos a que tem acesso, dentro e fora da escola, as relações estabelecidas e os significados atribuídos.

  • E.

    A avaliação se anuncia como uma prática que tem um fim em si mesma.

Em relação à prática pedagógica, segundo FREIRE não se poderá afirmar que ensinar exige:

  • A.

    Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.

  • B.

    Reflexão crítica sobre a prática.

  • C.

    O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.

  • D.

    Domínio de conteúdo e transferência de saber.

  • E.

    Aprendizagem constante.

"Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo." Nas palavras de FREIRE (op cit), o sentido de corporeificação refere- se a:

  • A.

    "Faça o que mando e não o que eu faço".

  • B.

    "Pensar certo é fazer certo".

  • C.

    "As palavras, mesmo sem o exemplo, muito valem".

  • D.

    "Sabe com quem está falando".

  • E.

    "Palavras são apenas palavras".

Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência." Neste sentido, assinale a única alternativa que não condiz com os preceitos do autor:

  • A.

    Ensinar exige criticidade.

  • B.

    Ensinar exige respeito aos saberes do educando.

  • C.

    Ensinar exige pesquisa.

  • D.

    Ensinar é transferir conhecimento.

  • E.

    Ensinar exige estética e ética.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos preceitos de FREIRE sobre a educação:

  • A.

    O homem deve ser o sujeito de sua própria educação.

  • B.

    Ninguém educa ninguém.

  • C.

    A educação implica uma busca realizada por um sujeito, que é o homem.

  • D.

    A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado.

  • E.

    A educação é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade.

Não se pode afirmar sobre o texto que:

  • A.

    A raiz da educação está no homem.

  • B.

    O ser humano é sujeito de sua própria história.

  • C.

    O processo de educação tem um fim determinado, num determinado tempo histórico.

  • D.

    O ser humano se completa na interação com seus pares.

  • E.

    Percebem-se as várias vertentes no que tange à humanização e ao ato político da educação, evidenciados pelo autor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...