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Pedagogia - Fundamentos da Educação - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação ao conceito de educação, assinale a alternativa verdadeira:
É a transmissão de conhecimento de uma geração a outras gerações.
Conjunto de normas e técnicas que colaboram para o desenvolvimento humano.
Processo de formação e construção de conhecimento.
Cultura de determinado grupo social.
Desenvolvimento do sujeito no espaço escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados, assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a alternativa incorreta:
Condições econômicas.
Crescimento orgânico.
Hereditariedade.
Meio Social.
Maturação neurofisiológica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale, dentre os vários aspectos polêmicos que envolvem esse debate, aqueles que entravam a efetivação do processo de inclusão nas escolas:
I – A complexa relação igualdade-diferenças.
II – A inclusão educacional ampla, geral e irrestrita das pessoas com deficiência no ensino regular.
III – A primazia da homogeneização em detrimento da heterogeneidade.
IV – A igualdade de oportunidades enquanto direitos.
V - A indiferença às diferenças.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I, II e III.
II e IV.
II e V.
Todas as alternativas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente:
O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos.
O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela.
O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.
A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores.
O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação á reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira:
No processo avaliativo, o foco é direcionado para a possibilidade de se alcançar a resposta correta.
Erro e acerto são vistos como opostos.
Podemos perceber a avaliação como uma leitura que o professor faz do conhecimento do aluno através de respostas elucidadas.
O erro passa a ser compreendido como a resposta que revela como o aluno está articulando os conhecimentos a que tem acesso, dentro e fora da escola, as relações estabelecidas e os significados atribuídos.
A avaliação se anuncia como uma prática que tem um fim em si mesma.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à prática pedagógica, segundo FREIRE não se poderá afirmar que ensinar exige:
Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
Reflexão crítica sobre a prática.
O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
Domínio de conteúdo e transferência de saber.
Aprendizagem constante.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
"Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo." Nas palavras de FREIRE (op cit), o sentido de corporeificação refere- se a:
"Faça o que mando e não o que eu faço".
"Pensar certo é fazer certo".
"As palavras, mesmo sem o exemplo, muito valem".
"Sabe com quem está falando".
"Palavras são apenas palavras".
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência." Neste sentido, assinale a única alternativa que não condiz com os preceitos do autor:
Ensinar exige criticidade.
Ensinar exige respeito aos saberes do educando.
Ensinar exige pesquisa.
Ensinar é transferir conhecimento.
Ensinar exige estética e ética.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos preceitos de FREIRE sobre a educação:
O homem deve ser o sujeito de sua própria educação.
Ninguém educa ninguém.
A educação implica uma busca realizada por um sujeito, que é o homem.
A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado.
A educação é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Não se pode afirmar sobre o texto que:
A raiz da educação está no homem.
O ser humano é sujeito de sua própria história.
O processo de educação tem um fim determinado, num determinado tempo histórico.
O ser humano se completa na interação com seus pares.
Percebem-se as várias vertentes no que tange à humanização e ao ato político da educação, evidenciados pelo autor.
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