Questões de Pedagogia da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?

  • A. Um teólogo com conhecimento das escrituras sagradas, consciente da importância de Deus na história e capaz de respeitar o posicionamento religioso de seus educandos.
  • B. Uma pessoa religiosa sensível às questões sociais, consciente do seu papel como cidadão e que seja capaz de educar na fé.
  • C. Um estudioso da cultura e de sua diversidade, consciente do papel relevante da religião e apto a questionar a fé.
  • D. Um cientista da religião, consciente da complexidade do fenômeno religioso e capaz de dialogar com as diversas áreas do saber.
  • E. Um profissional de educação sensível à pluralidade, consciente da complexidade sociocultural da questão religiosa e que garanta a liberdade do educando sem proselitismo.

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.

( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.

( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.

( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.

( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.

A seqüência CORRETA das respostas é:

  • A. F, V, F, V, F
  • B. F, V, V, F, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. V, F, V, F, V
  • E. V, F, F, V, V

Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:

  • A. conteúdos programáticos.
  • B. objetivos escolares.
  • C. procedimentos metodológicos.
  • D. métodos de ensino.
  • E. projetos didáticos.

A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando

I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.

II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.

III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.

É CORRETO o que se expressa

  • A. na alternativa I apenas.
  • B. nas alternativas I e III apenas.
  • C. nas alternativas II e III apenas.
  • D. na alternativa III apenas.
  • E. nas alternativas I e II apenas.

O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:

  • A. contextualização.
  • B. interdisciplinaridade.
  • C. identidade.
  • D. sensibilidade.
  • E. igualdade.

A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito, a noção de ensinar a partir de palavras e temas geradores, a educação como ato de conhecimento e de transformação social e a politicidade da educação são marcos característicos da:

  • A. pedagogia dos conteúdos socioculturais.
  • B. pedagogia libertária.
  • C. escola nova.
  • D. pedagogia tecnicista.
  • E. pedagogia libertadora.

“A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos”. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:

I. única via de acesso do conhecimento.

II. espaço de inclusão social.

III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.

É CORRETO o que se expressa em:

  • A. nas alternativas I, II e III.
  • B. apenas nas alternativas II e III.
  • C. apenas nas alternativas I e III.
  • D. apenas na alternativa III.
  • E. apenas na alternativa II.

Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil “Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural”. Dentro dessa perspectiva, examine os itens a seguir, julgue-os como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) O cuidar e o educar são indissociáveis, quando o educador está cuidando e ao mesmo tempo ele está educando.

( ) A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especificamente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

( ) As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhe oferece.

  • A. F, V, F
  • B. V, F, F
  • C. F, V, V
  • D. V, V, V
  • E. V, F, V

Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:

  • A. intenção de acompanhamento permanente, de mediação, de intervenção pedagógica para a melhoria da aprendizagem.
  • B. constatação das capacidades dos alunos, quantificando seus saberes e apontando seus erros.
  • C. intenção prognóstica de explicação e apresentação de resultados.
  • D. instrumento de classificação e consolidação de resultados.
  • E. meio de obtenção e registro da aprendizagem do educando.

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Segundo alguns autores, há pelo menos três tipos de currículo: currículo real,currículo formal e currículo oculto. Por currículo real, entende-se

  • A. aquele que não se manifesta claramente, não é prescrito, não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem.
  • B. as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos pelos alunos do seio social.
  • C. aquele estabelecido pelos sistemas de ensino.
  • D. aquele que, de fato, acontece na sala de aula em decorrência dos planos de ensino.
  • E. tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea com várias práticas, atitudes, comportamentos em vigor no meio.
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