Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.
( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.
( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.
( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.
( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.
A seqüência CORRETA das respostas é:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando
I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.
II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.
III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.
É CORRETO o que se expressa
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito, a noção de ensinar a partir de palavras e temas geradores, a educação como ato de conhecimento e de transformação social e a politicidade da educação são marcos característicos da:
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:
I. única via de acesso do conhecimento.
II. espaço de inclusão social.
III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.
É CORRETO o que se expressa em:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural. Dentro dessa perspectiva, examine os itens a seguir, julgue-os como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
( ) O cuidar e o educar são indissociáveis, quando o educador está cuidando e ao mesmo tempo ele está educando.
( ) A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especificamente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.
( ) As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhe oferece.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Segundo alguns autores, há pelo menos três tipos de currículo: currículo real,currículo formal e currículo oculto. Por currículo real, entende-se
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