Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em suas reflexões sobre o processo educativo, Maria Teresa Esteban ressalta que toda avaliação da aprendizagem dos indivíduos, deve acima de tudo, estar voltada para a apropriação de conhecimentos, como um meio de:

  • A.

    desenvolver competências, habilidades e atitudes.

  • B.

    verificar da quantidade de conhecimentos adquiridos.

  • C.

    reproduzir os conceitos aprendidos no meio em que eles vivem.

  • D.

    dominar os saberes científicos conhecidos como absolutos.

Maria Teresa Esteban, com muita propriedade, escreve que a avaliação de qualquer ação humana não se limita a fazer distinção entre saber e não saber. Ela investe na busca do ainda não saber, pois trabalha com a ampliação do conhecimento como um movimento permanente. Nesta perspectiva sempre há o conhecido e o ainda não conhecido, estimulando a reflexão sobre os diversos caminhos possíveis para que haja aprendizagem. Essas ideias referem-se, mais propriamente, à avaliação como;

  • A.

    Classificação.

  • B.

    Processo.

  • C.

    Produto.

  • D.

    Medida.

A aprendizagem que acontece por meio de um processo dialético, ativo e investigativo que requer a (re) construção de novos conhecimentos como as formas de pensar e de tomar decisão é reconhecida como aprendizagem:

  • A.

    subjetiva.

  • B.

    significativa.

  • C.

    memorativa.

  • D.

    natural.

O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:

I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.

II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.

III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.

IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.

V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e V.

Paulo Freire deixou grande legado à educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, enquanto amadurecimento do ser humano para si mesmo, assumindo-se como ser social e histórico; como ser pensante, comunicativo, transformador, criador e realizador de sonhos. Por isso, destacou-se como grande defensor da pedagogia:

  • A.

    Espontaneista e evolutiva.

  • B.

    Construtivista e compensatória.

  • C.

    Libertadora e conscientizadora.

  • D.

    Libertária e ingênua.

Uma das principais ideias básicas da obra de Vygotsky diz respeito à mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros, tornandose uma característica fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos indivíduos. Segundo os princípios da teoria vygotskyana, aprender significa:

  • A.

    Construir, reconstruir, interagindo com as pessoas para internalizar novos conhecimentos, transformando-se e transformando a própria realidade.

  • B.

    Assimilar conhecimentos para resolver problemas seguindo a situação ou modelo apresentado, visando a mudanças comportamentais.

  • C.

    Exercitar-se por meio de tarefas adequadas ao esforço das características inatas na espera que os processos maturacionais ocorram.

  • D.

    Adquirir conhecimentos por meio da memorização de um conjunto de conteúdos descontextualizados, privilegiando a interação entre adulto e criança.

Segundo os princípios da teoria vygotskyana, entende-se o ser humano como um ser histórico e social, que se desenvolve e se apropria do mundo em que vive por meio:

I - das relações interpessoais e culturais.

II - de atividades individualistas e fragmentadas.

III - da atenção, observação sensitiva.

IV - de atividades interativas e significativas.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

Segundo a teoria de Vygotsky, o homem constitui-se como tal por meio de suas interações sociais. Portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada realidade cultural. É por isso que seu pensamento costuma ser chamado de:

  • A.

    Sócio-interacionista.

  • B.

    Construtivista.

  • C.

    Sócio-estruturalista.

  • D.

    Espontaneista.

Um supervisor diz estar tranquilo em relação às suas funções, pois já tem preparado vários projetos relacionados à educação para o trânsito, o que facilita resolver as situações problemas que surgem nas comunidades. Quanto a isso não precisa mais se preocupar. Tal atitude OPÕE-SE a qual das afirmações abaixo:

  • A.

    Todo projeto deve ser original e adequado às características próprias de uma realidade específica.

  • B.

    Todo projeto pode ser usado em diversas realidades sem considerar as características de cada uma.

  • C.

    Os projetos de trabalho são transferíveis a qualquer realidade que apresenta algum tipo de problema.

  • D.

    Tanto os projetos simples de pouca duração quanto os mais complexos são planos aplicáveis em qualquer situação semelhante.

Uma dimensão imprescindível para que o trabalho com projetos sociais alcance com êxito seus objetivos é a participação caracterizada principalmente por uma construção coletiva. Neste sentido, a participação está intimamente relacionada a:

I. Uma dinâmica responsável que visa à busca da melhoria de qualidade de vida ou do bem estar social.

II. Ajuda necessária como simples colaboração sem muito comprometimento com a finalidade proposta.

III. Ampliar as amizades para sentir-se bem no grupo de trabalho, motivados por interesses subjetivos.

IV. Partilha entre diversos participantes, interligando suas funções em busca dos mesmos objetivos.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...