Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Um coordenador de campanhas que visa desenvolver atitudes e hábitos em prol da preservação e do bem comum realizou atividades organizadas de acordo com as necessidades de cada comunidade envolvida no projeto. Todas as pessoas participaram efetivamente, comentando a respeito da qualidade do projeto, de sua importância, incluindo sugestões para melhorá-lo, as quais foram aceitas e interferiam nas etapas desenvolvidas posteriormente. Envolvidas de forma consciente e comprometida, nesse processo, as comunidades sentiram-se também responsáveis pela condução e concretização das ações previstas no projeto. Como o processo proporcionou momentos de reflexão-ação-reflexão foi possível acompanhar todo seu desenvolvimento, tendo em vista o alcance de seus objetivos com sucesso. Nesse projeto foram desenvolvidas:
Todas as etapas excetuando-se a avaliação.
As atividades participativas de formas inadequadas.
As etapas essenciais e necessárias à sua efetivação.
Ações interativas sem a realização de diagnósticos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
As instituições sócio-educacionais e outras organizações, comumente desenvolvem projetos e atividades funcionais ou de rotina. Sabe-se que atividades rotineiras são ações que se repetem, relacionadas ao próprio trabalho funcional, enquanto que um projeto, por ser uma atividade eminentemente criadora, necessita de conhecimentos, competências e habilidades para organizar, analisar, inovar, construir, o que torna imprescindível a participação humana em seu planejamento e realização. Analise as alternativas seguintes, identificando as atividades que devem ser desenvolvidas por meio de projeto. I - Preservação do meio ambiente.
II - Formação para a cidadania.
III - Elaboração de relatório anual.
IV - Reunião semanal com os coordenadores.
V – Conscientização dos direitos humanos.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e V.
I, II e III.
III, IV e V.
II, III e IV.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Para o educador brasileiro Dermeval Saviani, ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres: "Cidadão é, pois, aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente, da vida da sociedade". Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, pois todo ser humano já nasce com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à liberdade; direito de ir e vir nas ruas, avenidas e praças, com segurança. Qual das alternativas abaixo aponta para uma metodologia adequada à educação para a cidadania?
Tarefas e experiências coletivas, coordenadas por uma liderança diretiva que conduz todo o processo.
Trabalhos individualizados que permitam conhecimentos sobre cidadania e sua importância na vida em sociedade.
Atividades interativas com participação efetiva em que todos possam opinar e ajudar a encontrar soluções para os problemas.
Participação em gestões em que há uma concentração de poderes: poucos pensam e muitos realizam.
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Yves de La Taille faz uma diferença entre Ética e Moral, escrevendo expressões correspondentes a cada um desses conceitos. Ele afirma que, falar em moral é falar em deveres, cabendo à indagação: "como devo agir"? Neste caso, o verbo "dever" é entendido como uma obrigatoriedade e não uma probabilidade. Enquanto que, falar em ética é falar na busca de uma "vida boa", da "expansão de si mesmo" ou se quiser de uma vida que "vale a pena", perguntando-se "que vida eu quero viver?" Segundo o referido autor, analise as situações abaixo e identifique a que se refere mais especificamente à moral:
Lucas está feliz, sentindo-se realizado com o trabalho voluntário que desenvolve junto aos adolescentes em prol da sua comunidade.
Um grupo de trabalho não conseguiu desenvolver o projeto social, pois seus participantes não cumpriram as tarefas no prazo previsto.
Alex sugeriu melhorar os sinais de trânsito diante da escola em que estuda, pois não gostaria de ver os estudantes se machucarem.
Na família de Nara há um ambiente agradável, pois seus pais procuram educar os filhos, visando à felicidade de cada um deles.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O homem, por conviver em sociedade, deve estar atento e analisar bem suas atitudes frente às demais pessoas, para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Deve reconhecer o outro, respeitá-lo por si mesmo e nas suas diferenças, fazendo-se respeitar também, em coerência com seus princípios. Só assim poderá contribuir na construção de uma sociedade que vise o bem para todos, com qualidade de vida e o direito de ser feliz. Nessas ideias estão subentendidas características que definem mais especificamente o conceito de:
Bondade.
Submissão.
Moral.
Ética.
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