Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Sabe-se que a condução de um processo voltado para a educação sócioeducacional de uma comunidade específica, não ocorre como um processo linear, refletindo a tranquilidade das águas mansas de um pequeno lago. Ao contrário, a condução de projetos por meio de metodologia participativa, assemelha-se, muitas vezes, às águas turbulentas do mar em dias de tempestade. Por isso, cabe à coordenação responsável pela condução do projeto:
Saber dialogar, ter consciência e acreditar que sua finalidade em relação à comunidade ajudará a superar os conflitos.
Mudar a metodologia, passando a ser elaborado pela coordenação, assim o processo será menos polemizado.
Adiar a sua implementação, esperando os ânimos se apaziguarem ou transferi-lo para outra comunidade.
Contratar um psicólogo para fazer um trabalho a fim de que os participantes se tornem mais submissos.
Uma instituição educativa, preocupada com a formação sociocultural de um bairro iniciou o desenvolvimento de um projeto com foco na educação de crianças e adolescentes. Porém, no decorrer do processo, iniciaram-se problemas de evasão dos participantes. Os responsáveis ficaram preocupados, pois o projeto conta com profissionais experientes, recursos e equipamentos adequados. Considerando os princípios e elementos que constituem um projeto de ensino, fundamentais para alcançar suas metas com sucesso, qual o primeiro procedimento a ser tomado pelos responsáveis para tentarem resolver o problema?
Diagnosticar a situação apresentada.
Aumentar o número de profissionais competentes.
Reorganizar as atividades desenvolvidas.
Promover ações que envolvam mais a comunidade.
Compreender uma determinada realidade na qual se quer realizar um projeto, não é fácil, pois "significa ir além da percepção imediata, da mera opinião ou descrição, problematizando-a e procurando apreender suas contradições, de tal modo que se possa superá-la por uma nova prática, fertilizada pela reflexão teórico-prática." Esse parágrafo de Celso Vasconcellos (2006) está se referindo a que etapa do ato de planejar?
Diagnóstico.
Programação.
Avaliação.
Realização.
Outra etapa do ato de planejar denomina-se 'plano de ação'. Segundo uma visão dialética de planejamento, assim como as demais, é uma etapa fundamental para a eficácia do ato de planejar, por isso não se trata aqui de qualquer ação, mas de ações
I. que dizem respeito à antecipação do processo a ser desencadeado, prevendo suprir as necessidades diagnosticadas.
II. capazes de modificar o comportamento das pessoas por meio de atividades de treinamento e repetitivas.
III. capazes de interferir nas atitudes, valores ou hábitos das pessoas, tendo em vista o bem estar individual e social.
IV. que servem de modelos para serem desenvolvidos em todos os projetos, economizando tempo e materiais didáticos.
V. que visem à concretização reflexiva e investigativa das metas a serem alcançadas frente a uma situação especial.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, III e V.
I, e IV.
II e V.
II e V.
Planejar é uma atividade reflexiva que visa um fim a ser alcançado, diante de uma dada realidade ou situação social. Realizar uma ação sem ter clareza de onde se quer chegar indica a falta de planejamento e a falta de ética com as pessoas envolvidas. A finalidade da ação existe e é imprescindível que ela seja definida e aberta a todos, para que tenham compreensão não só do 'que devem fazer' mas também do 'para que fazer'. Em um planejamento ou projeto seja ele de trabalho, de estudos ou de pesquisa, a essa finalidade dá-se o nome de:
Avaliação.
Conteúdo.
Objetivos.
Metodologia.
Pensar em planejamento ou projeto é pensar em ações de intervenção humana sobre uma determinada realidade para se alcançar um fim desejado. Por isso podemos afirmar que:
I - Planejar é elaborar plano de mediação, aliado à exigência decorrente de sua intencionalidade que norteia as ações a serem desenvolvidas em uma situação real específica.
II – O planejamento implica em projetar algo sobre o qual se tem consciência que se deve fazer acontecer, exigindo postura reflexiva, crítica e interativa por parte de todos os envolvidos no processo.
III – O planejamento é a previsão de resultados a serem alcançados por meio de uma metodologia reprodutiva em que o fazer sobrepõe-se ao pensar, pois o mais importante é fazer acontecer.
IV - Todo planejamento ou projeto apresentam processos distintos, mas indissociáveis ao mesmo tempo, de elaboração e de realização das ações, com vistas a transformar a realidade ou situação existente.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I e III.
O processo de planejar constitui-se de várias etapas e elementos indissociáveis entre si. A etapa que define as ações a serem efetivadas, de informações a serem conscientizadas ou de atitudes/valores a serem desenvolvidos por uma comunidade, dá-se o nome de:
metodologia.
execução.
objetivos.
programação.
Segundo Moura (2006), o desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. Em vários cenários locais, regionais e nacionais, podemos identificar projetos, com diferentes finalidades, nas mais diversas áreas de atuação humana e social. Qual das alternativas abaixo contém o conceito mais completo de um projeto educativo?
Conjunto de métodos e técnicas necessários para a execução eficaz de ações, a fim de alcançar um determinado fim, os objetivos, priorizando a excelência de seus resultados.
Condução do processo didático, tendo em vista promover o aprendizado das pessoas envolvidas, determinando condições altamente utópicas, visando transpor as barreiras encontradas.
Processo dialético com significado vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador, implicando ações e atitudes investigativas, reflexivas e interativas, voltadas a uma realidade a ser modificada.
Processo de construção coletiva, incluindo os passos que os sujeitos estabelecem mentalmente, em busca de satisfazer as necessidades imprevisíveis, por meio de atividades pré-estabelecidas.
Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. Está presente nas várias instâncias da vida. Um fator decisivo para elaborar e executar o planejamento de maneira consciente, construtiva, em relação à determinada realidade é:
a existência de um especialista para organizá-lo.
a percepção da necessidade de mudança.
conservar a realidade em que se vive.
estar-se satisfeito com o que existe.
Um pedagogo está desenvolvendo um projeto de conscientização educativa sobre o trânsito, com crianças de uma escola, utilizando músicas e histórias infantis como meio de motivá-las a participar das atividades propostas. Ao longo do processo, ele realiza atividades mais práticas para perceber se cada criança internalizou os conhecimentos, visando à finalidade do projeto. Observa atentamente cada uma delas e quando alguém ainda não aprendeu cria novas atividades sobre o mesmo conteúdo a fim de oportunizar o aprendizado. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pelo pedagogo é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...