Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:
Ministério da Educação e do Desporto - MEC.
Conselho Nacional de Educação - CNE.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC
Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET
Centro de Educação Tecnológica – CET.
A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:
suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país
considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.
representa a dimensão primeira do ensino médio
é uma modalidade de educação complementar à educação básica
sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização
A educação profissional de nível técnico destina-se à:
orientação geral para o trabalho de alunos vinculados ao ensino fundamental.
proporcionar formação profissional a alunos egressos do ensino fundamental
habilitar para o exercício de profissões, alunos concluintes de cursos tecnológicos
promover reprofissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade prévia
proporcionar habilitação profissional a alunos vinculados ou egressos do ensino médio
Quanto à Educação Especial, a LDB estabelece:
I. Exclusividade de oferta na rede oficial de ensino, o que representa fator de cidadania, à medida em que promove a inclusão social.
II. Obrigatoriedade de serviço de apoio especializado na rede oficial de ensino, com vistas ao melhor atendimento e garantia de promoção da clientela, independente do tipo de deficiência que nela se registre.
III. O atendimento oficial na rede regular de ensino tem início a partir de 7 anos, uma vez que a faixa etária anterior exige maiores cuidados, tanto para o aluno deficiente quanto para o não deficiente
Somente a alternativa I responde corretamente à questão
Somente a alternativa II responde corretamente à questão
Somente a alternativa III responde corretamente à questão
Todas as alternativas estão incorretas.
Todas as alternativas estão corretas
Considerando os termos do Título IV da LDB, que trata da Organização da Educação Nacional, observa-se no rol de incumbências da União a tarefa de "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum"; tarefa essa que se revela cumprida através da definição pelo MEC:
I. dos elementos constitutivos da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada do currículo escolar brasileiro.
II. do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
III. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
IV. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
As alternativas I, II, III respondem corretamente ao enunciado
As alternativas II, III e IV respondem corretamente ao enunciado
As alternativas I, III e IV respondem corretamente ao enunciado
Somente a alternativa I responde corretamente ao enunciado
Todas as alternativas respondem corretamente ao enunciado
O processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, previsto na LDB como incumbência da União, vem identificado, respectivamente, através dos seguintes instrumentos
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e Exame Nacional de Cursos – ENC
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, realizada no decorrer do período letivo, o que se caracteriza como Avaliação Paralela.
Todas as alternativas acima respondem corretamente à questão
O Ensino Religioso, por força de lei, compreende o currículo escolar brasileiro da seguinte forma:
I. Sua oferta é obrigatória a todas as escolas integrantes do sistema municipal de ensino, não obstante ser de matrícula facultativa.
II. É disciplina obrigatória a todas as escolas de ensino fundamental, não obstante ser de matrícula facultativa.
III. Sua operacionalização deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada qualquer forma de proselitismo.
Somente a assertiva I completa corretamente o enunciado
Somente a assertiva II completa corretamente o enunciado.
Somente a assertiva III completa corretamente o enunciado
As assertivas I e III completam corretamente o enunciado
As assertivas II e III completam corretamente o enunciado
Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:
I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.
II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.
III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.
Somente a assertiva I está correta
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva III está correta
Todas as assertivas estão corretas
Todas as assertivas estão incorretas
O percentual máximo de faltas que o aluno do ensino fundamental e médio pode acumular, sem que alcance o status de "reprovação por faltas", é:
25% do total de horas previstas para o período letivo
75% do total dos dias previstos para o período letivo
25% do total dos dias previstos para o período letivo
75% do total da carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
25% do total de carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
A oferta de educação pelo poder público municipal deve cobrir, com prioridade,
a educação infantil e o ensino fundamental
a educação infantil
o ensino fundamental.
o ensino médio.
toda a educação básica.
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