Questões de Português

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O que são os mercados chineses de animais silvestres?


Eles surgiram de uma necessidade, a higiene deixa a desejar e, hoje, a maioria dos chineses não os frequenta. Entenda o que envolve o comércio que culminou na propagação do coronavírus.


Por Carolina Fioratti

31 jan 2020

No texto, a palavra “Culminou” é um verbo que tem o mesmo significado que:

    A) Alcançar o auge.

    B) Revelar o mistério.

    C) Controlar a disseminação.

    D) Participar das pesquisas.

    E) Ajudar na divulgação.

Texto II

Leia atentamente o texto II e responda a questão.



O texto apresenta doze frases que os motoristas costumam pintar, como lema, à frente dos caminhões. Sobre essas frases, é CORRETO afirmar.

    A) São frases reflexivas que denotam sabedoria e permitem a reflexão sobre a existência e a vida.

    B) São provérbios, frases curtas que têm por função aconselhar e advertir, transmitindo ensinamentos.

    C) São charadas, frases divertidas que desafiam os leitores a adivinharem os significados.

    D) São frases curtas para caber no para-choque, geralmente engraçadas, tendo por objetivo o riso.

    E) São acrósticos nos quais as primeiras letras de cada verso formam, em sentido vertical, uma palavra.

Após a Leitura da quadrinha a seguir, analise as proposições com relação a esse gênero, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso.


Até nas flores se vê

O destino e a sorte

Umas enfeitam a vida

Outras enfeitam a morte.


( ) Há neste gênero o emprego de recursos sonoros, métrica e ritmo que enriquecem a coerência temática do texto.

( ) Os mecanismos utilizados na formatação do gênero ampliam o significado das palavras, o que confere sentido ao texto.

( ) Os dois últimos versos apresentam a figura de linguagem paradoxo.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, F e V.

    B) V, F e V.

    C) V, V e F.

    D) F, V e F.

    E) V, F e F.

Sexo e temperamento em três sociedades primitivas

  Nos anos 30, Margareth Mead comparou três sociedades primitivas da Nova Guiné, visando observar como as atitudes sociais se relacionavam com as diferenças sexuais. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, concluiu que a crença, então compartilhada na sociedade americana, em um temperamento inato ligado ao sexo não era universal. Segundo ela, toda cultura determina de algum modo os papéis dos homens e das mulheres, mas não o faz necessariamente em termos de contraste entre as personalidades prescritas para os dois sexos nem em termos de dominação ou submissão.
  Entre os povos estudados por Mead, os montanheses Arapesh, agricultores e criadores de porcos, eram (homens e mulheres) maternais, cooperativos, sociáveis, pouco individualistas e orientados para as necessidades da geração seguinte. Em síntese, um povo com características “femininas”.
  Já os ferozes caçadores de cabeça Mundugumor, agricultores e pescadores, eram o extremo oposto. De acordo com a autora, desprezando o sexo como base para o estabelecimento de diferenças de personalidade, padronizaram o comportamento de homens e mulheres como “ativamente masculino, viril e sem quaisquer das características edulcoradas que estamos acostumados a considerar indiscutivelmente femininas”. Esse povo era formado por indivíduos implacáveis que se aproximavam de um tipo de personalidade que, na cultura americana, só se encontraria em homens indisciplinados e extremamente violentos.
  Nos Tchambuli, por sua vez, pescadores lacustres e amantes das artes, havia uma inversão das atitudes sexuais: a mulher seria o parceiro dirigente, dominador e impessoal, e o homem, menos responsável e emocionalmente dependente.
  Para Mead, o fato de que traços de temperamento tradicionalmente considerados femininos fossem, em uma tribo, erigidos como padrão masculino e, em outra, prescritos para a maioria das mulheres e dos homens demonstra não haver base para considerar tais aspectos comportamentais vinculados ao sexo. Essa conclusão seria reforçada pela inversão da posição de dominância entre os sexos no terceiro povo estudado.
(PISCITELLI, Adriana. Uma questão de gênero – Mente cérebro. São Paulo: Duetto Editorial, 2008. p. 24)
Pode-se firmar sobre o texto que:

    A) Os papéis relativos a homens e mulheres são determinados por sua natureza sexual, ou seja, de gênero, que se repete nas diversas civilizações, como chega à conclusão a autora.

    B) Cada cultura determina de algum modo os papéis dos homens e das mulheres em sua sociedade; assim os papéis não necessariamente se repetem nas diferentes sociedades por causa apenas do gênero.

    C) Os povos Arapesh e Tchambuli, segundo Margareth Mead, apresentavam características semelhantes: eram mais maternais; enquanto o povo Mundugumor era extremante viril, independente do sexo biológico.

    D) O povo Mundugumor apresentava características demasiado masculinas nos homens, que eram agricultores e pescadores, muito violentos, ao contrário de suas mulheres.

    E) O povo Tchambuli era extremamente sensível, tanto os homens quanto as mulheres, o que gerava uma dificuldade de relacionamento entre s gêneros.

INSTRUÇÃO: A questão diz respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la. 




Além da regência verbal aplicada ao Texto, linha 8, o verbo “ocorrer” pode assumir outras regências. Dessa forma, assinale a alternativa em que ele está sendo empregado como verbo intransitivo:

    A) As chuvas ocorreram fora de época.

    B) O evento ocorreu em meio a muitos protestos.

    C) Algumas pessoas ocorreram ao acidentado rapidamente.

    D) As fãs do cantor ocorreram ao palco durante o show.

Na Síria e na Palestina, logo após os mares terem chegado a seu novo nível, uma pequena revolução parecia estar começando. Ao contrário da bem conhecida Revolução Industrial, ela foi incrivelmente lenta, e a força de seu impacto não seria sentida durante milhares de anos. Mas a vida humana tomara um rumo do qual não havia como escapar. O vilarejo de Jericó era a vitrine da revolução por volta de 8.000 a.C. Consistia de pequenas casas de tijolos de barro, lá cultivando trigo e cevada em minúsculos pedaços de terra. Esses cereais, que originalmente cresciam a ermo, foram selecionados para cultivo porque seus grãos eram grandes em comparação aos outros cereais silvestres e um grão maior era mais fácil de colher e de moer, sendo transformado em farinha integral rudimentar. Provavelmente, os habitantes dos vilarejos preparavam a terra, selecionavam um tipo firme de semente que não se despedaçava quando madura e plantavam as sementes de forma mais concentrada que a natureza o fazia. O grão, colhido com facas e foices de pedra, era armazenado no vilarejo. Hoje, metade das calorias do mundo vem de uma pequena variedade de cereais, os primeiros dos quais eram cultivados pelos habitantes desses vilarejos do Oriente Médio. A princípio, os habitantes de Jericó e de outros vilarejos semelhantes não possuíam nenhum animal doméstico. A maior parte da carne que consumiam ainda vinha de gazelas selvagens e de outros animais e aves que eles diligentemente caçavam. Mas, nos cerca de 500 anos que passaram tentando dominar o trigo, a cevada e certas ervilhas e grãos de leguminosas, começaram também a criar cabras e ovelhas em pequenos rebanhos, provavelmente nas proximidades dos vilarejos. Aí estava mais uma forma de provisão de alimentos, pois o rebanho é um alimento. Evidências sugerem que as primeiras espécies de animais foram domesticadas inicialmente em regiões distintas – ovelhas na fronteira da atual Turquia e Iraque, cabras nas montanhas do Irã, gado no planalto da Anatólia. (BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Mundo. São Paulo: Fundamento, 2007, p. 15). 
De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I – O vilarejo de Jericó sempre possuiu animais domésticos. II – Cabras e ovelhas são consideradas forma de alimento. III – As casas naquele período eram construídas principalmente de madeira.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Analise as afirmativas a seguir:
I. No exemplo seguinte, as vírgulas foram empregadas corretamente: “A polícia federal, operará, junto, a grupos militares estaduais”. II. Os seguintes vocábulos estão corretamente grafados e recebem acento pelo mesmo motivo: álbum, álbuns, cárater, vírus, jurí e lápis.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Leitura, escrita e oralidade


Uma primeira orientação para aprimorar as aulas de Língua Portuguesa tem a ver com a definição de um programa de prioridades, que é, sem dúvida, o desenvolvimento de saberes em relação à leitura e à escrita. Na prática, o desenvolvimento de competências em leitura e escrita deveria vir antes de tudo. O que levaria a escola a promover, todos os dias, e não apenas eventualmente, diferentes atividades de leitura e de escrita.

A atenção do professor de Língua Portuguesa poderia, assim, estar voltada para descobrir, no que acontece na escola e em seu redor, motivações para essa prática de ensino de leitura e escrita, que, assim, seriam contextualmente diversificadas, pois cada dia é um novo dia. O ensino da nomenclatura de certas categorias gramaticais não deveria ocupar os primeiros interesses da criança no ambiente educacional.

Dessa forma, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, não caberia o ensino de particularidades gramaticais, como, por exemplo, as diferenças entre ditongo crescente e ditongo decrescente, ou, pior ainda, o reconhecimento de dígrafos nasais, ou a contagem de letras e fonemas de uma palavra. A prioridade deve ser levar os alunos a lerem e escreverem.

Mas… ler e escrever o quê?

Textos, textos, textos. Inclusive os literários. Não frases soltas, inventadas, descontextualizadas, vazias de sentido e de função. Textos de diferentes gêneros (listas, avisos, recomendações, recados, mensagens, notas, poemas, resumos, bilhetes, cartas, provérbios, formulação de perguntas, respostas a questões...). Basta ver o que circula à nossa volta ou que está estampado em outdoors, cartazes, paredes das escolas, dos estabelecimentos públicos, das lojas, das igrejas. Basta estar atento à multiplicidade de textos com os quais a gente convive no dia a dia.

O interesse por encontrar objetos de leitura e de escrita pode ser também um cuidado dos alunos: eles podem passar a enxergar a leitura e a escrita não como coisas restritas ao mundo da escola, mas como coisas do seu dia a dia social, como ações que fazem parte diretamente de sua vida como participantes de grupos, de comunidades, com necessidades que só serão atendidas pelas atividades da linguagem.

Concretamente, em face das novas configurações do mundo virtual, as demandas pela ação da linguagem tornam-se imperiosas e imprescindíveis. Portanto, textos: todos os dias. Lidos, falados, entendidos e escritos. Exercitar a prática de ensino. Sem pressa para a introdução das categorias gramaticais. Não existem textos sem gramática.

Ou seja, a gramática está lá, compondo, com o vocabulário e o contexto, os sentidos que os textos expressam. Sem pressa na explanação de definições, categorias, subcategorias, sobretudo aquelas da morfologia e da sintaxe. Prioridade para a interpretabilidade da linguagem; para os sentidos expressos e para as intenções pretendidas pelos textos.

Uma terceira orientação para enriquecer as aulas de Língua Portuguesa seria conceder espaço também à exploração das atividades que envolvem a oralidade, em contextos mais formais. Por exemplo, que os alunos tenham a oportunidade de participar como debatedores ou como ouvintes de discussões, de debates, defendendo ou refutando pontos de vista, ligados às questões que mais de perto atingem suas vidas. As normas que regulam e disciplinam a vida na escola poderiam ser objeto dessas discussões, favorecendo a participação de todos na promoção do bem comum e da satisfação dos interesses da coletividade.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/2FSZO4t.
Leia o texto 'Leitura, escrita e oralidade' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto propõe formas de aprimorar as aulas de Língua Portuguesa, tais como estimular o contato dos educandos com os textos lidos, falados, entendidos e escritos, e também exercitar a prática de ensino, sem pressa para a introdução das categorias gramaticais.

II. Uma primeira orientação para aprimorar as aulas de Língua Portuguesa tem a ver com a definição de um programa de prioridades, que é, sem dúvida, o desenvolvimento de saberes em relação à leitura e à escrita, de acordo com o texto.

III. O texto afirma que, dada a prioridade de desenvolver a leitura e a escrita, a escola pode promover, todos os dias, e não apenas eventualmente, diferentes atividades de leitura e de escrita.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

PASSAPORTE DA IMUNIDADE


O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou neste sábado (04/04/2020) que negocia com um parceiro da Inglaterra a implementação do que chamou de “passaporte da imunidade”. Sem detalhar a medida, Guedes disse que está em discussão pelo governo a disponibilização para o Brasil de 40 milhões de testes para o coronavírus.

A declaração foi dada em uma videoconferência com empresários do setor varejista, organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Guedes disse aos empresários que conversou com um amigo na Inglaterra que criou o passaporte de imunidade, e que seria possível colocar disponíveis para os brasileiros 40 milhões de testes para o coronavírus por mês.

Segundo o ministro, a proposta já foi encaminhada ao Presidente da República e aos ministros Walter Souza Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde).

Com a testagem em massa, segundo o ministro da Economia, quem comprovadamente estiver imune ao coronavírus poderá deixar o isolamento. Essa testagem, segundo Guedes, seria aplicada aos “jovens”, pois os idosos seguiriam em casa.

O ministro afirmou que o país enfrentará duas “ondas”: a primeira seria a da saúde e a segunda, econômica. E o responsável por coordenar este primeiro momento de crise, de isolamento social, disse Guedes, é o ministro da Saúde, Mandetta. Guedes afirmou que, em seguida, haverá uma segunda onda, que é econômica, e o Brasil terá que superá-la também.

A proposta do ministro é de que as pessoas sejam testadas, por exemplo, semanalmente. Assim, os mais jovens que estiverem livres da doença continuarão trabalhando, enquanto os idosos ficam em casa. Dessa forma é possível ir girando a economia, afirmou Guedes.

Ao longo da videoconferência, Guedes ouviu diversas cobranças dos empresários, a maior parte deles voltada à liberação de crédito. O setor empresarial pressiona o governo a acelerar e a aumentar essa liberação de recursos às empresas.

Entre as sugestões feitas a Guedes estão o uso de cadastros das associações comerciais municipais e estaduais para que o dinheiro chegue, de fato, a quem precisa; a criação de aplicativos para acelerar a liberação de crédito; e ainda o uso das “maquininhas” de cartão de crédito para o repasse do recurso.


Adaptado. Por Ana Krüger e Filipe Matoso, G1, Brasília, em 04/04/2020. Disponível em: https://glo.bo/3c0GZae.
Leia o texto 'PASSAPORTE DA IMUNIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou no sábado, dia 04/04/2020, que negocia com um parceiro da Inglaterra a implementação do que chamou de “passaporte da imunidade”, de acordo com as informações do texto.

II. O texto afirma que o ministro da Economia disse aos empresários que seria possível colocar disponíveis para os brasileiros 40 milhões de testes para o coronavírus por mês.

III. Com a testagem em massa de pessoas infectadas por qualquer doença respiratória, nos termos apresentados, é possível ir girando a economia, afirmou o ministro da Economia, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O atendimento ao usuário nos serviços de saúde

Em 2 de setembro de 2015.


O atendimento ao usuário na área de saúde envolve aspectos diversos sobre qualidade e humanização. Um serviço de atendimento a um paciente exige o envolvimento de todos os servidores da instituição. Assim, faz-se necessário entender que o atendimento ao usuário de saúde está em todos os cantos e recantos da instituição ou do hospital. Da equipe de limpeza aos gestores, passando pelos médicos, pelos enfermeiros e demais funcionários, todos precisam estar sintonizados com uma política de atendimento comum, para dar as respostas competentes e precisas a cada momento, cada um conforme suas atribuições, naturalmente.

Os usuários dos serviços de saúde mais do que quaisquer outros, necessitam de cuidados especiais, face à compreensiva fragilidade emocional a que estão submetidos. Atualmente, percebe-se que as organizações têm focado muito mais no aprimoramento do conhecimento técnico, do que nas habilidades e atitudes emocionais, tanto dos profissionais de saúde quanto do pessoal de apoio.

A qualidade no atendimento de saúde envolve aspectos muito mais amplos do que a qualidade do atendimento em qualquer outro tipo de organização. A qualidade no atendimento de saúde é sinônimo de humanização do atendimento, desde o momento da marcação da consulta até o consultório. 

Assim, para uma adequada prática de atendimento, deve-se levar em conta que:


1 - o paciente está inserido em um contexto pessoal, familiar e social complexo;

2 - a assistência deve efetuar uma leitura das necessidades pessoais e sociais do paciente;

3 - na instituição, interatuam as necessidades de quem assiste e de quem é assistido.

Fonte: https://bit.ly/2VmHWDt (adaptado).

Leia o texto 'O atendimento ao usuário nos serviços de saúde' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto leva o leitor a concluir que, para uma adequada prática de atendimento, deve-se levar em conta que o paciente está inserido em um contexto pessoal, familiar e social complexo.

II. O texto leva o leitor a entender que, para uma adequada prática de atendimento, deve-se levar em conta que na instituição, interatuam as necessidades de quem assiste e de quem é assistido.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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