Questões de Português

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Leia o texto a seguir: “Quando Milton Campos foi governador de Minas Gerais, teve como secretário o Sr. Pedro Aleixo. Contam os mineiros que, para qualquer providência, Sua Excelência anunciava: Preciso falar com o Pedro, primeiro. O Dr. Milton quase foi eleito vice-presidente da República. Se tivesse chegado à presidência, estaríamos, no mínimo, com a monarquia instaurada no Brasil, pois os brasileiros que pretendessem realizar qualquer empreendimento teriam que falar com Pedro, primeiro.” O texto acima trabalha com a possibilidade da ambiguidade obtida devido à:

    A) semelhança sonora entre numeral e adjetivo;

    B) posposição do adjetivo;

    C) leitura do advérbio como numeral;

    D) eitura do numeral como advérbio;

Assinale a alternativa que NÃO apresenta erros ortográficos:

    A) Estacou, perturbado, e voltou a cabeça para tráz, a fim de verificar se estava sendo seguido.

    B) Se pos de pé e saiu a andar sem rumo certo.

    C) Recostou-se a um poste e ficou a observar fascinado, mas com um certo temor, os farois dos automóveis que rodavam sobre o asfalto.

    D) Ficou longo tempo parado sobre o meio-fio, esperando a oportunidade de atravessar a rua, atraído por uma vitrina da calçada oposta.

Para responder à questão, analise a charge abaixo:  



Leia as assertivas abaixo:
I. Os efeitos de sentido da charge são provocados pela combinação da linguagem verbal e da linguagem não verbal. II. A linguagem verbal é um aspecto secundário para a compreensão da charge. III. A única função da charge é divertir o leitor por meio do humor.
Pode-se afirmar que:

    A) Apenas a assertiva III está incorreta.

    B) As assertivas I, II e III estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas a assertiva I está correta.

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


A frase que guarda o mesmo sentido do trecho “Até que não suportei mais, e, atravessando o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.” (l. 50-52) é:

    A) Até que não suportei mais, e, como atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    B) Até que não suportei mais, e, já que atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    C) Até que não suportei mais, e, para que atravessasse o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    D) Até que não suportei mais, e, embora atravessasse o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    E) Até que não suportei mais, e, quando atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.




Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)

    A) emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final.

    B) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.

    C) retomada do substantivo “mãe”, que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.

    D) utilização da forma pronominal “la”, que reflete um tratamento formal do filho em relação à “mãe”.

Após a leitura do poema abaixo, leia as assertivas: SEGREDOS Eu tenho uns amores – quem é que os não tinha Nos tempos antigos? – Amar não faz mal; As almas que sentem paixão como a minha Que digam, que falem em regra geral. – A flor dos meus sonhos é moça bonita Qual flor entr’aberta do dia ao raiar, Mas onde ela mora, que casa ela habita, Não quero, não posso, não devo contar. Seu rosto é formoso, seu talhe elegante, Seus lábios de rosa, a fala é de mel, As tranças compridas, qual livre bacante, O pé de criança, cintura de anel; – Os olhos rasgados são cor das safiras, Serenos e puros, azuis como o mar; Se falam sinceros, se pregam mentiras, Não quero, não posso, não devo contar. (Casimiro de Abreu. “Segredos”. Adaptado. In: Poetas Românticos Brasileiros.1963, p.32.) I. No verso “A flor dos meus sonhos é moça bonita”, o eu lírico trata a mulher amada de forma idealizada. II. O verso que justifica o título do poema é “Não quero, não posso, não devo contar”. III. No verso “Qual flor entr’aberta do dia a raiar”, o termo sublinhado apresenta sentido de comparação. Está(ão) correta(s):

    A) Apenas as assertivas I e II.

    B) As assertivas I, II e III.

    C) Apenas a assertiva III.

    D) Apenas as assertivas II e III.

Para responder à questão, analise a charge abaixo:  



Pode-se afirmar que a charge acima faz uma crítica:

    A) Ao desemprego, haja vista a quantidade de pessoas sem emprego.

    B) Às longas filas nos estabelecimentos comerciais.

    C) Às exigências cada vez mais altas do mercado de trabalho.

    D) À falta de oportunidades para o ensino de inglês.

Na frase “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”, os termos destacados estabelecem, entre si, uma relação de:

    A) Paronímia.

    B) Homonímia.

    C) Sinonímia.

    D) Antonímia.

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


No texto, foram empregadas as palavras (l. 31) e ótimo (l. 35), ambas acentuadas graficamente.
Duas outras palavras corretamente acentuadas pelos mesmos motivos que e ótimo são, respectivamente,

    A) juíz e ébano

    B) Icaraí e rítmo

    C) caquís e incrédulo

    D) país e sonâmbulo

    E) abacaxí e econômia

Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.

    A) à – à – a

    B) a – à – à

    C) à – à – à

    D) à – a – a

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