Questões de Português

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O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021).
No trecho O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são, os termos sublinhados expressam uma relação de:

    A) Oposição

    B) Explicação

    C) Adição

    D) Afirmação

Analise o emprego das conjunções nas assertivas abaixo e assinale, correta e respectivamente, a ideia expressa por cada uma delas. I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia. II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo. III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

    A) Consequência; condição; causa.

    B) Conclusão; causa; explicação.

    C) Explicação; condição; finalidade.

    D) Condição; concessão; conclusão.

Assinale a alternativa onde não concordância nominal:

    A) Que quadro lindo

    B) Que linda estátua e escultura

    C) O barco é de papel

    D) As ruas quinta e sexta

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


A frase em que a palavra ou expressão destacada respeita as regras ortográficas e gramaticais da norma padrão é:

    A) As crianças querem estar aonde a fantasia está.

    B) Queremos saber por que a ideia de eternidade nos fascina.

    C) O gosto adocicado do chicle mau acaba e queremos outro.

    D) Nada como balas e chicletes durante uma seção de cinema.

    E) A ideia de viver para sempre persegue o homem a séculos.

Assinale a única frase que se completa com a segunda forma entre parênteses:

    A) Os culpados __________ as leis. (infringiram / infligiram).

    B) O ___________ do senador termina no próximo ano. (mandado / mandato).

    C) Não saia, pois a chuva está ___________. (iminente / eminente).

    D) Ladrão foi apanhado em __________. (flagrante / fragrante).

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021).
Conforme o texto:
I. A postura das pessoas não muda entre uma rede social e outra. II. O desenho dos espaços públicos não afeta a interação das pessoas. III. Nos espaços públicos as pessoas criam um senso de pertencimento e de identidade.
Pode-se afirmar que:

    A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    B) Apenas a assertiva III está correta.

    C) As assertivas I, II e III estão incorretas.

    D) Apenas a assertiva II está incorreta.

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

    A) Demonstrativo e pessoal.

    B) Pessoal e relativo.

    C) Demonstrativo e indefinido.

    D) Relativo e possessivo.

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão. 


A partir da análise e interpretação semiótica e linguística do texto acima, é CORRETO afirmar que a resposta da moça ao fundo produz a seguinte figura de linguagem:

    A) Metáfora, uma vez que sua resposta conota um entendimento mais aprofundado sobre a relação de completude da tecnologia com o ser humano do que o que aparece explícito na sua fala.

    B) Metonímia, uma vez que sua resposta denota o raciocínio da parte do processo ("tentar" a pesquisa) pelo todo (o "sentido para a vida").

    C) Prosopopeia, uma vez que sua resposta conota sentidos humanos para uma tecnologia digital.

    D) Sarcasmo, uma vez que sua proposta não é denotativa e literal, mas crítica e subjetiva, conotativa.

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


Assim como no trecho “E, ainda perplexa, encaminhávamo-nos para a escola.” (l. 35-36), a colocação do pronome destacado respeita a norma-padrão da língua portuguesa, em:

    A) Pediria-lhes para considerar a possibilidade da eternidade.

    B) A curiosidade não leva-nos a atitudes bobas e despropositadas.

    C) O prazer que experimenta-se com o sabor dos doces é enorme.

    D) Poucos se impressionam com a descoberta da possibilidade da eternidade.

    E) Nos perguntamos até quando vamos sonhar com uma vida eterna de prazer.

Em todas as alternativas, há dois advérbios, exceto:

    A) Ele permaneceu muito calado.

    B) Amanhã, não iremos ao cinema.

    C) O menino, ontem, cantou desafinadamente.

    D) Tranquilamente, realizou-se hoje, o jogo.

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