Questões de Português do ano 2020

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Preço médio do etanol


Os preços médios do etanol hidratado subiram em 19 estados e no Distrito Federal na semana encerrada no sábado (04/07/2020), em comparação com a semana anterior (encerrada no sábado, dia 27/06/2020), de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. A cotação do biocombustível caiu em outros 6 estados e ficou inalterada na Paraíba.

Nos postos pesquisados pela ANP em todo o Brasil, o preço médio do etanol subiu 1,03% entre a semana encerrada no dia 27/06/2020 e a semana encerrada no dia 04/07/2020, passando de R$ 2,709 para R$ 2,737, o litro. Ao longo do mês de junho de 2020, a alta foi de 7,67%, alcançando o valor médio de R$ 2,542 nos postos pesquisados por todo o país.

Em São Paulo, principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média do etanol hidratado ficou em R$ 2,544 (na semana encerrada em 04/07/2020), representando, assim, uma alta de 0,83% ante a semana anterior, encerrada no dia 27/06/2020, quando o preço médio era de R$ 2,523. A média da semana de 04/07/2020 também representa uma elevação de 8,95% na comparação com o mês de junho de 2020, quando a cotação média era de R$ 2,335.

Ainda considerando apenas a semana encerrada no dia 04/07/2020, a maior alta porcentual foi registrada no Tocantins, com elevação de 3,84%. A maior queda nesse período foi verificada em Roraima, com redução de 6,04%. O preço mínimo registrado na referida semana para o etanol em um posto foi de R$ 2,059, o litro, em São Paulo; e o menor preço médio estadual, de R$ 2,437, foi registrado em Mato Grosso. O preço máximo individual na semana citada, de R$ 4,999, o litro, foi verificado em um posto do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul também teve o maior preço médio, de R$ 3,945.

Na comparação mensal (em relação a junho de 2020), os preços do etanol subiram em 18 estados e no Distrito Federal e cederam em outros 8 estados. O estado que registrou a maior alta porcentual na comparação mensal foi no Paraná, com elevação de 14,15% no preço do etanol hidratado. A queda mais expressiva foi verificada em Roraima (- 5,45%).


Por Agência Estado, em julho de 2020 (disponível em: https://bit.ly/32jbYww). Com adaptações. 
Leia o texto 'Preço médio do etanol' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Entre a semana encerrada no dia 27/06/2020 e a semana encerrada no dia 04/07/2020, o preço médio do litro de etanol subiu de R$ 2,709 para R$ 2,737, de acordo com os dados da ANP, de acordo com o texto.

II. Considerando apenas a semana encerrada no dia 04/07/2020, a maior alta porcentual do preço do etanol hidratado foi registrada no Tocantins, com elevação de 3,84%, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Preço médio do etanol


Os preços médios do etanol hidratado subiram em 19 estados e no Distrito Federal na semana encerrada no sábado (04/07/2020), em comparação com a semana anterior (encerrada no sábado, dia 27/06/2020), de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. A cotação do biocombustível caiu em outros 6 estados e ficou inalterada na Paraíba.

Nos postos pesquisados pela ANP em todo o Brasil, o preço médio do etanol subiu 1,03% entre a semana encerrada no dia 27/06/2020 e a semana encerrada no dia 04/07/2020, passando de R$ 2,709 para R$ 2,737, o litro. Ao longo do mês de junho de 2020, a alta foi de 7,67%, alcançando o valor médio de R$ 2,542 nos postos pesquisados por todo o país.

Em São Paulo, principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média do etanol hidratado ficou em R$ 2,544 (na semana encerrada em 04/07/2020), representando, assim, uma alta de 0,83% ante a semana anterior, encerrada no dia 27/06/2020, quando o preço médio era de R$ 2,523. A média da semana de 04/07/2020 também representa uma elevação de 8,95% na comparação com o mês de junho de 2020, quando a cotação média era de R$ 2,335.

Ainda considerando apenas a semana encerrada no dia 04/07/2020, a maior alta porcentual foi registrada no Tocantins, com elevação de 3,84%. A maior queda nesse período foi verificada em Roraima, com redução de 6,04%. O preço mínimo registrado na referida semana para o etanol em um posto foi de R$ 2,059, o litro, em São Paulo; e o menor preço médio estadual, de R$ 2,437, foi registrado em Mato Grosso. O preço máximo individual na semana citada, de R$ 4,999, o litro, foi verificado em um posto do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul também teve o maior preço médio, de R$ 3,945.

Na comparação mensal (em relação a junho de 2020), os preços do etanol subiram em 18 estados e no Distrito Federal e cederam em outros 8 estados. O estado que registrou a maior alta porcentual na comparação mensal foi no Paraná, com elevação de 14,15% no preço do etanol hidratado. A queda mais expressiva foi verificada em Roraima (- 5,45%).


Por Agência Estado, em julho de 2020 (disponível em: https://bit.ly/32jbYww). Com adaptações. 
Leia o texto 'Preço médio do etanol' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Nos postos pesquisados pela ANP em todo o Brasil, o preço médio do etanol subiu 1,03% entre a semana encerrada no dia 27/06/2020 e a semana encerrada no dia 04/07/2020, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.

II. O menor preço médio do etanol hidratado registrado na semana encerrada no dia 04/07/2020 foi de R$ 2,734, no estado do Mato Grosso, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Lei Maria da Penha


A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Com 46 artigos distribuídos em sete títulos, ela cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal (artigo 226, § 8º) e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro (Convenção de Belém do Pará, Pacto de San José da Costa Rica, Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher).
O Título I da Lei Maria da Penha determina em quatro artigos a quem a lei é direcionada, ressaltando ainda a responsabilidade da família, da sociedade e do poder público para que todas as mulheres possam ter o exercício pleno dos seus direitos.

Já o Título II vem dividido em dois capítulos e três artigos: além de configurar os espaços em que as agressões são qualificadas como violência doméstica, traz as definições de todas as suas formas de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral).

Quanto ao Título III dessa lei, composto de três capítulos e sete artigos, tem-se a questão da assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, com destaque para as medidas integradas de prevenção, atendimento pela autoridade policial e assistência social às vítimas. 

O Título IV, por sua vez, possui quatro capítulos e 17 artigos, tratando dos procedimentos processuais, assistência judiciária, atuação do Ministério Público e, em quatro seções (Capítulo II), se dedica às medidas protetivas de urgência, que estão entre as disposições mais inovadoras da Lei n. 11.340/2006.

No Título V e seus quatro artigos, está prevista a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, podendo estes contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar composta de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e da saúde, incluindo-se também destinação de verba orçamentária ao Judiciário para a criação e manutenção dessa equipe.

O Título VI prevê, em seu único artigo e parágrafo único, uma regra de transição, segundo a qual as varas criminais têm legitimidade para conhecer e julgar as causas referentes à violência de gênero enquanto os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher não estiverem estruturados.

Por fim, encontram-se no Título VII as disposições finais. São 13 artigos que determinam que a instituição dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher pode ser integrada a outros equipamentos em âmbito nacional, estadual e municipal, tais como casas-abrigo, delegacias, núcleos de defensoria pública, serviços de saúde, centros de educação e reabilitação para os agressores etc. Dispõem ainda sobre a inclusão de estatísticas sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher nas bases de dados dos órgãos oficiais do Sistema de Justiça e Segurança, além de contemplarem uma previsão orçamentária para o cumprimento das medidas estabelecidas na lei.

Um dos ganhos significativos trazidos pela lei, conforme consta no artigo 41, é a não aplicação da lei nº 9.099/1995, ou seja, a violência doméstica praticada contra a mulher deixa de ser considerada como de menor potencial ofensivo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/2YqD8i2. 
Leia o texto 'Lei Maria da Penha' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O título I da Lei Maria da Penha determina em quatro artigos a quem a lei é direcionada, ressaltando ainda a responsabilidade da família, da sociedade e do poder público para que todas as mulheres possam ter o exercício pleno dos seus direitos, de acordo com o texto.

II. O título VII da Lei Maria da Penha compreende 13 artigos que determinam que a instituição dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher pode ser integrada a outros equipamentos em âmbito nacional, estadual e municipal, tais como casas-abrigo, delegacias, núcleos de defensoria pública, serviços de saúde, centros de educação e reabilitação para os agressores etc., de acordo com o texto.

III. Após uma análise atenta do texto, o leitor pode perceber que o título II da Lei Maria da Penha configura os espaços em que as agressões são qualificadas como violência doméstica. Segundo esse trecho da lei, a violência física ou sexual contra a mulher apenas será assim qualificada quando ocorrer dentro da residência da vítima.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Lei Maria da Penha


A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Com 46 artigos distribuídos em sete títulos, ela cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal (artigo 226, § 8º) e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro (Convenção de Belém do Pará, Pacto de San José da Costa Rica, Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher).
O Título I da Lei Maria da Penha determina em quatro artigos a quem a lei é direcionada, ressaltando ainda a responsabilidade da família, da sociedade e do poder público para que todas as mulheres possam ter o exercício pleno dos seus direitos.

Já o Título II vem dividido em dois capítulos e três artigos: além de configurar os espaços em que as agressões são qualificadas como violência doméstica, traz as definições de todas as suas formas de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral).

Quanto ao Título III dessa lei, composto de três capítulos e sete artigos, tem-se a questão da assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, com destaque para as medidas integradas de prevenção, atendimento pela autoridade policial e assistência social às vítimas. 

O Título IV, por sua vez, possui quatro capítulos e 17 artigos, tratando dos procedimentos processuais, assistência judiciária, atuação do Ministério Público e, em quatro seções (Capítulo II), se dedica às medidas protetivas de urgência, que estão entre as disposições mais inovadoras da Lei n. 11.340/2006.

No Título V e seus quatro artigos, está prevista a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, podendo estes contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar composta de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e da saúde, incluindo-se também destinação de verba orçamentária ao Judiciário para a criação e manutenção dessa equipe.

O Título VI prevê, em seu único artigo e parágrafo único, uma regra de transição, segundo a qual as varas criminais têm legitimidade para conhecer e julgar as causas referentes à violência de gênero enquanto os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher não estiverem estruturados.

Por fim, encontram-se no Título VII as disposições finais. São 13 artigos que determinam que a instituição dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher pode ser integrada a outros equipamentos em âmbito nacional, estadual e municipal, tais como casas-abrigo, delegacias, núcleos de defensoria pública, serviços de saúde, centros de educação e reabilitação para os agressores etc. Dispõem ainda sobre a inclusão de estatísticas sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher nas bases de dados dos órgãos oficiais do Sistema de Justiça e Segurança, além de contemplarem uma previsão orçamentária para o cumprimento das medidas estabelecidas na lei.

Um dos ganhos significativos trazidos pela lei, conforme consta no artigo 41, é a não aplicação da lei nº 9.099/1995, ou seja, a violência doméstica praticada contra a mulher deixa de ser considerada como de menor potencial ofensivo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/2YqD8i2. 
Leia o texto 'Lei Maria da Penha' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, no título V da Lei Maria da Penha e em seus quatro artigos, está prevista a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, órgãos responsáveis por investigar, julgar e punir qualquer indivíduo que cometa uma infração prevista no Código Penal.

II. O título IV da Lei Maria da Penha se dedica às medidas protetivas de urgência, de acordo com o texto.

III. O título III da Lei Maria da Penha trata, entre outros aspectos, da questão da assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar e assistência social às vítimas, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Vilnius, Lituânia

Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil. 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).

O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.

Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.

Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020). 
Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Vilnius é a capital da Lituânia e a cidade europeia com a maior taxa de densidade demográfica, de acordo com as informações do texto. II. De acordo com o texto, o aluguel de um apartamento de um quarto no centro de Vilnius custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros). Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Vilnius, Lituânia

Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil. 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).

O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.

Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.

Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020). 
Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. A economia de Vilnius gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil, de acordo com as informações do texto. II. De acordo com o texto, em Vilnius, o poder de compra da população é elevado, pois os preços dos alimentos e dos produtos básicos de limpeza e higiene são os mais baratos do leste europeu. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Vilnius, Lituânia

Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil. 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).

O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.

Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.

Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020). 
Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O texto afirma que, em Vilnius, o indicador de custo de vida é elevado devido à crescente inflação da região e à escassez de produtos agrícolas nos meses de inverno. II. Em Vilnius, o elevado índice de poluição, o grande número de veículos usados diariamente e a maior concentração de fábricas do leste europeu fazem dessa cidade uma das mais poluídas da Europa, de acordo com as informações do texto. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Vilnius, Lituânia

Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil. 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).

O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.

Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.

Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020). 
Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. A língua oficial de Vilnius (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não a conhece, de acordo com o texto. II. Em Vilnius, uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros), afirma o texto. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Vilnius, Lituânia

Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil. 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).

O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.

Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.

Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020). 
Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Vilnius conta com serviços de saúde e de segurança eficientes ao mesmo tempo em que carece de infraestrutura de transportes e telecomunicações, afirma o texto. II. Vilnius é a principal produtora de peixe enlatado da Lituânia, de acordo com as informações do texto. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Vilnius, Lituânia

Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil. 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).

O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.

Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.

Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020). 
Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. De acordo com o texto, Vilnius conta com apenas 575,1 mil habitantes, segundo a estimativa do ano de 2019. II. O texto afirma que Vilnius é uma das cidades mais baratas para viver na União Europeia. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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