Questões de Português do ano 2020

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Vilnius, Lituânia


Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil.


O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).


O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.


Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.


Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0

(acesso em 07/04/2020). 

Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Em Vilnius, a qualidade de vida é muito baixa, pois a população não dispõe de boas condições de infraestrutura e o governo local é ineficiente na prestação dos serviços públicos, de acordo com o texto.


II. As contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m2 em Vilnius custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros), de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Autoridade


Para compreendermos a questão da autoridade em nossos dias, devemos buscar na base histórica da formação de nossa sociedade contemporânea indícios que confirmam e influenciam as relações da nossa época atual, desde os primeiros indícios da sociedade Grega e, posteriormente, sua efetivação na vida pública/política no Império Romano, culminando na era cristã.


O conceito e a prática da autoridade se estruturam de forma significativa nessas sociedades, onde reside toda estrutura da autoridade nos tempos modernos, desde sua solidificação no decorrer dos tempos até a sua crise nos dias atuais. 


Na sociedade grega, se configurava um quadro social característico. Em sua intrincada estrutura, inexistia uma relação de autoridade no contexto da esfera pública/política. Os cidadãos gregos eram seus próprios governantes, que se autodenominavam de polis grega, ou um governo de muitos governantes, ou seja, os cidadãos exerciam a democracia no princípio da igualdade e na persuasão dos argumentos, só se verificando a relação de autoridade nos momentos de exceção, como exemplo, em períodos de guerra ou na relação com os seus escravos.


Posteriormente, no Império Romano, apesar de forte influência da cultura grega, o conceito de autoridade se instala no fato político. A fundação romana continha um forte caráter sagrado, pois nessa sociedade a religião e a política eram consideradas idênticas, e o conceito de autoridade estava fortemente fincado na tradição e na religião. 


Na sociedade cristã, aparentemente antagônica aos valores greco-romanos, o que se observa é a forte influência herdada das sociedades anteriores em relação à concepção de autoridade, pois os mesmos pilares de tradição e religião como parâmetros de autoridade foram mantidos e reforçados. 


Portanto, analisando a formação de nossa sociedade pela história, passamos a entender a crise de autoridade que vivenciamos, porque o seu conceito está configurado na tradição e na religião, que não correspondem mais aos anseios de nossa sociedade atual. 


(Adaptado. Revisão linguística. Trecho de SALVADOR, M.A. S. Disponível em: https://bit.ly/2x51aF2)

Leia o texto 'A Questão da Autoridade entre Professor e Aluno, um Desafio da Escola (trecho)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Mesmo os cristãos, avessos à cultura greco-romana, herdaram a forte influência das sociedades anteriores em relação à concepção de autoridade. Sendo assim, pode-se dizer que o discurso religioso nunca exerceu poder sobre as pessoas, já que os pilares de tradição e religião foram utilizados apenas pelas civilizações clássicas antigas.
II. Observa-se, no texto, uma estreita ligação, apontada pelo autor, entre autoridade e religião. Neste sentido, pode-se inferir que o discurso religioso ganha destaque devido à relação de poder que exerce sobre as pessoas.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Autoridade


Para compreendermos a questão da autoridade em nossos dias, devemos buscar na base histórica da formação de nossa sociedade contemporânea indícios que confirmam e influenciam as relações da nossa época atual, desde os primeiros indícios da sociedade Grega e, posteriormente, sua efetivação na vida pública/política no Império Romano, culminando na era cristã.


O conceito e a prática da autoridade se estruturam de forma significativa nessas sociedades, onde reside toda estrutura da autoridade nos tempos modernos, desde sua solidificação no decorrer dos tempos até a sua crise nos dias atuais. 


Na sociedade grega, se configurava um quadro social característico. Em sua intrincada estrutura, inexistia uma relação de autoridade no contexto da esfera pública/política. Os cidadãos gregos eram seus próprios governantes, que se autodenominavam de polis grega, ou um governo de muitos governantes, ou seja, os cidadãos exerciam a democracia no princípio da igualdade e na persuasão dos argumentos, só se verificando a relação de autoridade nos momentos de exceção, como exemplo, em períodos de guerra ou na relação com os seus escravos.


Posteriormente, no Império Romano, apesar de forte influência da cultura grega, o conceito de autoridade se instala no fato político. A fundação romana continha um forte caráter sagrado, pois nessa sociedade a religião e a política eram consideradas idênticas, e o conceito de autoridade estava fortemente fincado na tradição e na religião. 


Na sociedade cristã, aparentemente antagônica aos valores greco-romanos, o que se observa é a forte influência herdada das sociedades anteriores em relação à concepção de autoridade, pois os mesmos pilares de tradição e religião como parâmetros de autoridade foram mantidos e reforçados. 


Portanto, analisando a formação de nossa sociedade pela história, passamos a entender a crise de autoridade que vivenciamos, porque o seu conceito está configurado na tradição e na religião, que não correspondem mais aos anseios de nossa sociedade atual. 


(Adaptado. Revisão linguística. Trecho de SALVADOR, M.A. S. Disponível em: https://bit.ly/2x51aF2)

Leia o texto 'A Questão da Autoridade entre Professor e Aluno, um Desafio da Escola (trecho)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo o texto, a visão de autoridade na sociedade romana esteve muito ligada à forte influência da cultura grega. Sendo assim, por estar intimamente ligada ao politeísmo, a questão da autoridade se limita à política.
II. O texto afirma que, devido à concepção de democracia surgida na Grécia, a autoridade, para os gregos, era constituída à base dos argumentos. Ou seja, quanto mais persuasivo o argumento, maiores as chances de sua validação pelo grupo, em diversas esferas, com única exceção para os períodos de guerra.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Autoridade


Para compreendermos a questão da autoridade em nossos dias, devemos buscar na base histórica da formação de nossa sociedade contemporânea indícios que confirmam e influenciam as relações da nossa época atual, desde os primeiros indícios da sociedade Grega e, posteriormente, sua efetivação na vida pública/política no Império Romano, culminando na era cristã.


O conceito e a prática da autoridade se estruturam de forma significativa nessas sociedades, onde reside toda estrutura da autoridade nos tempos modernos, desde sua solidificação no decorrer dos tempos até a sua crise nos dias atuais. 


Na sociedade grega, se configurava um quadro social característico. Em sua intrincada estrutura, inexistia uma relação de autoridade no contexto da esfera pública/política. Os cidadãos gregos eram seus próprios governantes, que se autodenominavam de polis grega, ou um governo de muitos governantes, ou seja, os cidadãos exerciam a democracia no princípio da igualdade e na persuasão dos argumentos, só se verificando a relação de autoridade nos momentos de exceção, como exemplo, em períodos de guerra ou na relação com os seus escravos.


Posteriormente, no Império Romano, apesar de forte influência da cultura grega, o conceito de autoridade se instala no fato político. A fundação romana continha um forte caráter sagrado, pois nessa sociedade a religião e a política eram consideradas idênticas, e o conceito de autoridade estava fortemente fincado na tradição e na religião. 


Na sociedade cristã, aparentemente antagônica aos valores greco-romanos, o que se observa é a forte influência herdada das sociedades anteriores em relação à concepção de autoridade, pois os mesmos pilares de tradição e religião como parâmetros de autoridade foram mantidos e reforçados. 


Portanto, analisando a formação de nossa sociedade pela história, passamos a entender a crise de autoridade que vivenciamos, porque o seu conceito está configurado na tradição e na religião, que não correspondem mais aos anseios de nossa sociedade atual. 


(Adaptado. Revisão linguística. Trecho de SALVADOR, M.A. S. Disponível em: https://bit.ly/2x51aF2)

Leia o texto 'A Questão da Autoridade entre Professor e Aluno, um Desafio da Escola (trecho)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Como sugere o texto, a questão da autoridade, durante séculos, esteve ligada à religião, por apresentar-se, muitas vezes, na figura de homens considerados “sagrados”.
II. O autor conclui que a crise de autoridade que vivemos atualmente está relacionada ao fato de que a religião e a tradição não correspondem mais aos anseios de nossa sociedade atual. Ou seja, elas mudaram de acordo com o tempo e o discurso religioso perdeu validade, pois mais pessoas se tornaram ateias.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Cidadania

A ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democrática, por sua associação com o valor da liberdade e como os direitos dele derivados. Um longo percurso foi percorrido, no entanto, quer no campo do pensamento político moderno e contemporâneo, quer na história das sociedades, para que se definissem o alcance dessa liberdade e o conteúdo desses direitos. Nessa trajetória, a noção de cidadania encontrou diversas significações.
Em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: civil, político e social. Os direitos que materializam a liberdade individual (a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça) constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. 
No campo político, afilia-se o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político, como o parlamento e demais câmaras representativas ou conselhos de governo.
Já os direitos sociais não envolvem definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades, implicando desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança até o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. Direitos que se exercem, fundamentalmente, através do sistema educacional e dos serviços sociais.

O desenvolvimento histórico da noção de cidadania – tanto em sua concretização nos direitos que integram a institucionalidade liberal quanto no ideário democrático – seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou aprisionar pelo argumento da igualdade civil. A igualdade jurídica confrontou-se, desgastando-se, com a desigualdade social (própria do mercado capitalista) e com desigualdade poder (materializada pelo voto censitário, que garantia reprodução dessa matriz).

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/35CvIex.
Leia o texto 'Cidadania' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que, no campo político, os cidadãos têm o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político. II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o desenvolvimento histórico da noção de cidadania seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou se aprisionar pelo argumento da igualdade civil. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Cidadania

A ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democrática, por sua associação com o valor da liberdade e como os direitos dele derivados. Um longo percurso foi percorrido, no entanto, quer no campo do pensamento político moderno e contemporâneo, quer na história das sociedades, para que se definissem o alcance dessa liberdade e o conteúdo desses direitos. Nessa trajetória, a noção de cidadania encontrou diversas significações.
Em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: civil, político e social. Os direitos que materializam a liberdade individual (a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça) constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. 
No campo político, afilia-se o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político, como o parlamento e demais câmaras representativas ou conselhos de governo.
Já os direitos sociais não envolvem definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades, implicando desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança até o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. Direitos que se exercem, fundamentalmente, através do sistema educacional e dos serviços sociais.

O desenvolvimento histórico da noção de cidadania – tanto em sua concretização nos direitos que integram a institucionalidade liberal quanto no ideário democrático – seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou aprisionar pelo argumento da igualdade civil. A igualdade jurídica confrontou-se, desgastando-se, com a desigualdade social (própria do mercado capitalista) e com desigualdade poder (materializada pelo voto censitário, que garantia reprodução dessa matriz).

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/35CvIex.
Leia o texto 'Cidadania' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. As informações presentes no texto permitem concluir que a ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democráticas, por ser contrária ao conceito de liberdade. II. As informações presentes no texto permitem inferir que um longo percurso foi percorrido para que se definissem o alcance da liberdade e o conteúdo dos direitos mencionados pelo autor. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Cidadania

A ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democrática, por sua associação com o valor da liberdade e como os direitos dele derivados. Um longo percurso foi percorrido, no entanto, quer no campo do pensamento político moderno e contemporâneo, quer na história das sociedades, para que se definissem o alcance dessa liberdade e o conteúdo desses direitos. Nessa trajetória, a noção de cidadania encontrou diversas significações.
Em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: civil, político e social. Os direitos que materializam a liberdade individual (a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça) constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. 
No campo político, afilia-se o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político, como o parlamento e demais câmaras representativas ou conselhos de governo.
Já os direitos sociais não envolvem definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades, implicando desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança até o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. Direitos que se exercem, fundamentalmente, através do sistema educacional e dos serviços sociais.

O desenvolvimento histórico da noção de cidadania – tanto em sua concretização nos direitos que integram a institucionalidade liberal quanto no ideário democrático – seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou aprisionar pelo argumento da igualdade civil. A igualdade jurídica confrontou-se, desgastando-se, com a desigualdade social (própria do mercado capitalista) e com desigualdade poder (materializada pelo voto censitário, que garantia reprodução dessa matriz).

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/35CvIex.
Leia o texto 'Cidadania' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. As informações presentes no texto permitem inferir que a igualdade jurídica se confrontou com a desigualdade social e com a desigualdade de poder. II. O texto leva o leitor a entender que os direitos que materializam a liberdade individual constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. Esses direitos, exemplifica o texto, compreendem a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, o direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Cidadania

A ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democrática, por sua associação com o valor da liberdade e como os direitos dele derivados. Um longo percurso foi percorrido, no entanto, quer no campo do pensamento político moderno e contemporâneo, quer na história das sociedades, para que se definissem o alcance dessa liberdade e o conteúdo desses direitos. Nessa trajetória, a noção de cidadania encontrou diversas significações.
Em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: civil, político e social. Os direitos que materializam a liberdade individual (a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça) constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. 
No campo político, afilia-se o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político, como o parlamento e demais câmaras representativas ou conselhos de governo.
Já os direitos sociais não envolvem definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades, implicando desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança até o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. Direitos que se exercem, fundamentalmente, através do sistema educacional e dos serviços sociais.

O desenvolvimento histórico da noção de cidadania – tanto em sua concretização nos direitos que integram a institucionalidade liberal quanto no ideário democrático – seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou aprisionar pelo argumento da igualdade civil. A igualdade jurídica confrontou-se, desgastando-se, com a desigualdade social (própria do mercado capitalista) e com desigualdade poder (materializada pelo voto censitário, que garantia reprodução dessa matriz).

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/35CvIex.
Leia o texto 'Cidadania' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto leva o leitor a entender que os direitos que materializam a liberdade individual, como os direitos à educação e à segurança, são prioritariamente garantidos aos indivíduos que residem em áreas rurais, no Brasil. II. Após a análise do texto, é possível concluir que, em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: econômico, político e biológico. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Cidadania

A ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democrática, por sua associação com o valor da liberdade e como os direitos dele derivados. Um longo percurso foi percorrido, no entanto, quer no campo do pensamento político moderno e contemporâneo, quer na história das sociedades, para que se definissem o alcance dessa liberdade e o conteúdo desses direitos. Nessa trajetória, a noção de cidadania encontrou diversas significações.
Em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: civil, político e social. Os direitos que materializam a liberdade individual (a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça) constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. 
No campo político, afilia-se o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político, como o parlamento e demais câmaras representativas ou conselhos de governo.
Já os direitos sociais não envolvem definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades, implicando desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança até o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. Direitos que se exercem, fundamentalmente, através do sistema educacional e dos serviços sociais.

O desenvolvimento histórico da noção de cidadania – tanto em sua concretização nos direitos que integram a institucionalidade liberal quanto no ideário democrático – seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou aprisionar pelo argumento da igualdade civil. A igualdade jurídica confrontou-se, desgastando-se, com a desigualdade social (própria do mercado capitalista) e com desigualdade poder (materializada pelo voto censitário, que garantia reprodução dessa matriz).

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/35CvIex.
Leia o texto 'Cidadania' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. Após a análise do texto, é possível inferir que os direitos sociais não envolvem uma definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades. Como exemplos, o texto cita o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança e o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. II. Uma das ideias presentes no texto é a de que os direitos sociais se exercem, exclusivamente, através dos sistemas educacional e penitenciário. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta em seu texto o repúdio a toda e qualquer forma de exploração, desigualdade e discriminação, seja de sexo, de idade, de raça, de nacionalidade, de religião, de opinião política, de origem social etc. 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta, de forma clara e incisiva, todos os direitos inerentes à pessoa.

São eles: o direito à vida; à liberdade; à segurança pessoal; à liberdade de pensamento e de expressão; à remuneração justa, que assegure uma existência compatível com a dignidade humana; à proteção social; à saúde, à educação, ao alimento, à habitação e ao lazer; à proteção no desemprego, na doença, na velhice, na viuvez.

Para que a Declaração Universal dos Direitos Humanos seja respeitada em seus princípios e valores, é necessário que ela seja reconhecida pelas leis que regulam a conduta dos homens em toda sociedade, de acordo com a constituição política de cada estado ou nação.

Infelizmente, passados mais de cinquenta anos de sua assinatura, continuamos a presenciar, em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, as mais variadas formas de violação e desrespeito dos Direitos Humanos; violação e desrespeito que caminham junto com os mais diversos tipos de violência. Atos bastante simples - como prestar atenção ao que acontece à nossa volta, ligar o rádio ou a televisão, ler jornais - nos colocam, frequentemente, diante da violação dos Direitos Humanos.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/35Tg7aP. 
Leia o texto 'Declaração Universal dos Direitos Humanos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. Após a análise do texto, é possível concluir que, para que a Declaração Universal dos Direitos Humanos seja respeitada em seus princípios e valores, é necessário que ela seja reconhecida pelas leis que regulam a conduta dos homens em toda sociedade, de acordo com a constituição política de cada estado ou nação. II. As informações presentes no texto permitem concluir que a violação e o desrespeito aos Direitos Humanos são fenômenos presentes em todas as partes do mundo, e o Brasil não está livre desse tipo de atitude. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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