Questões de Português do ano 2020

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Nas expressões, (1) “Somente João foi ao cinema” e (2) “Felizmente João foi ao cinema” é possível inferirmos, no que cerne ao processo de produção:

    A) “Somente” não se incide sobre o conteúdo da oração, expressando ideia vaga na enunciação; “felizmente” incide sobre o conteúdo da oração, expressando a ideia de felicidade daquele que fala.

    B) Ambos os advérbios possibilitam a retomada de expressões complexas, as quais carregam restrições explícitas nas orações, além de expressarem a ideia central de negação.

    C) Em (1), a exclusão dada ao sentido da enunciação pelo advérbio “somente” possui característica semântica semelhante encontrada em (2), visto que ambas as expressões incidem sobre o conteúdo da oração no processo enunciativo.

    D) Em (1), a opinião dada à atitude de somente João ter ido ao cinema é clara dentro do processo enunciativo; em (2), fica evidente o modo feliz como João foi ao cinema, excluindo qualquer ideia contrária.

    E) “Somente” incide sobre o conteúdo da oração, expressando ideia de exclusão; “Felizmente” não se incide sobre o conteúdo da oração, mas expressa a opinião, a atitude daquele que fala.

Em “gêneros multimodais” a relação de hiperonímia é encontrada no seguinte grupo de palavras:

    A) Cartazes, tira cômica, receita de bolo, e-mail.

    B) Conta de água, manual de instrução, bula de remédio, consulta.

    C) Poema, resenha, telefonema, perfil pessoal.

    D) Tira, charge, anúncio publicitário, cordel.

    E) Artigo de opinião, folhetos, volantes, rótulos.

“A bela bola rola: A bela bola do Raul.
Rosa amarela, a da Arabela. A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul. A bola é mole, é mole e rola. A bola é bela, é bela e pula.
É bela, rola e pula, é mole, amarela, azul.
A do Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul.”
(MEIRELES, C. Jogo de bola. In: FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 32.)
Para se manter a literariedade, a autora utiliza a seguinte repetição sonora:

    A) Vogais fechadas, consoantes labiodentais e palatais.

    B) Vogais abertas, consoantes oclusivas e bilabiais.

    C) Vogais abertas, consoantes bilabiais e alveolares.

    D) Semivogias, consoantes bilabiais e glotais.

    E) Vogais fechadas, consoantes goltais e palatoalveolares.

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 55 44 33 22. Verônica”.
(MARCURSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editora, 2008. p. 174.)
Dentro da teoria de gêneros textuais defendida por Marcuschi (2008), o suporte de um gênero, locus físico ou virtual, não é capaz de determinar o gênero, e sim o gênero exige um suporte específico.
Tomando como base as diversas situações comunicativas com o uso da sequência textual apresentada, relacione o nome do gênero textual ao seu respectivo suporte.
I. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um convite. II. Se o texto for passado pela secretária eletrônica de Verônica a Paulo, trata-se de um bilhete. III. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um bilhete. IV. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um recado. V. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um telegrama.
Aponte a alternativa em que todas as afirmativas são FALSAS.

    A) I, II, III e IV apenas.

    B) I, III e IV apenas.

    C) I, II e IV apenas.

    D) III, IV apenas.

    E) I, II, III, IV e V.


(MARCURSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editora, 2008. p. 94.)

Partindo do pressuposto de Marcuschi (2008), “Um texto é uma proposta de sentido e ele só se completa com a participação do seu leitor/ouvinte. Na produção de um texto, não entram apenas fenômenos estritamente linguísticos”. Conforme as teorias do texto, evidencia-se na charge um aspecto curioso que coopera para a construção do sentido:

    A) A presença de orações sequenciadas, porque mesmo não havendo somente elementos linguísticos, os não linguísticos são capazes de dá movimento ao texto por meio das imagens.

    B) Serve-se de um sistema semiótico diferente do que o linguístico, uma vez que se trata de um gênero multimodal, como todas as charges.

    C) Não se restringe ao uso da linguagem articulada, já que a dupla articulação se mantém empírica nas sequências interpretativas, em um contexto social de produção pautado no discurso político.

    D) A ausência de orações sequenciadas, porque mesmo não havendo elementos linguísticos, os não linguísticos são capazes de dá movimento ao texto por meio das imagens.

    E) Não se serve de uma sistema semiótico diferente do linguístico, mesmo que se trate de uma gênero multimodal.


(MARCURSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editora, 2008. p. 94.)

Na charge apresentada, há a reprodução de um ato de fala bastante reconhecido socialmente, em que a sequência de imagens, mediante a utilização da linguagem verbal e não verbal, produzem os efeitos desejados. No texto de humor existem aspectos referenciais que são estimulados por meio do conhecimento prévio.
Em conformidade com o texto, para uma efetiva interpretação, pode-se levar em conta que:
I. O personagem em questão, à época ocupando o cargo de Ministro da Saúde, referese ao político José Serra. II. A visita desse ministro a São Paulo e a agressão por ele sofrida foi a de ser lançado um ovo em seu rosto. III. O ato de lançar ovos, tomates ou tortas em personagens públicos como sinal de protesto não é uma ação individual, mas típica de culturas democráticas. IV. A situação hilária foi produzida com a dubiedade da interpretação referencial, que se produziu com um “equívoco” referencial de efeitos específicos.
Aponte a alternativa VERDADEIRA.

    A) I, II e IV apenas.

    B) I, II e III apenas.

    C) I, III e IV apenas.

    D) II e III apenas.

    E) I, II, III e IV.

“Não existe nada que impeça as pessoas de escrecer em um, eu uma etc. Só não devemos alegar que essas formas são mais “elegantes” ou mais “corretas” do que num, numa etc., que estão registradas na língua há mais de 700 anos! Além do mais, tem uma grande incoerência aí: se ninguém escreve em ela, em o, em esse, em aquela etc., por que dar esse tratamento somente ao num?” (BAGNO, Marcos. Gramática de bolso do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 293.)
Conforme o que foi discutido no texto:

    A) As regras da gramática normativa seguem padrões determinados historicamente, entretanto, a sua incorporação na língua se dá paulatinamente.

    B) Devido ao caráter da língua ser sistemático, as mudanças linguísticas independem dos usuários.

    C) As mudanças linguísticas obedecem a regras instituídas pela própria língua e acordadas pelos falantes, assim todas as mudanças são permitidas e determinadas que se estabeleçam.

    D) As mudanças só são permitidas repentinamente, sem controle dos usuários da língua.

    E) Só há de fato mudanças potenciais se houver regras prescritivas para isso.

Lopes et al, (2014) argumentam que, de acordo com pesquisas, as sociedades promovidas pela tecnologia da escrita, de um modo geral, o mundo da leitura de produção de textos escritos, são mediadas pelo professor na escola. Com isso, as autoras inferem que:

    A) A escola como principal responsável pela instrução da leitura e escrita é o único espaço social que insere o indivíduo no processo de leitura e escrita como prática social.

    B) O papel da escola é ensinar a norma-padrão, expondo os padrões gramaticais de uso.

    C) A escrita é vista como sinônimo de poder, portanto nem todos têm acesso a esses recursos tecnológicos.

    D) A escola como uma instituição social dotada de suas ideologias sistematizadas é o principal espaço que capacita o aluno para o acesso à leitura e à escrita.

    E) Apropriar-se do ato de ler e escrever é suficiente para usá-los nos diferentes espaços sociais em que o indivíduo frequenta. É pertinente, assim, que o processo de leitura e escrita sejam necessários e suficientes na realização das demandas sociais modernas.


Dentre as classificações presentes no quadro de relações intertextualis de Piègay-Gros (1996), encontram-se: citação, menção, referência, plágio e alusão.


Nas tiras apresentadas fica evidente a presença de um(a):

    A) Plágio.

    B) Menção.

    C) Citação.

    D) Alusão.

    E) Referência.

Texto para questão.
Cidadezinha qualquer
Casa entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar Um homem vai devagar Um cachorro vai devagar Um burro vai devagar
Devagar...as janelas olham Eta vida besta, meu Deus.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. De alguma poesia (1930). Disponível em:< http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html>. Acesso em: 15 fev 2020.)
Na visão de Fávero (2000), há paralelismo a partir do momento em que as estruturas são reutilizadas, mas com diferentes conteúdos, ou seja, “um meio para deixar fluir o texto” (p. 81).
Diante disso, depreende-se que:

    A) No título há paralelismo, visto que é ativado um frame: o retrato da vida em uma cidadezinha do interior.

    B) No último verso há paralelismo, visto que se tem resumida a concepção sobre a vida que aí se leva: “Eta vida besta, meu Deus”.

    C) Em “Vai devagar”, a recorrência imprime ao texto um caráter concreto: na cidadezinha tudo vai devagar e a única ação está nas janelas.

    D) A semelhança lexical entre “bananeiras” e “laranjeiras” acentuam o fluxo do texto, tornando as diferenças semânticas lexicais reutilizáveis, em meio ao conteúdo paralelo do poema.

    E) Em “um”, a recorrência imprime ao texto um caráter imaginário da existência de um objeto referido e paralelo ao conteúdo dos versos.

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