Questões de Português do ano 2020

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Na passagem: “A questão é conhecer os mecanismos que medeiam essa influência do ambiente sobre a educação. Os aspectos socioeconômicos são considerados fatores determinantes distais.” (L. 5-8)


A forma verbal destacada no fragmento do texto sinaliza

    A) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo incendiar.

    B) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo premiar.

    C) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo balancear.

    D) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo sediar.

    E) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo financiar.

Sabe-se que um artigo de opinião é um gênero textual que parte da observância de fatos cotidianos para enriquecê-los com reflexões predominantemente de caráter social.

Nesse sentido, e a partir da situação-problema presente no artigo, analise as afirmativas a seguir.

I. A utilização da primeira pessoa do singular confere uma abordagem temática evidentemente subjetiva e apelativa em muitas passagens do artigo, como se percebe em: “O espanto com essa situação absurda me levou a investigar o quadro atual, após a Covid-19. Preparem-se.” (L. 42-43)

II. O argumento a partir de dados estatísticos, como ocorre em: “O fechamento das escolas em nível nacional foi adotado em 144 países. Em outros, as escolas fecharam apenas em algumas unidades regionais. O mapa atualiza a situação do Brasil: em 22 de junho, quase 53 milhões de estudantes sem aulas.” (L. 53-56) corrobora a gravidade das situações articuladas sobre o tema.

III. A defesa do ponto de vista do autor em: “Um dos grandes desafios após a pandemia já não será mais alcançar o Objetivo 4 da Agenda 2030. Será garantir a volta à escola dos alunos mais pobres, aqueles cujas famílias perderam emprego e renda com a crise econômica que chegou com a Covid-19.” (L. 71-75) parte de um fato evidentemente comprovado para chegar a uma conclusão pertinente sobre o tema.


Assinale:

    A) se somente a afirmativa I estiver correta.

    B) se somente a afirmativa II estiver correta.

    C) se somente a afirmativa III estiver correta.

    D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

    E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Sobre o texto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A oração destacada em: “A questão é conhecer os mecanismos que medeiam essa influência do ambiente sobre a educação.” (L. 5-6) funciona sintaticamente como uma subordinada substantiva, exercendo o papel sintático de aposto.

( ) A oração destacada em: “Gravaram em finais de semana, para avaliar por meio de um programa especialmente concebido para isso, a oferta linguística doméstica.” (L. 30-32) encontra-se subordinada à principal atribuindo-lhe um valor adverbial de finalidade.

( ) A oração destacada em: “Obviamente, estamos falando de médias, que geralmente escondem situações ainda mais pavorosas, se considerarmos os altos níveis de pobreza e desigualdade em muitos países.” (L. 57-59) deve ser classificada como subordinada adjetiva explicativa porque exerce a função sintática de adjunto adnominal em relação a um termo da oração principal.

( ) A oração subordinada destacada em: “É necessário conhecer os fatores proximais, para que o enfrentamento do problema seja mais dirigido” (L. 8-10) assume um papel substantivo, pois exerce a função sintática de objeto direto em relação à principal.

( ) A oração destacada em: “Haverá a tendência, é natural, de que muitos jovens precisem trabalhar para ajudar a família, e fiquem fora da escola.” (L. 75-77) deve ser classificada como coordenada aditiva por imprimir um valor de adição ao período a que pertence.


As afirmativas são, respectivamente,

    A) V, V, V, F e F.

    B) V, V, F, F e V.

    C) F, V, V, F e V.

    D) V, V, F, F e F.

    E) F, V, F, V e V.

Analise o fragmento de texto a seguir.


“Os números da Unesco de 2019 crescerão dramaticamente em 2021. E o problema passa a ser conseguir que retornem à escola.” (L. 77-79)


A utilização do acento grave (crase) no trecho destacado é recomendada porque

    A) houve a fusão do artigo A – regência do verbo retornar – com o artigo feminino do substantivo “escola”.

    B) houve a fusão da preposição A – regência do verbo retornar – com o complemento nominal “à escola”.

    C) houve a predominância do artigo A nas duas estruturas.

    D) houve a predominância da preposição A – pedida pelo verbo e pelo substantivo “escola”.

    E) houve a fusão da preposição A – regência do verbo retornar – com o artigo feminino do substantivo “escola”.

Em algumas passagens do artigo de opinião, há a presença do travessão, pontuação específica para determinadas estruturas. No caso da seguinte passagem: “Os pesquisadores selecionaram crianças entre 5 e 9 anos de famílias de Nova York com diferentes níveis de renda familiar, e colocaram na roupa das crianças — com autorização das famílias, é claro — um minigravador capaz de registrar até 16 horas das conversas em casa.” (L. 26-30), os travessões

    A) foram usados para indicar a mudança de interlocutor na transcrição de um diálogo.

    B) foram usados para inserir um discurso direto.

    C) foram usados para acrescentar uma expressão relevante ao período.

    D) foram usados para substituir ideias no período.

    E) foram usados para substituir os dois-pontos no período.

“A pobreza impacta o cérebro, que impacta a linguagem, que impacta a leitura” – o título do artigo possibilita estabelecermos uma circularidade coesiva com o seguinte fragmento do texto:

    A) “A questão é conhecer os mecanismos que medeiam essa influência do ambiente sobre a educação.” (L. 5-6)

    B) “Pobres crianças pobres.” (L. 80)

    C) “O fechamento das escolas em nível nacional foi adotado em 144 países.” (L. 53-54)

    D) “A desigualdade social que assola os países — quase todos eles — pôde ser captada pelos dados da Unesco de 2019...” (L. 66-67)

    E) “Por fim, vários testes específicos foram aplicados para avaliar as habilidades de linguagem e de leitura dessas crianças.” (L. 38-40)

Em relação à concordância verbal, assinale a afirmativa correta.

    A) Havia muitas pessoas recebendo likes por aquela postagem.

    B) Mais de uma pessoa ficaram viciadas pelo uso do celular.

    C) As pessoas tem pressa em postar suas viagens.

    D) Já fazem mais de três horas que ele está entregue às redes sociais.

    E) A gente estamos sempre felizes nas fotos postadas.

“Antigamente, era preciso berrar, de preferência de cima de um montinho...” (L. 1-2). O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que está o destacado acima, encontra-se na frase:

    A) Jesus só conseguiu juntar 11 seguidores.

    B) Qualquer um consegue atingir o mundo inteiro.

    C) Se fosse um sermão...

    D) Quantos talentos desconhecidos vão surgir.

    E) Antes do advento do like, a gente recebia raras recompensas.

“Antes do advento do like, a gente recebia raras recompensas.” (L. 27-28) A palavra destacada, na frase acima, pode ser substituída sem perda de sentido por

    A) corriqueiras.

    B) frequentes.

    C) habituais.

    D) incomuns.

    E) comuns.

“Se fosse um sermão, era preciso descolar uma montanha: Ainda assim, não se conseguia angariar muita gente” (L. 3-5). O conectivo destacado no período acima introduz, em relação ao que antes se afirmou, uma

    A) adição.

    B) oposição.

    C) condição.

    D) conclusão.

    E) alternância.

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