O que é erro?
Como vimos na primeira parte do livro, o Mito nº 6 expressa a prática milenar de confundir língua em geral com escrita e, mais reduzidamente ainda, com ortografia oficial. A tal ponto que uma elevada porcentagem do que se rotula de erro de português é, na verdade, mero desvio da ortografia oficial. O vigor desse mito se depreende, por exemplo, num exercício de pesquisa sugerido por um livro didático chamado Nossa palavra. Após apresentar o poema Erro de português, de Oswald de Andrade, os autores (CARVALHO; RIBEIRO, 1998) pedem ao aluno:
1. Procure localizar erros de português em cartazes, placas, ou até mesmo na fala de pessoas que você conhece. Transcreva-os em seu caderno (p.125).
Ora, em cartazes e placas não aparecem erros de português e, sim, erros de ortografia. (BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 52. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009. p. 147-148.)
Conforme o texto, erro de português e erro de ortografia, na visão do teórico apresentado:
A) São erros interligados e têm associações linguísticas com a oralidade e com a escrita, respectivamente.
B) Ocupam todos os usuários da língua, desde que haja um texto verbal.
C) Dizem respeito à escrita, somente.
D) Exercícios como esse só servem para transformar os estudantes em novos comandos paragramaticais.
E) Na atividade proposta, o aluno que encontrar algum erro será capaz de inferiorizar a linguagem ali apresentada, estigmatizando um produto vendido, por exemplo.