Questões de Português do ano 2021

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Pandemia acelera digitalização dos micro e pequenos empreendedores

    A pandemia acelerou os processos de migração dos micro e pequenos empreendedores para os meios digitais, mostrou uma pesquisa do Sebrae-SP.
    O levantamento apontou que 22% deles passaram a usar plataformas on-line nos últimos meses, enquanto 60% que já utilizavam, intensificaram as operações virtuais.
    É o caso do Henrique Kagohara, por exemplo, que está faturando 30% a mais do que no ano passado, devido à repaginada que ele e os seus sócios deram nos perfis da loja de pesca nas redes sociais. Com essa mudança, eles conseguiram conquistar mais 2,5 mil seguidores.
    “A gente oferece o conteúdo, oferece como fazer a pescaria, onde fazer a pescaria. E, por trás disso, tem o produto que nós temos aqui e o nosso contato”, conta Henrique.
     “A gente desperta o interesse da pessoa através do tipo de pescaria que ela anda pesquisando ou vendo nas redes sociais”.
    No parque tecnológico de São José dos Campos (SJC), no interior de São Paulo, um projeto piloto ajudou donos de seis pequenas empresas a entrarem no mundo virtual, a partir do zero.
    Empresas de tecnologia criaram páginas em redes sociais e em espaços de comércio on-line, além de treinarem os comerciantes para atualizar o conteúdo e melhorar a comunicação com os clientes.
     “A diferença fundamental é que as imagens daquele produto [...] precisam ser tratadas”, diz Marcelo Nunes, coordenador do projeto.
    “Eu preciso ter formas de pagamento, utilização de cartão, emissão de nota fiscal, eu preciso ter a logística depois de vender, como vou entregar. [...] Nós executamos isso para o cliente durante o processo da transformação”, acrescenta.
    A microempreendedora Clélia Rosângela Barros é uma das pessoas que participou da iniciativa. Ela entendeu que precisava perder o receio de usar a internet quando teve que fechar a ótica. Clélia ficou sem se comunicar com os seus clientes e sem faturar.
     Mas o projeto a ajudou a mudar essa situação e a empreendedora já vê o resultado, já que as vendas da sua loja chegaram a crescer pelo menos 5%.
    “É um caminho sem volta, agora é só aprimorar, praticar”, diz Clélia.

(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2020/12/21/pandemia-acelera-digitalizacao-dos-micro-e-pequenos-empreendedores. ghtml. Acesso em: dezembro de 2020.)
De acordo com a tipologia textual apresentada, pode-se afirmar que a norma padrão da língua portuguesa é o nível adequado de linguagem a ser utilizado e empregado; deste modo, considere a estrutura linguística do título atribuído ao texto e assinale a consideração correta a respeito.

    A) Uma reescrita possível para o enunciado apresentado seria: “Pandemia acelera digitalização dos micros e pequenos empreendedores.”

    B) A justificativa para a composição apresentada para o uso da forma sem o plural é que o termo “micro” se trata de um elemento de composição.

    C) Quando dois adjetivos modificam um substantivo no plural, é possível apenas uma concordância tal qual ocorre em: “as polícias civil e militar”, ou seja, os dois adjetivos permanecem no singular.

    D) Ao relacionar o termo “pandemia” à forma verbal “acelera”, o enunciador ultrapassa o limite da linguagem denotativa o que significa dizer que a adequação indicada no enunciado da questão é intencionalmente rejeitada.

Os períodos listados na coluna 2 apresentam em sua oração subordinada um dos sentidos indicados na coluna
1. Relacione corretamente as colunas 1 e 2.
Coluna 1 Sentidos 1. Causa 2. Consequência 3. Concessão 4. Condição 5. Finalidade
Coluna 2 Períodos ( ) Como ainda possuíam um pouco de gentileza, começaram a receber bem os convidados. ( ) A alegria morava tão vizinha que, de insano, pensei que fosse minha. ( ) Se o poeta olhasse a natureza, veria muita beleza. ( ) Trazia o livro na mochila para que ficasse resguardado da chuva. ( ) Por mais que não quisesse, teve que aprender gramática normativa.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) 1 • 2 • 4 • 5 • 3

    B) 1 • 4 • 2 • 3 • 5

    C) 2 • 3 • 1 • 4 • 5

    D) 4 • 2 • 5 • 1 • 3

    E) 5 • 1 • 3 • 4 • 2

Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.

Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.

O ovo da galinha

O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.

E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas

cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.

No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)
Assinale a alternativa em que a vírgula foi corretamente usada e a justificativa para seu uso também está correta.

    A) Estão produzindo, todavia peças esculpidas lindíssimas. (separar oração subordinada)

    B) Toda beleza advém, por óbvio do olhar, de quem a vê. (separar elemento intercalado)

    C) A surpreendente poesia daquele autor para um ovo, despertou a curiosidade, pela leitura, de seus outros poemas. (separar termos em orações coordenadas assindéticas)

    D) A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais. (separar entre si elementos subordinados)

    E) O ovo, por causa de sua perfeição, foi exaltado por um poeta. (marca intercalação de um adjunto adverbial)

Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.

Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.

O ovo da galinha

O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.

E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas

cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.

No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)
Analise as afirmativas abaixo:
1. O verso “cujas formas simples são obra” e a frase “Essas vaidades são seu segredo” apresentam a mesma concordância correta do verbo “ser” usado em sujeito e predicativo com números diferentes. 2. Na frase “O mundo é ilusões” a concordância verbal feita busca enfatizar a palavra “mundo”. 3. Em “Hoje são 15 de maio”, a concordância verbal está errada. 4. Em “Três quilômetros são suficiente para a prova de corrida” temos uma correta concordância do verbo “ser” que concorda com o sujeito. 5. Em: “Soou cinco badaladas aquele velho relógio colocado no alpendre do casarão” a concordância verbal está correta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.

Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.

O ovo da galinha

O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.

E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas

cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.

No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)
Assinale a alternativa correta, considerando o texto.

    A) Na primeira estrofe, nas três vezes em que aparece a palavra “o”, ela é um artigo.

    B) A expressão “e apesar da pura forma concluída” traz uma ideia de consequência ao fato expresso na estrofe.

    C) A expressão “no ponto de partida”, sintaticamente, é um adjunto adverbial e tem função igual a das expressões “na água” e “na brisa”.

    D) A palavra “entretanto”, usada na segunda e na última estrofe, denotam significados diferentes no contexto em que se inserem, pois iniciam oração coordenada e subordinada respectivamente.

    E) A palavra “ovo” é usada duas vezes no poema. Em ambas as vezes, ela funciona como complemento do verbo da oração.

Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.

Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.

O ovo da galinha

O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.

E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas

cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.

No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao texto.
( ) Todas as pessoas que acariciam um ovo percebem seu belo acabamento. ( ) Embora tenha acabamento perfeito, o ovo é ponto de partida. ( ) Assim como os seixos rolados, o ovo foi esculpido pelas mãos escultoras da água e da brisa. ( ) O poeta mostra-se melancólico ao falar sobre o ovo. ( ) A primeira e a segunda estrofes do poema revelam uma contradição, se tomarmos a palavra “acabamento” como “finalização”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • F • V • F

    B) V • V • F • F • V

    C) V • F • V • F • V

    D) F • V • F • V • F

    E) F • F • V • V • F

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


A frase que apresenta todas as vírgulas corretamente empregadas, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é:

    A) A menina que descobriu o chicle, também experimentou, a possibilidade da eternidade.

    B) São consideradas maravilhosas, aquelas histórias de príncipes e fadas, que vivem eternamente.

    C) Aproveitou, a textura, o sabor docinho do chicle, e ainda o comparou com o mundo impossível da eternidade.

    D) Muitas crianças, quando se deparam com o desconhecido, passam a fantasiar sobre ele na tentativa de entendê-lo.

    E) Quando as crianças sonham, em serem príncipes, princesas e fadas, elas fantasiam sobre viverem felizes para sempre.

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


Em que frase o verbo destacado está flexionado, quanto a número e pessoa, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?

    A) No texto, relacionam-se aos chicles a ideia de eternidade.

    B) Referiu-se à eternidade, sem se dar conta, as duas meninas.

    C) Enganam-se a respeito da eternidade aqueles que creem nela.

    D) Todos os anos, consome-se muitas balas e chicletes em todo o país.

    E) Em muitas culturas, defendem-se calorosamente a existência da eternidade.

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


A frase que guarda o mesmo sentido do trecho “Até que não suportei mais, e, atravessando o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.” (l. 50-52) é:

    A) Até que não suportei mais, e, como atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    B) Até que não suportei mais, e, já que atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    C) Até que não suportei mais, e, para que atravessasse o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    D) Até que não suportei mais, e, embora atravessasse o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

    E) Até que não suportei mais, e, quando atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

Medo da eternidade


LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.


No texto, foram empregadas as palavras (l. 31) e ótimo (l. 35), ambas acentuadas graficamente.
Duas outras palavras corretamente acentuadas pelos mesmos motivos que e ótimo são, respectivamente,

    A) juíz e ébano

    B) Icaraí e rítmo

    C) caquís e incrédulo

    D) país e sonâmbulo

    E) abacaxí e econômia

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