Questões sobre Interpretação de Textos

Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

COGNA


A empresa Cogna comunicou recentemente que realizou protocolo público para registro da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da sua subsidiária, a empresa Vasta Platform Limited. O procedimento foi realizado junto à Securities and Exchange Commission (SEC), nos Estados Unidos (EUA).


A Cogna Educação (anteriormente Kroton Educacional) é a segunda maior empresa do mundo relacionada à educação. Foi fundada em 1966, em Belo Horizonte (MG), a partir da criação de uma empresa de cursos pré-vestibular chamada Pitágoras. Ela atua em todos os níveis escolares, tais como: Ensino Fundamental e Médio, ensino básico para adultos, vestibular, cursos livres, educação superior e pós-graduação.


A Cogna conta com mais de 1,185 milhão de estudantes presenciais, 819.000 na modalidade de EaD, 290.000 estudantes na Educação Básica, 127 campi e 726 polos divididos entre 11 marcas educacionais que estão distribuídas em todos os estados brasileiros.


"A oferta [de ações] será realizada exclusivamente no exterior, tendo a Vasta Platform Limited pleiteado sua listagem na NASDAQ [uma bolsa de valores norteamericana], nos termos das disposições legais aplicáveis, sob a coordenação de determinadas instituições financeiras", afirmou a empresa.


De acordo com a Cogna, a Vasta irá consolidar as atividades do grupo relacionadas às soluções educacionais e digitais voltadas às escolas particulares que operam no segmento da Educação Básica. A oferta de ações foi aprovada em reunião do conselho de administração da Cogna.


A Cogna reforçou que a efetiva realização da oferta de ações e a definição sobre seu volume estão sujeitas, dentre outros fatores, à deliberação final da administração da companhia, à obtenção das aprovações societárias competentes, às condições políticas e macroeconômica favoráveis, entre outros fatores. 


Por Paula Arend Laier, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/3906gB9). Copyright © Thomson Reuters. Com adaptações. 

Leia o texto 'COGNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As informações presentes no texto levam o leitor a inferir que a oferta de ações foi aprovada em reunião do conselho de administração da Cogna em junho de 2018.

II. A NASDAQ é uma bolsa de valores europeia, responsável por regular a emissão de ações de empresas do setor educacional em todo o mundo, de acordo com a autora. Essa bolsa de valores é considerada uma das mais ativas do mundo, como pode ser percebido pelo uso de um substantivo derivado no trecho "que estão distribuídas em todos os estados brasileiros".

III. O texto traz ao leitor uma série de informações que permitem concluir que a Vasta Platform Limited pleiteou sua listagem na NASDAQ, nos termos das disposições legais aplicáveis.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Leia o texto a seguir para responder a questão:

Mundo declara guerra ao canudo plástico, vilão do meio ambiente.

Quantos canudos plásticos você já usou em sua vida?
Nos Estados Unidos, são 500 milhões por dia. Mas quem paga essa conta é a natureza. A vida útil de um canudo é de, em média, quatro minutos – tempo suficiente para você terminar sua bebida.
Só que, feitos normalmente de polipropileno ou poliestireno, materiais que não são biodegradáveis, eles demoram até 200 anos para se decompor. Pior: quando descartados, se desintegram em pequenas partículas, que chegam aos oceanos e acabam engolidas pelos animais.
Um vídeo de biólogos, retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Rica, talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema.
Agora, o mundo declarou guerra ao canudo de plástico. No Brasil, o município do Rio de Janeiro pode se tornar a primeira cidade brasileira a proibir seu uso. A lei ainda precisa ser aprovada pelo prefeito Marcelo Crivella.
Quem descumpri-la poderá pagar multa de até R$ 3 mil, valor que pode ser multiplicado em caso de reincidência. Iniciativa semelhante tramita na Câmara Municipal de São Paulo. O projeto, de autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), também busca banir o uso do canudo plástico dos estabelecimentos comerciais da cidade.
Em meio à busca por alternativas ao plástico, outras opções já vêm sendo usadas, como canudos de metal, de vidro e até comestíveis.
Na Espanha, por exemplo, um grupo de amigos criou um canudo comestível, biodegradável e reciclável. [...] Respondendo por 4% de todo o lixo plástico encontrado no mundo, os canudos ainda representam um desafio. [...]
O biólogo Cláudio Gonçalves Tiago, professor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), chama atenção para a necessidade de educar a população para o uso do plástico.
"[...] O caminho para um mundo com menos plástico vai se dar por educação, não por proibição. Precisamos ensinar as pessoas como descartar esses objetos e pressionar por novas tecnologias biodegradáveis", diz.


                                                                https://www.bbc.com/portuguese/geral-44419803
(Com reportagem de Luís Barrucho, da BBC News Brasil em Londres) – Adaptado - 8 junho 2018)
Assinale a alternativa que expressa a conclusão do autor sobre o uso do canudo plástico.

    A) A redução do plástico ocorrerá a partir da educação das pessoas.

    B) Os canudos plásticos representam um grande desafio a ser solucionado no mundo.

    C) Os políticos, os biólogos e a sociedade devem apoiar a proibição dos canudos plásticos.

    D) É necessária a rápida proibição do uso do canudo plástico.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


Desconstruindo o significado de trabalho

Por Marcio Svartman


(Disponível em: https://exame.com/blog/gestao-fora-da-caixa/desconstruindo-o-significado-detrabalho/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com as informações do texto.

    A) Em trabalhos criativos, a urgência por gerar lucros perde o sentido.

    B) A mentalidade do mercado de trabalho atual gera a necessidade de controlar tudo ao nosso redor.

    C) É necessário perder o controle às vezes.

    D) Assumir sentimentos negativos advindos do descontrole sobre a vida é penoso e gera estresse, sem nenhum benefício.

    E) A forma como lidamos com o trabalho é contrária à nossa natureza.

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.



Disponível em https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/10/11/parte-de-mangueira-cai-na-tv-vileta-em-belem-e-atinge-dois-veiculos.ghtml Acessado em 15 de janeiro de 2019

O texto menciona as seguintes características da mangueira:

    A) sua localização e seu estado de saúde.

    B) seu tamanho e sua localização.

    C) sua largura e seu potencial.

    D) seu peso e seu tamanho.

Cultura clonada e mestiçagem

    Levantar hoje a questão da cultura é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais. Mas a cultura não pode mais, presentemente, construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.

     Apesar de as culturas se manterem arraigadas em seus contextos nacionais, torna-se cada vez mais difícil acreditar que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis". De fato, jamais nossas sociedades conheceram ruptura tão generalizada com tradições centenárias. Devemos, porém, indagar se as evoluções contemporâneas, em geral apresentadas como possíveis ameaças a essas tradições, inclusive a do Estado-nação, não constituiriam terrenos férteis para a cultura, ou seja, favoráveis à coexistência das diversidades. Um duplo obstáculo seria então evitado: a coesão domesticada e a uniformização artificial.

      O primeiro obstáculo advém da fundamentação do modelo hegemônico de identificação em uma cultura única, total, dominante, integrativa. Esta era percebida como algo estático e definitivo. Era brandida como uma arma, cujos efeitos só hoje avaliamos: neste século, vimos as culturas mais sofisticadas curvarem-se à barbárie; levamos muito tempo até perceber que o racismo prospera quando faz da cultura algo absoluto. Conceber a cultura como um modo de exclusão conduz inevitavelmente à exclusão da cultura. Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.

        Mas a cultura não deve emancipar-se da identidade nacional deixando-se dominar pela globalização e pela privatização. As identidades pós-nacionais que estão surgindo ainda não demonstraram sua capacidade de resistir à desigualdade, à injustiça, à exclusão e à violência. Subordinar a cultura a critérios elaborados nos laboratórios da ideologia dominante, que fazem a apologia das especulações na bolsa, dos avatares da oferta e da demanda, das armadilhas da funcionalidade e da urgência, equivale a privá-la de seu indispensável oxigênio social, a substituir a tensão criativa pelo estresse do mercado. Neste sentido, dois grandes perigos nos ameaçam. O primeiro é a tendência atual a considerar a cultura um produto supérfluo, quando, na realidade, ela poderia representar para as sociedades da informação o que o conhecimento científico representou para as sociedades industriais. Frequentemente se esquece que reparar a fratura social exige que se pague a fatura cultural: o investimento cultural é também um investimento social.

     O segundo perigo é o "integrismo eletrônico". Das fábricas e dos supermercados culturais emana uma cultura na qual o tecnológico tem tanta primazia que se pode considerá-la desumanizada.

     Mas como "tecnologizar" a cultura reduzindo-a a um conjunto de clones culturais e pretender que ela continue a ser cultura? A cultura clonada é um produto abortado, porque, ao deixar de estabelecer vínculos, deixa de ser cultura. O vínculo é seu signo característico, sua senha de identidade. E esse vínculo é mestiçagem - portanto o oposto da clonagem. A clonagem é cópia; e a mestiçagem, ao contrário, cria um ser diferente, embora também conserve a identidade de suas origens. Em todas as partes onde se produziu, a mestiçagem manteve as filiações e forjou uma nova solidariedade que pode servir de antídoto à exclusão.

         Parafraseando Malraux, eu diria que o terceiro milênio será mestiço, ou não será.


PORTELLA, Eduardo. Texto apresentado na série Conferências do Século XXI, realizada em 1999, e publicado em O

Correio da Unesco, jun., 2000

Pela leitura atenta do texto, pode-se afirmar que:

    A) Em seu texto, Eduardo Portella apenas expõe aspectos sobre a cultura, tendo por base dois vieses bem definidos: a cultura clonada e a mestiçagem.

    B) O autor do texto posiciona-se a favor da coexistência da diversidade como elemento fundamental para uma reflexão sobre a questão da cultura hoje, afirmando que isso evitaria óbices a esse tema.

    C) Há uma tendência natural de uma valorização do que é genuinamente nacional, já que as culturas estão enraizadas em seus contextos e não devem, de forma alguma, curvarem-se às imposições da globalização, mantendo-se intocáveis os conceitos de identidade, povo e nação.

    D) O autor propõe pensar a cultura como um organismo paradoxal, a partir do momento em que apresenta dois aspectos diametralmente opostos e inconciliáveis na atualidade: o clone e a mestiçagem, o que torna o problema insolúvel.

    E) Pode-se inferir que o aspecto da cultura clonada é positivo em tempos de globalização, pois há acesso fácil e rápido a outras civilizações; já o aspecto da mestiçagem seria um fator de enfraquecimento da cultura, pois cria um ser diferente.

Os gêneros textuais são fenômenos vinculados à vida cultural e social e contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do cotidiano. Desta forma, pode-se afirmar que:
I- O texto é uma produção cultural fundada na linguagem e se realiza no cruzamento de sujeitos discursivos, porque mobiliza sentidos gerados no evento comunicativo. II- A dimensão dos usos de gêneros textuais passa a ser elos de uma cadeia que dinamiza as relações entre os sujeitos discursivos ou sistemas de linguagem. III- Os gêneros textuais não podem hibridizar-se, cruzar-se, fazendo o texto ganhar novas significações.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I e II.

    B) I.

    C) II e III.

    D) II.

    E) III.


Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto precedente, julgue o item a seguir.


O termo “Desenvolveram-se” (l.5) poderia ser substituído pela locução Foram desenvolvidos, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto.

Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?

Manter um bom nível de comunicação dentro das empresas é de primordial importância para o andamento do trabalho. Uma boa comunicação com as chefias é também essencial para que o profissional possa dar o seu melhor, assim como entender o que lhe é requisitado. Porém, uma palavra, de apenas três sílabas, na frase anterior, é o que pode colocar tudo a perder, ou a ganhar: entender.

O entendimento humano passa pelo processo de comunicação, todavia quando existem ruídos entre o emissor e receptor, a mensagem não é transmitida, ou pior, ela é entendida de maneira errada. E isso vem acontecendo muito ainda no patamar das empresas nacionais, que, por não prezarem a área de comunicação ou mesmo a qualificação de seus gestores, acabam pecando na maneira de informar seus colaboradores.

Muitas vezes, os chefes são pessoas que não reconhecem sua falha na comunicação e, assim, vão tocando o negócio sem priorizar esse bem, achando que o erro está em seu subordinado. Normalmente, quem não está preparado para este cargo, que requer o poder de comunicar, não ouve o que seus funcionários têm a dizer e, ainda, julga estar sempre com a razão. Isso acontece pelo desconhecimento que os chefes têm do poder da comunicação no ambiente empresarial.

Em uma organização, é preciso deixar claro quem são os líderes, e estes precisam deixar mais claro ainda para seus colaboradores que estão ali para guiar, orientar e apoiar. Os chefes devem entender que a comunicação em suas empresas, além de necessária, é um exercício de gentileza e respeito, por isso, não é só mandar, mas liderar de forma ampla, envolvendo e cativando os colaboradores de uma organização. E nada melhor para isso do que o uso devido da comunicação.

(TENHO doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem? Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3j3MyZD. Acesso em: mar 2020)


Leia o texto 'Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O tema principal do texto é a dicotomia existente entre a linguagem adotada por crianças e jovens em comparação com o vocabulário dos idosos, a qual gera frequentes problemas de entendimento entre essas diferentes gerações.
II. A partir das informações do texto, é possível inferir que apenas é possível obter um diploma de doutorado se o estudante possuir um profundo conhecimento teórico sobre a língua e a cultura dos países europeus.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Preço médio do etanol


Os preços médios do etanol hidratado subiram em 19 estados e no Distrito Federal na semana encerrada no sábado (04/07/2020), em comparação com a semana anterior (encerrada no sábado, dia 27/06/2020), de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. A cotação do biocombustível caiu em outros 6 estados e ficou inalterada na Paraíba.

Nos postos pesquisados pela ANP em todo o Brasil, o preço médio do etanol subiu 1,03% entre a semana encerrada no dia 27/06/2020 e a semana encerrada no dia 04/07/2020, passando de R$ 2,709 para R$ 2,737, o litro. Ao longo do mês de junho de 2020, a alta foi de 7,67%, alcançando o valor médio de R$ 2,542 nos postos pesquisados por todo o país.

Em São Paulo, principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média do etanol hidratado ficou em R$ 2,544 (na semana encerrada em 04/07/2020), representando, assim, uma alta de 0,83% ante a semana anterior, encerrada no dia 27/06/2020, quando o preço médio era de R$ 2,523. A média da semana de 04/07/2020 também representa uma elevação de 8,95% na comparação com o mês de junho de 2020, quando a cotação média era de R$ 2,335. 

Ainda considerando apenas a semana encerrada no dia 04/07/2020, a maior alta porcentual foi registrada no Tocantins, com elevação de 3,84%. A maior queda nesse período foi verificada em Roraima, com redução de 6,04%. O preço mínimo registrado na referida semana para o etanol em um posto foi de R$ 2,059, o litro, em São Paulo; e o menor preço médio estadual, de R$ 2,437, foi registrado em Mato Grosso. O preço máximo individual na semana citada, de R$ 4,999, o litro, foi verificado em um posto do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul também teve o maior preço médio, de R$ 3,945.

Na comparação mensal (em relação a junho de 2020), os preços do etanol subiram em 18 estados e no Distrito Federal e cederam em outros 8 estados. O estado que registrou a maior alta porcentual na comparação mensal foi no Paraná, com elevação de 14,15% no preço do etanol hidratado. A queda mais expressiva foi verificada em Roraima (- 5,45%).


Por Agência Estado, em julho de 2020 (disponível em: https://bit.ly/32jbYww). Com adaptações.

Leia o texto 'Preço médio do etanol' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Nos postos pesquisados pela ANP em todo o Brasil, o preço médio do etanol subiu 1,03% entre a semana encerrada no dia 27/06/2020 e a semana encerrada no dia 04/07/2020, de acordo com as informações apresentadas pelo texto. II. O menor preço médio do etanol hidratado registrado na semana encerrada no dia 04/07/2020 foi de R$ 2,734, no estado do Mato Grosso, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta em seu texto o repúdio a toda e qualquer forma de exploração, desigualdade e discriminação, seja de sexo, de idade, de raça, de nacionalidade, de religião, de opinião política, de origem social etc. 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta, de forma clara e incisiva, todos os direitos inerentes à pessoa.

São eles: o direito à vida; à liberdade; à segurança pessoal; à liberdade de pensamento e de expressão; à remuneração justa, que assegure uma existência compatível com a dignidade humana; à proteção social; à saúde, à educação, ao alimento, à habitação e ao lazer; à proteção no desemprego, na doença, na velhice, na viuvez.

Para que a Declaração Universal dos Direitos Humanos seja respeitada em seus princípios e valores, é necessário que ela seja reconhecida pelas leis que regulam a conduta dos homens em toda sociedade, de acordo com a constituição política de cada estado ou nação.

Infelizmente, passados mais de cinquenta anos de sua assinatura, continuamos a presenciar, em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, as mais variadas formas de violação e desrespeito dos Direitos Humanos; violação e desrespeito que caminham junto com os mais diversos tipos de violência. Atos bastante simples - como prestar atenção ao que acontece à nossa volta, ligar o rádio ou a televisão, ler jornais - nos colocam, frequentemente, diante da violação dos Direitos Humanos.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/35Tg7aP. 
Leia o texto 'Declaração Universal dos Direitos Humanos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. As informações presentes no texto permitem inferir que a Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta em seu texto o repúdio a toda e qualquer forma de exploração, de desigualdade e de discriminação. II. As informações presentes no texto permitem inferir que a proteção contra o desemprego, inclusive em tempos de doença, na velhice e na viuvez, são direitos exclusivos dos indivíduos do sexo masculino. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...