Questões sobre Morfologia - Pronomes

Lista completa de Questões sobre Morfologia - Pronomes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

    Será uma boa ideia ter armas que definem seus alvos e disparam os gatilhos automaticamente? Um robô capaz de selecionar contratados em uma empresa seria confiável? Como garantir que a tecnologia faça bem ao ser humano? Essas são algumas perguntas presentes no debate ético em torno da IA (inteligência artificial). O crescimento da área é acelerado e muitas vezes incorre em aplicações questionáveis.

    Diversos países correm para dominar a tecnologia visando benefícios comerciais e militares. Para isso, criam políticas nacionais a fim de fomentar a pesquisa e a criação de empresas especializadas na área. EUA, China e União Europeia são destaques nesse mundo.

    O caso chinês é o mais emblemático, com startups sendo incentivadas a desenvolver sistemas sofisticados de reconhecimento facial. O governo usa a tecnologia para rastrear algumas minorias, como os uigures, população majoritariamente muçulmana. Câmeras nas ruas e aplicativos nos celulares monitoram os passos dos cidadãos. A justificativa chinesa é pautada na segurança nacional: o objetivo é coibir ataques extremistas. O sistema de vigilância já foi vendido a governos na África, como o do Zimbábue.

    A discussão sobre ética no ocidente tenta impor limites à inteligência artificial para tentar impedir que a coisa fuja do controle. Outras ferramentas poderosas já precisaram do mesmo tratamento. A bioética, que ajuda a estabelecer as regras para pesquisas em áreas como a genética, é frequentemente citada como exemplo a ser seguido. Uma boa forma de lidar com os riscos de grandes avanços sem impedir o progresso da ciência é por meio de consensos de especialistas, em congressos. Eles podem suspender alguma atividade no mundo todo por um período determinado – uma moratória – para retomar a discussão no futuro, com a tecnologia mais avançada.

    Essa ideia de pé no freio aparece na inteligência artificial. Um rascunho de documento da União Europeia obtido pelo site “Politico”, em janeiro, mostra que o grupo considera banir o reconhecimento facial em áreas públicas por um período de três a cinco anos. Nesse tempo, regras mais robustas devem ser criadas.

(Raphael Hernandes. Inteligência artificial enfrenta questões éticas para ter evolução responsável. Disponível em: https://temas.folha.uol.com.br. Acesso em: 25.02.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a construção entre colchetes substitui a original, de acordo com a norma-padrão de emprego e colocação do pronome.

    A) O governo usa a tecnologia para rastrear algumas minorias [lhes rastrear]

    B) … ter armas que definem seus alvos [definem-nos]

    C) … armas que definem seus alvos e disparam os gatilhos [disparam-nos]

    D) … criam políticas nacionais [criam-as]

    E) …para retomar a discussão no futuro [retomar-lhe]

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

    A) Demonstrativo e indefinido.

    B) Pessoal e relativo.

    C) Relativo e possessivo.

    D) Demonstrativo e pessoal.

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

    A) Demonstrativo e pessoal.

    B) Demonstrativo e indefinido.

    C) Pessoal e relativo.

    D) Relativo e possessivo.

Complete as frases com os pronomes eu ou mim e, depois, assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. I. Traga o livro para ___, quero ler agora. II. Trouxe o texto para ____ corrigir; farei com imenso prazer. III. Para ____ acertar esta questão preciso de muita leitura

    A) mim, eu, eu

    B) mim, eu, mim

    C) eu, eu, eu

    D) eu, eu, mim

Sobre emprego, classificação e colocação de pronomes, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Em “falaram-me”, “abraçar-lhe-ei” e “me diga”, tem-se, respectivamente, próclise, mesóclise e ênclise.

    B) Um pronome acompanha ou substitui o substantivo e dá indicações sobre aquilo que este expressa, limitando ou concretizando o seu significado.

    C) Os pronomes demonstrativos indicam a posição dos seres e das coisas no espaço e no tempo em relação às pessoas gramaticais.

    D) Há pronome relativo em “Este candidato, cujo nome desconheço, tem uma dúvida sobre a prova”.

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

    A) Pessoal e relativo.

    B) Relativo e possessivo.

    C) Demonstrativo e pessoal.

    D) Demonstrativo e indefinido.

A colocação pronominal está INCORRETA em:

    A) Ninguém me viu aqui.

    B) Me traga um suco, por favor.

    C) Retirou-se calado e foi ao jardim.

    D) Devolver-me-á o livro amanhã.

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


    Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

    A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

    Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

    Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa com os pronomes demonstrativos que retomam as expressões destacadas, dando sequência à passagem – ... o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo.

    A) Essa se destaca mundialmente; este se desenvolve a cada dia.

    B) Aquela se destaca mundialmente; aquele se desenvolve a cada dia.

    C) Esta se destaca mundialmente; aquele se desenvolve a cada dia.

    D) Essa se destaca mundialmente; esse se desenvolve a cada dia.

    E) Esta se destaca mundialmente; este se desenvolve a cada dia.

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

    A) Demonstrativo e indefinido.

    B) Pessoal e relativo.

    C) Demonstrativo e pessoal.

    D) Relativo e possessivo.

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

    A) Demonstrativo e indefinido.

    B) Demonstrativo e pessoal.

    C) Pessoal e relativo.

    D) Relativo e possessivo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...