Questões sobre Morfologia - Pronomes

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A alternativa que apresenta um exemplo de próclise, em conformidade com a norma culta da língua, é:

    A) Te desejo sorte!

    B) Convém esperá-lo para o jantar.

    C) Emprestar-lhe-ei tudo que pedir.

    D) Nunca se esqueça de mim.


Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto CG2A1-I, a expressão “em que” (R.35) poderia ser substituída por

    A) porque.

    B) pois que.

    C) onde.

    D) na qual.

    E) nos quais.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa na qual haja a ocorrência de um pronome demonstrativo.

    A) “vantagens e benefícios que a diversidade traz” (l. 21).

    B) “pessoas contra qualquer lei ou regras de cota” (l. 07).

    C) “me senti ofendida”. (l. 04).

    D) “o que faz com que a Lei de Cotas” (l. 21).

    E) “tratar igual quando há tanta desigualdade.” (l. 25-26).

Instrução: A questão de números refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://exame.com/blog/frederico-pompeu/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa na qual a palavra “o” esteja sendo empregada como pronome oblíquo.

    A) “O que aprendemos” (l. 01-02).

    B) “mais do que sua obstinação pela vitória” (l. 03).

    C) “compõem o seu time” (l. 06).

    D) “para motivá-lo” (l. 35).

    E) “a bola que decidiria o jogo” (l. 41).



Sobre o uso dos pronomes demonstrativos em relação à norma padrão é correto afirmar que:

    A) Há inadequação no primeiro quadrinho, pois quando se refere a termos próximos ao locutor, deve-se usar “isto” e seus derivados.

    B) É facultativo o uso de “isto” ou “isso” no primeiro quadrinho, ficando à critério do locutor qual prefere usar.

    C) No segundo quadrinho, a mãe utiliza de forma adequada o pronome “Esta”, pois faz referência a uma situação já passada

    D) A mãe também poderia ter utilizado o pronome “Essa”, pois revela algo feito pelo interlocutor.

    E) O uso do pronome “esse” no último quadrinho faz referência ao vocábulo “tempo”.

A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.

(Texto)


Analise o trecho a seguir retirado do Texto:
““Pessoas que se recuperaram, [...]?” (linhas 20 e 21)
Com base na colocação pronominal, assinale a alternativa correta:

    A) O trecho poderia ser reescrito da seguinte maneira: ““Pessoas que recuperam-se, [...]?”.

    B) Há um caso de próclise obrigatória.

    C) Há um caso de próclise facultativa.

    D) Há erro de colocação pronominal no trecho retirado do Texto, pois há um caso de ênclise obrigatória.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Do ponto de vista da gramática normativa, o enunciado seguinte, com o pronome oblíquo, não é aceitável: “É impossível, para mim, realizar este trabalho”. II. Os pronomes interrogativos, indefinidos e os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso, ou se relacionar com elas, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

       Quando eu era criança (e isso aconteceu em outro tempo e em outro espaço), não era incomum ouvir a pergunta “Quão longe é daqui até lá?” respondida por um “Mais ou menos uma hora, ou um pouco menos se você caminhar rápido”. Num tempo ainda anterior à minha infância, suponho que a resposta mais comum teria sido “Se você sair agora, estará lá por volta do meio-dia” ou “Melhor sair agora, se você quiser chegar antes que escureça”. Hoje em dia, pode-se ouvir ocasionalmente essas respostas. Mas serão normalmente precedidas por uma solicitação para ser mais específico: “Você vai de carro ou a pé?”.
      “Longe” e “tarde”, assim como “perto” e “cedo”, significavam quase a mesma coisa: exatamente quanto esforço seria necessário para que um ser humano percorresse uma certa distância — fosse caminhando, semeando ou arando. Se as pessoas fossem instadas a explicar o que entendiam por “espaço” e “tempo”, poderiam ter dito que “espaço” é o que se pode percorrer em certo tempo, e que “tempo” é o que se precisa para percorrê-lo. Se não fossem muito pressionados, porém, não entrariam no jogo da definição. E por que deveriam? A maioria das coisas que fazem parte da vida cotidiana são compreendidas razoavelmente até que se precise defini-las; e, a menos que solicitados, não precisaríamos defini-las. O modo como compreendíamos essas coisas que hoje tendemos a chamar de “espaço” e “tempo” era não apenas satisfatório, mas tão preciso quanto necessário, pois era o wetware — os humanos, os bois e os cavalos — que fazia o esforço e punha os limites. Um par de pernas humanas pode ser diferente de outros, mas a substituição de um par por outro não faria uma diferença suficientemente grande para requerer outras medidas além da capacidade dos músculos humanos.


Zygmunt Bauman. A modernidade como história do tempo. In: Modernidade líquida. Plínio Dentzien (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (com adaptações).

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item seguinte.


A próclise observada em “se pode percorrer” e “se precisa”, no segundo período do segundo parágrafo do texto, é opcional, de modo que o emprego da ênclise nesses dois casos também seria correto: pode-se percorrer e precisa-se, respectivamente.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).
Assinale a alternativa que indica um pronome relativo que poderia substituir corretamente a palavra “onde” (l. 41).

    A) em cujas.

    B) em quais.

    C) em que.

    D) nas que.

    E) nas cujas.

Assinale a alternativa que representa corretamente um pronome pessoal do caso oblíquo tônico:

    A) Lhe.

    B) Tu.

    C) Contigo.

    D) Te.

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