Questões sobre Morfologia - Pronomes

Lista completa de Questões sobre Morfologia - Pronomes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A colocação do pronome oblíquo átono NÃO está de acordo com as regras da norma culta em:

    A) Ela disse que talvez SE mude para o interior.

    B) Ela jamais ME disse o que pensa a meu respeito.

    C) Em tratando-SE de assuntos financeiros, dirija-se ao nosso contador

    D) Enviar-NOS-ão brevemente a geladeira que compramos.

Assinale a alternativa que representa corretamente o pronome de tratamento utilizado para “Príncipes”:

    A) Vossa Majestade.

    B) Vossa Alteza.

    C) Vossa Senhoria.

    D) Vossa Magnificência.

''Hão de jogá-lo na lixeira se todas as tentativas falharem
Com base na colocação pronominal, assinale a alternativa que apresenta a reescrita correta do período, mantendo-se o tempo e o modo verbal:

    A) Jogaram-no na lixeira se todas as tentativas falharem.

    B) Jogaram-lhe na lixeira se todas as tentativas falharem.

    C) Jogá-lo-ão na lixeira se todas as tentativas falharem.

    D) Jogá-lo-iam na lixeira se todas as tentativas falharem.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Conjugar um verbo é dizê-lo, de acordo com um sistema determinado, um paradigma, em todas as suas formas, nas diversas pessoas, números, tempos, modos e vozes.

II. O atual entendimento sobre os pronomes na Língua Portuguesa permite classificá-los em quatro categorias: pessoais (abarcando o artigo definido), demonstrativos (abarcando o artigo indefinido), interrogativos e relativos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão .


TEXTO I


“Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba.”


AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958.

Releia o trecho a seguir.


“A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços.”


O pronome ‘seus’ refere-se aos ‘traços'

    A) da caatinga.

    B) de Gabriela.

    C) da mata virgem.

    D) dos caminhos.

Para reis e rainhas usa-se o seguinte pronome de tratamento:

    A) Vossa Senhoria.

    B) Vossa Majestade.

    C) Vossa Excelência.

    D) Vossa Alteza.

Como usar a Comunicação Não-Violenta com grupos

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito proposto pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960. Rosenberg é autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e defende que a CNV é uma das maneiras mais eficazes de resolver conflitos entre duas ou mais pessoas. Para Rosenberg, parte considerável dos conflitos entre as pessoas podem ser causados mais pela forma como comunicamos as nossas ideias do que por opiniões divergentes. Baseado nesse princípio, ele desenvolveu a técnica de CNV, guiada por 4 componentes básicos: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido.
Dentre as intervenções possíveis, destacam-se os Círculos Empáticos, uma metodologia para estimular a escuta empática, a honestidade e para criar espaço para falar sobre as próprias necessidades e sentimentos. 

Como conduzir um Círculo focado em empatia: 
• Defina um facilitador: primeiramente, é preciso ter um facilitador que esteja familiarizado com os conceitos de CNV. Caberá a ele definir o tema que será abordado no círculo e organizar o encontro entre os participantes;
• Possibilite a escuta empática: este tipo de escuta propicia a conexão consigo mesmo e com o outro. Envolve, dentre outros fatores, o foco no momento presente, a curiosidade frente ao que está sendo dito, e o não-julgamento ou imposição de rótulos;
• O que deve ser evitado na escuta empática: dar conselhos, competir pelo sofrimento, interromper aquele que fala, mudar de assunto e tentar educar alguém que tenta se expressar;
• Realize uma prática de conexão: uma boa sugestão é fazer uma atividade de meditação ou respiração antes de começar;
• Verifique como cada participante chega ao Círculo: permita com que cada um diga como está naquele dia;
• Pratique a escuta empática: proponha que todos pensem uma situação desafiadora que estão vivendo. Em seguida, sugira que reconheçam como estavam se sentindo e quais foram as necessidades não atendidas. Em um segundo momento, sugira que compartilhem o que pensaram com uma dupla, que deverá praticar a escuta empática e parafrasear o que está sendo dito pelo outro;
• Encerramento: pergunte aos participantes como eles saem do encontro e qual aprendizado levam da prática.

A metodologia dos Círculos Empáticos pode ser uma alternativa interessante para permitir com que professores e alunos abordem temas que atravessam o cotidiano escolar.

(Texto adaptado. Ana Carolina C D’Agostini. Revista Nova Escola. 11 de Dezembro de 2019. Texto Adaptado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18764/como-usar-acomunicacao-nao-violenta-com-grupos)
“_____ Diretor, Encaminhamos este convite a _________ e aos demais professores da ____ escola, para participar da inauguração da nova sede da biblioteca pública municipal.
Atenciosamente, Secretário de Educação”
Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem CORRETAMENTE as lacunas do texto acima.

    A) Estimado – vossa senhoria - vossa.

    B) Senhor – vossa excelência - sua.

    C) Excelentíssimo Senhor – vossa excelência - sua.

    D) Senhor – você - sua.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Do ponto de vista da gramática normativa, o enunciado seguinte, com o pronome oblíquo, não é aceitável: “É impossível, para mim, realizar este trabalho”.

II. Os pronomes interrogativos, indefinidos e os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso, ou se relacionar com elas, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

“Lhe passo os documentos do processo hoje à tarde
Sobre a colocação pronominal acima, assinale a alternativa correta:

    A) Não há erro de colocação pronominal.

    B) “Passo-lhe os documentos do processo hoje à tarde” é a forma correta.

    C) Ambas as formas são aceitas, ou seja, “Lhe passo os documentos do processo hoje à tarde.” e “Passo-lhe os documentos do processo hoje à tarde.”.

    D) Inicia período com pronome oblíquo átono, portanto, o período está escrito de forma correta.

(Disponível em: Correio do Povo, 6 de junho de 2017. Cidades - texto adaptado especialmente para

esta prova.)

Se o termo “o Plano Diretor de Porto Alegre” (l. 20), no trecho em que se insere, fosse substituído por um pronome pessoal oblíquo, para manter a correção gramatical da frase, teríamos:

    A) revisá-lo.

    B) revisar-o.

    C) revisar a ele.

    D) revisar-lhe.

    E) revisar-lo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...