Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto abaixo se refere à questão:

Fundado em 1991, pela professora Zelinda Maria Braga Hirano, então professora do curso de Ciências Biológicas da FURB, o Projeto Bugio completou 30 anos no dia 22 de março. Para marcar essa data tão importante, a FURB TV produziu uma reportagem no Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (Cepesbi), mantido em parceria entre a Universidade de Blumenau e a prefeitura da cidade de Indaial para a realização do projeto. A reportagem recebeu, também, depoimentos de todo o país e do exterior de pesquisadores que _____ o Projeto Bugio como referência da conservação de primatas.

“A maior conquista do projeto é o reconhecimento internacional deste centro e também na formação de pessoas. _____ gente do Brasil inteiro fazer estágio voluntário para aprender a manejar esses animais. A gente serve de referência mundial hoje para o manejo de Alouatta Guariba Clamitans”, comemora a professora Zelinda.[...]

O Projeto

Os bugios chegam ao Cepesbi por meio da Polícia Ambiental. Atualmente, 49 bugios são mantidos no projeto. Eles recebem seis refeições por dia, entre folhas e frutas, e são cuidados por 15 pessoas, entre veterinários, biólogos, estagiários e bolsistas.

Antigamente, os animais que tinham condições eram devolvidos para a natureza, mas neste momento eles são mantidos em cativeiro por causa do surto de febre amarela que atinge Santa Catarina desde novembro de 2019, como explica a Coordenadora do projeto, Sheila Francisco. “Aqui, nós recebemos só os animais que não estão em condições de voltar pra natureza e, agora, durante o surto da febre amarela, que não podem ser soltos, _____ eventualmente podem vir a morrer por causa da doença”. A febre amarela é causada, tanto nos humanos quanto nos primatas, pelo mosquito Aedes Aegipty. Assim, os bugios não transmitem a doença, mas sim são vítimas como o ser humano. A única forma de prevenir a febre amarela é se vacinando.[...]
Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/projeto-bugio-comemora-30-anos-reconhecido-como-referencia/8600.
Acesso em: 25/mar/2021.
Em “...como explica a Coordenadora do projeto, Sheila Francisco.” e “...mas sim são vítimas como o ser humano.”, os termos destacados expressam, respectivamente, as ideias de:

    A) causa – conformidade

    B) conformidade – comparação

    C) comparação – causa

    D) comparação – comparação

    E) causa – causa

Os períodos listados na coluna 2 apresentam em sua oração subordinada um dos sentidos indicados na coluna
1. Relacione corretamente as colunas 1 e 2.
Coluna 1 Sentidos 1. Causa 2. Consequência 3. Concessão 4. Condição 5. Finalidade
Coluna 2 Períodos ( ) Como ainda possuíam um pouco de gentileza, começaram a receber bem os convidados. ( ) A alegria morava tão vizinha que, de insano, pensei que fosse minha. ( ) Se o poeta olhasse a natureza, veria muita beleza. ( ) Trazia o livro na mochila para que ficasse resguardado da chuva. ( ) Por mais que não quisesse, teve que aprender gramática normativa.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) 1 • 2 • 4 • 5 • 3

    B) 1 • 4 • 2 • 3 • 5

    C) 2 • 3 • 1 • 4 • 5

    D) 4 • 2 • 5 • 1 • 3

    E) 5 • 1 • 3 • 4 • 2

Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.

Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.

O ovo da galinha

O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.

E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas

cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.

No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)
Analise as afirmativas abaixo:
1. O verso “cujas formas simples são obra” e a frase “Essas vaidades são seu segredo” apresentam a mesma concordância correta do verbo “ser” usado em sujeito e predicativo com números diferentes. 2. Na frase “O mundo é ilusões” a concordância verbal feita busca enfatizar a palavra “mundo”. 3. Em “Hoje são 15 de maio”, a concordância verbal está errada. 4. Em “Três quilômetros são suficiente para a prova de corrida” temos uma correta concordância do verbo “ser” que concorda com o sujeito. 5. Em: “Soou cinco badaladas aquele velho relógio colocado no alpendre do casarão” a concordância verbal está correta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

"É preciso sofrer depois de ter sofrido , e amar, e mais amar, depois de ter amado."
João Guimarães Rosa
Na frase acima, o trecho marcado é composto por duas orações, sendo uma delas subordinada substantiva. Assinale abaixo a alternativa que corresponde à função sintática que exerce essa oração subordinada:

    A) Objetiva indireta.

    B) Objetiva direta.

    C) Subjetiva.

    D) Predicativa do sujeito.

Julgue o item, relativo à estruturação linguística do texto.


Na linha 16, manteria a correção gramatical e os sentidos textuais a substituição do vocábulo “portanto” por contanto

Leia as frases abaixo e complete as lacunas com base nos pressupostos de concordância verbal e nominal:
Houve ______ reclamações desta vez. ______ muitos colegas na sala. É ______ a manutenção da máquina.

    A) menas; Havia; necessário.

    B) menos; Havia; necessária.

    C) menos; Haviam; necessária.

    D) menas; Houveram; necessário.

Analise o texto abaixo para responder a questão:

A bola

    O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. Uma número 5 oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal”, ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

- Como é que liga? – Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.

    O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?

    O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê?
- Nada não.

    O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.

    O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

- Filho, olha.

    O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.

Veríssimo, Luis Fernando. A bola. Comédias da vida privada; edição especial para as escolas. Porto Alegre: L&PM, 1996.
Assinale a alternativa que apresente entre parênteses a classificação sintática CORRETA do termo destacado nas frases:

    A) O pai deu uma bola de presente ao filho. (complemento nominal)

    B) Depois começou a girar a bola [...] (adjunto adverbial de tempo)

    C) O garoto agradeceu, disse “legal” de novo [...] (adjunto adverbial de modo)

    D) Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé [...] (Objeto indireto)

    E) O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou. (adjunto adnominal)

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


    Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

    A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

    Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

    Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa que contém a frase redigida segundo a norma-padrão de concordância.

    A) Houveram mais de um fator responsável pelo sucesso de Israel na criação de um centro tecnológico de excelência.

    B) Tratam-se de vários fatores combinados que respondem pela transformação de um deserto, em Israel, num centro de inovação.

    C) Os EUA, graças ao Vale do Silício, caracteriza-se como o maior produtor de inovação do planeta.

    D) Afirma-se que 15% das patentes produzidas nos EUA está no Vale do Silício.

    E) Convocam-se todos os israelenses, homens ou mulheres, que devem prestar serviço militar aos 18 anos.

Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe funciona como adjunto adnominal:

    A) “… anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”

    B) O peixe cai-lhe na rede.

    C) Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.

    D) Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


    Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

    A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

    Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

    Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho destacado pelo trecho entre colchetes atende à norma-padrão de regência e emprego do pronome relativo.

    A) ... uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. [a cujos membros se deu a incumbência de]

    B) No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea... [das quais se dispersam]

    C) ... um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen... [aonde situa]

    D) ... explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão... [a quem se ocupa da chefia de]

    E) ... ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel... [aos quais miram em]

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...