Questões de Psicologia

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Em A família em litígio (RAMOS, 1999), Ramos e Shine descrevem o entrecruzamento do lugar do Psicólogo com o de outros profissionais que atuam nas instituições jurídicas. Considerando-se essa descrição, assinale a alternativa em que a caracterização do profissional indicado está INCORRETA.

  • A.

    Advogados – Representam as partes, de que são porta-vozes, e sua função consiste em defender seu cliente e ganhar a disputa, servindo-se de seu saber sobre a organi-zação e o funcionamento das leis, bem como de sua habilidade para produzir provas em favor de sua argumentação. É responsável por grande parte da demanda dirigida ao Psicólogo, na medida em que uma perícia psicológica servirá para aferir quantos de seus argumentos são fatos, quantas de suspeitas são verdades e que evidências ser-vem como prova.

  • B.

    Assistentes Sociais - Têm por função trazer para o processo a descrição e a análise das condições socioeconômicas das partes em litígio; trabalham em instituições judi-ciais, assim como os Psicólogos, e, também, podem indicar a necessidade de inter-venção destes profissionais ao se depararem com alguma problemática psicológica localizada no caso em apreciação.

  • C.

    Assistentes Técnicos - São Psicólogos autônomos, contratados e pagos pelas partes, que trabalham fora da instituição, respondendo aos interesses de seus clientes; assim sendo, é necessário um cuidado especial por parte do Psicólogo Judicial para não en-trar em competição com estes profissionais, evitando-se a reprodução do litígio das partes pelo reconhecimento de sua verdade pelo Juiz.

  • D.

    Profissionais dos Cartórios - Cuidam dos autos do processo e funcionam como elementos de ligação entre as partes, influenciando diretamente na entrada do Psicó-logo no caso, na medida em que têm capacidade de decisão quanto a questões proces-suais que atuam sobre o conteúdo de uma sentença judicial; contudo seu envolvimen-to ou contato com as pessoas envolvidas no processo é mínimo.

Considerando o posicionamento de Fernanda Otoni de Barros, em "Do direito ao PAI: a paternidade no tribunal e na vida" (2005), analise estas afirmativas:

I. Considerando-se os textos de alguns juristas, é possível constatar que o Direito e a Psicanálise têm em comum a idéia de que toda lei têm seu fundamento último na autoridade paterna.

II. Contemporaneamente, verifica-se uma certa falência do pai - do nome e da lei -, o que implica o esvaziamento do ideal social e o surgimento de ideais particulares, que reforçam uma razão cínica.

III. A despeito da igualdade de direitos de pais e mães, a prática da Psicologia Judiciária tem testemunhado que, em termos jurídicos, a paternidade se vem restringido a um fato biológico e econômico.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    as três afirmativas estão corretas.

O treinamento, depois do ingresso no cargo, poderá ser levado a efeito sob dois aspectos:

  • A.

    treinamento no local de trabalho e fora do local de trabalho.

  • B. treinamento em sala de aula e o rodízio de função.
  • C. técnicos e operacionais.
  • D. indutivos e reativos.
  • E. treinamento de sensibilização e de demonstração.

Com base no caso descrito, é INCORRETO afirmar que, à luz das determinações do Estatuto do Idoso,

  • A.

    a instauração de processo criminal para apuração de maus-tratos assegura, legalmen-te, prioridade à sua tramitação.

  • B.

    a instituição observou todas as obrigações legais determinadas pelo Estatuto do Idoso.

  • C.

    a Psicóloga é obrigada a comunicar sua suspeita de maus-tratos a uma autoridade po-licial, ao Ministério Público ou ao Conselho do Idoso municipal, estadual ou nacio-nal.

  • D.

    Dona Maria tem assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que acredita ser-lhe mais favorável.

A segurança no trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração de riscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática no sentido de antecipação para que os riscos de acidentes sejam minimizados. Um programa de segurança no trabalho requer as seguintes etapas:

  • A.

    identificação dos interesses dos colaboradores para com a prática do sistema de segurança presente; programas de estimulação dos colaboradores para ações sociais e de segurança na empresa e fora dela; busca de parcerias com sindicatos e entidades de classe e implementação de programas de segurança.

  • B.

    análise dos fatores críticos de riscos presentes; busca de parcerias com o mercado para implantação de novos procedimentos; ações de treinamento com os colaboradores e desenvolvimento de práticas de repreensão àqueles que descumprem as normas e procedimentos de segurança.

  • C.

    indicação de grupos de colaboradores associados a classes sindicais para análise de sugestões; análise dos incidentes críticos de segurança presentes na organização; treinamento dos colaboradores e implantação de um grupo de normas e procedimentos de segurança e higiene no ambiente de trabalho.

  • D.

    estabelecimento de um sistema de indicadores e estatísticas de acidentes; desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências; desenvolvimento de regras e procedimentos de segurança e recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função da segurança.

  • E.

    análise dos interesses corporativos com a prática de uma política de segurança; definição de investimentos financeiros com a implantação de um programa de segurança; treinamento das equipes de trabalho e implantação do programa de segurança.

O treinamento de pessoal é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas:

  • A.

    aplicação; avaliação; incorporação e reprogramação.

  • B.

    identificação dos interesses organizacionais; elaboração dos conteúdos a serem praticados durante o treinamento; divulgação e aplicação.

  • C.

    identificação dos interesses organizacionais; busca de parcerias estratégicas; pesquisa de clima organizacional e elaboração dos planos de treinamento.

  • D.

    análise das avaliações de desempenho; análise das descrições de cargo; identificação dos interesses dos colaboradores e acionistas e formulação do plano de treinamento.

  • E. diagnóstico; desenho; implementação e avaliação.

Um dos métodos mais tradicionais de avaliação de desempenho é o método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Esse método é denominado

  • A. escalas gráficas.
  • B. incidentes críticos.
  • C. escolha forçada.
  • D. avaliação por objetivos.
  • E. avaliação de competências.

A cultura organizacional ou cultura corporativa é

  • A.

    a maior expressão da essência do inconsciente na prática das relações humanas no ambiente formal de uma organização estruturada em uma empresa.

  • B.

    o universo simbólico da estrutura familiar se repetindo no mundo corporativo, que é regido por normas e procedimentos formais e informais dentro de um contexto fechado.

  • C.

    o reflexo da expectativa de valores presentes no ambiente social, que manifestam de forma inconsciente a prática dos valores presentes na empresa.

  • D.

    o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização.

  • E.

    a expressão verdadeira da forma pela qual a empresa manifesta sua ação junto ao mercado externo.

A seleção de pessoal comporta três modelos de tratamento: o de colocação, o de seleção e o de classificação. No modelo de colocação há

  • A.

    vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida.

  • B.

    um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato.

  • C. dois candidatos e uma só vaga a ser preenchida.
  • D.

    vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.

  • E.

    uma vaga a ser preenchida por um grupo de candidatos recrutados internamente na empresa.

Existem grupos formais e informais nas organizações. Os grupos informais permitem que

  • A.

    haja simplificação na coordenação: desenvolvem o talento administrativo e a concentração de poder num único indivíduo.

  • B.

    os valores sejam compartilhados: dão satisfação social, status e segurança.

  • C.

    haja uma coordenação aplicada pelos líderes designados pela empresa e os membros das diversas comissões das empresas empreendam esforços na direção de uma força-tarefa, estabelecidas em normas e procedimentos.

  • D.

    as comissões permanentes continuem existindo para atender a uma necessidade constante da organização.

  • E.

    haja respeito coerente à estrutura formal da organização.

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