Questões de Psicologia

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Os grupos operativos cobrem vários campos de atuação e propõe-se a operar em uma determinada tarefa, sem que exista uma finalidade psicoterápica.

Com relação aos grupos operativos comunitários, assinale a alternativa correta.

    A) São grupos utilizados em instituições com a finalidade de promover uma interação entre as diferentes ideologias, principalmente no que diz respeito à comunicação.

    B)

    São grupos que produzem a melhoria de alguma situação de patologia.



    C) São grupos que têm como ideologia principal “aprender a aprender”.

    D) São programas voltados para a promoção da saúde e de um corpo social, por exemplo, um grupo de gestantes, de crianças, de adolescentes.

O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a Psicopedagogia como um campo de atenção em

    A) Saúde e Educação Inclusiva que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais, considerando a influência do meio familiar, escolar e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    B) Saúde que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escolar e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    C) Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    D) Educação Inclusiva que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    E) Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que segue.

Em uma mesma categoria de drogas, as substâncias de ação mais curta, comparadas com as de ação mais prolongada, têm maior potencial de provocar quadros de abstinência.

No que tange aos processos psicofarmacológicos, julgue o item a seguir.


O haloperidol é um antipsicótico atípico.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quando for necessária a avaliação da deficiência, ela deverá ser biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e não deverá considerar o(s) seguinte(s) aspecto(s):

    A)

    Fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.




    B) Limitação no desempenho de atividades.

    C) Fatores socioeconômicos com restrição da participação social.

    D) Impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

A proposta do diagnóstico Psicopedagógico baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno em que a realidade é significada a partir de uso de conceitos, noções e teorias científicas. A elaboração da Síntese Diagnóstica faz parte do processo e se desenvolve nas seguintes etapas:

    A) O Psicopedagogo, após a entrevista devolutiva, analisa todos os dados coletados, todos os protocolos, com base nas evidências, e, elabora o diagnóstico.

    B) O Psicopedagogo analisa todo o processo, elabora o parecer, constrói a síntese diagnóstica, sugere os encaminhamentos necessários e faz a entrevista devolutiva.

    C) O Psicopedagogo analisa todo os protocolos, todos os dados coletados; em seguida, sugere os encaminhamentos necessários, e entrega o parecer na entrevista devolutiva.

    D) O Psicopedagogo analisa todos dos dados coletados, todos os protocolos, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo multiprofissional, em seguida faz a entrevista devolutiva.

    E) O Psicopedagogo analisa todo o processo, todos os dados coletados, todos os protocolos; a partir das evidências, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo apropriado, em seguida a entrevista devolutiva os encaminhamentos necessários e entrega o parecer psicopedagógico, devidamente assinado.

Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas. Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que segue.

A evolução do processo de avaliação psicológica ocorre de forma independente do desenvolvimento dos manuais de classificação diagnóstica.

Considere um paciente de 52 anos de idade, diabético e hipertenso crônico, que está internado em razão de um infarto. Essa é a terceira internação dele que possui histórico de descompensação das doenças. Em entrevista, a equipe multiprofissional evidencia a dificuldade do paciente em adotar certos comportamentos e mudar hábitos que possam favorecer a respectiva condição de saúde, mesmo após inúmeras orientações fornecidas pela equipe que o acompanha.  

No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A técnica grupal indicada no caso clínico desse paciente, visando à adesão e ao engajamento ao seu tratamento, seria o grupo reflexivo, que se caracteriza por ser uma abordagem de fundo cognitiva, cujo objetivo é modificar pensamentos e comportamentos automáticos.

Analise as afirmativas a seguir sobre a atuação do psicólogo como trabalhador da Assistência Social.

I. A atuação do psicólogo no CRAS tem foco na prevenção e promoção da vida, considerando aspectos relacionados às vulnerabilidades.
II. Os conhecimento os produzidos pela Psicologia possibilitam que o psicólogo realize ações que envolvam proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos com vistas à realização de projetos da área social e / ou na definição de políticas públicas.
III. Um dos grandes desafios da atuação do psicólogo refere-se à articulação com a rede socioassistencial e intersetorial, além do desenvolvimento de ações de forma integrada e complementar, que perceba o sujeito e a comunidade de forma integral e não fragmentada.
IV. O CRAS possui como proposta constituir-se como espaço de referência e porta de entrada para os serviços da Assistência Social. A atuação do psicólogo deve ocorrer a partir do reconhecimento da realidade local, na sua complexidade, nas suas brechas e nas suas possibilidades de alterar o que está posto.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I e III, apenas.

    B) II e IV, apenas.

    C) IV, apenas.

    D) I,II, III e IV.

A Entrevista Familiar Exploratória Situacional (EFES) pode ser definida pelo psicopedagogo como uma sessão conjunta com

    A) o usuário, os pais e até toda a família, tendo como objetivo a compreensão da queixa nas dimensões familiar e escolar, a captação das relações e expectativas familiares, a aceitação e o engajamento do usuário e de seus pais, além da realização do contrato.

    B) os pais do usuário, objetivando a compreensão da queixa nas dimensões familiar e escolar, a captação das expectativas familiares, a aceitação e o engajamento do usuário e de seus pais, além da realização do contrato.

    C) o usuário, os pais e a escola, tendo como propósito a compreensão da queixa nas dimensões escolar, além da realização do contrato.

    D) família e a escola, tendo como objetivo a compreensão da queixa nas dimensões familiar, social e escolar, captação das relações sociais e o engajamento da escola e dos pais, além da realização do contrato.

    E) o usuário, os pais e até toda família e a escola, visando a compreensão da queixa nas dimensões familiar, escola e social, a captação das relações e expectativas familiares, a aceitação e o engajamento da família.

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