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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As rápidas transformações que atualmente atingem o mundo do trabalho têm obrigado os indivíduos a lutarem incessantemente contra a obsolescência profissional. As organizações, para se manterem competitivas, saudáveis e bem-sucedidas precisam criar condições para que seus empregados adquiram e apliquem constantemente novos conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho. Nota-se uma crescente preocupação nas organizações em reestruturar seus centros de treinamento. Muitas organizações brasileiras de grande porte criaram universidades corporativas ou setoriais para garantir educação permanente e aberta não apenas para seus integrantes e colaboradores diretos, mas aos participantes de toda sua cadeia de valor. Com o advento das novas tecnologias da comunicação e informação, em especial a expansão da rede mundial Internet, uma nova era parece despontar na área de treinamento, desenvolvimento e educação em ambientes organizacionais. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
I Muitas ações de treinamento mostram-se inúteis por não haver suporte ao uso de novos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) no trabalho. Os CHAs adquiridos em treinamentos dependem de condições organizacionais (externas ao curso) para serem retidos e aproveitados pelo indivíduo em seu trabalho.
II Instrução, treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas são conceitos distintos, porém complementares e referem-se a ações igualmente importantes de indução de aprendizagem em ambientes organizacionais.
III O uso de taxionomias de resultados de aprendizagem facilita a elaboração de planos de treinamento, entre outros motivos, por viabilizar a criação de uma seqüência de ensino e por otimizar a escolha de procedimentos de meios de ensino.
IV Cursos via Internet, ofertados para grandes amostras de pessoas ao mesmo tempo, facilitam a participação de pessoas que não possuem horários
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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a seleção de pessoal, julgue os itens seguintes.
I Testes abertos diferem de testes objetivos de seleção de pessoal. O primeiro é um exame dissertativo. No segundo, o candidato deve escolher uma entre várias respostas possíveis.
II Testes de aptidão medem a capacidade da pessoa para fazer ou aprender a fazer determinada tarefa. Testes de integridade, por outro lado, medem o perfil de interesses pessoais e profissionais de um candidato.
III Entrevistas estruturadas são confiáveis, mas requerem que o entrevistador seja treinado para aplicá-las e que faça exatamente as mesmas perguntas para todos os candidatos.
IV A amostra de trabalho é uma estratégia de avaliação que requer uma simulação na qual uma pessoa faz um trabalho real ou parte dele sob condições de teste, em vez de executar a tarefa em ambiente real. Essa é uma estratégia de seleção bem aceita pelos candidatos e aplicável a todos os tipos de trabalhos e ocupações e processos seletivos.
V Na entrevista não-estruturada, as perguntas são escolhidas livremente pelo entrevistador. Esse tipo de entrevista requer um entrevistador treinado para realizála a contento e, além disso, possibilita comparações precisas, confiáveis e válidas dos candidatos.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
Psicologia - Documentos em Psicologia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
É INCORRETO afirmar que, entre os princípios da redação pericial, se inclui
a comunicação detalhada de todos os dados obtidos durante a realização do trabalho.
a posse das mesmas características e estrutura dos documentos oficiais.
a precisão, ou seja, evitar a possibilidade de interpretações ambíguas.
a utilização do padrão culto da linguagem e da impessoalidade na exposição de con-teúdos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As organizações modernas, que valorizam seus recursos humanos, preocupam-se em desenvolver ambientes organizacionais saudáveis e estimulantes. Indivíduos motivados, satisfeitos e comprometidos com o trabalho e com a organização são, muitas vezes, efeitos de políticas e práticas de gestão de pessoas que levam em conta as teorias motivacionais e os resultados de pesquisas empíricas a respeito da influência do contexto organizacional sobre a motivação, a satisfação e o comprometimento de indivíduos com o trabalho. Muitas teorias sobre motivação foram formuladas em meados do século passado e, apesar de antigas, ainda inspiram pesquisas e intervenções de psicólogos em organizações e trabalho. A respeito de motivação, satisfação e comprometimento, assinale a opção correta.
A definição de metas e objetivos de trabalho influencia a motivação no trabalho, pois estes funcionam como referências claras, possibilitando ao indivíduo antecipar os resultados futuros a serem alcançados. O estabelecimento de metas e objetivos é condição suficiente para garantir elevados níveis de motivação no trabalho.
A teoria motivacional de Maslow (1943) parte da premissa de que as necessidades humanas possuem origem biológica e estão organizadas dentro da seguinte hierarquia: fisiológicas, de segurança, de estima, de auto-realização e sociais.
A teoria X, formulada por McGregor em 1960, apoiava-se nas seguintes suposições sobre a natureza da relação homem-trabalho: o homem está disposto a se auto-dirigir, a aceitar responsabilidades e a colocar em prática o seu potencial criativo.
Os fatores higiênicos que motivam o trabalhador para o trabalho são, segundo Herzberg e colaboradores (1959), aqueles relacionados ao próprio trabalho que o indivíduo executa.
A teoria motivacional de Alderfer (1960) agrupou as necessidades humanas em três grandes categorias: existência, relacionamento e auto-realização.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Indivíduos comprometidos com o trabalho, produtivos e motivados são profissionais bastante valorizados pelas organizações modernas. Em psicologia organizacional, pesquisa-se muito a respeito das relações existentes entre comprometimento, desempenho exemplar, motivação dos indivíduos e suporte organizacional. Com referência a suporte organizacional, assinale a opção incorreta.
Percepções favoráveis de suporte organizacional estão relacionadas a menores índices de absenteísmo e a maiores manifestações de comportamentos extra-papel de cidadania.
O suporte material ao trabalho, fornecido pela organização, como: a qualidade dos equipamentos, materiais, leiaute dos ambientes físicos, mobiliário e a quantidade de recursos financeiros investidos pela organização em treinamento de pessoal, afeta o desempenho e o comprometimento do indivíduo com a organização.
Percepção de suporte organizacional refere-se a crenças que o trabalhador possui sobre o quanto a organização onde trabalha valoriza as contribuições e cuida do bem-estar dos seus integrantes.
São condições necessárias e suficientes ao desempenho exemplar no trabalho: o saber fazer, o saber ser e o querer fazer o trabalho.
São antecedentes de percepção de suporte organizacional: justiça dos procedimentos na distribuição de recursos entre empregados, suporte gerencial e os retornos organizacionais como: práticas de reconhecimento pelo trabalho bem feito, pagamento, promoções e treinamento.
Julgue os itens seguintes acerca de auditorias e inspeções. A inspeção em uma clínica credenciada para realizar exames psicotécnicos para obtenção de carteira nacional de habilitação resume-se à análise curricular do psicólogo responsável pela liberação dos laudos, ao exame da razão funcionários/candidatos atendidos e à vistoria dos documentos fiscais do estabelecimento.
Julgue os itens seguintes acerca de auditorias e inspeções. A auditoria psicológica tem como finalidade revisar indicadores de qualidade técnica e social dos serviços de psicologia prestados ao cidadão, conforme padrões oficialmente aceitos.
Acerca da perícia psicológica em geral, julgue os itens subseqüentes. O psicólogo perito deve ter seus honorários formalmente acordados antes de se iniciarem os trabalhos periciais.
O psicólogo ouve o cliente mantendo atitudes não críticas, facilitando sua expressão. O cliente expõe seus problemas e o psicólogo usa várias intervenções, tais como repetição, sumário e proposição de questões, esperando que o problema seja devidamente enquadrado em hipóteses prováveis. Essa fase pode durar uma ou mais sessões, na medida em que seja necessário chegarem, psicólogo e cliente, a uma estruturação formal dos problemas a enfrentar. Essa fase é denominada
Acerca da perícia psicológica em geral, julgue os itens subseqüentes. É permitido ao psicólogo atuar como perito em caso que envolva ex-paciente seu, desde que haja transcorrido um período mínimo de 12 meses após o término da terapia.
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