Questões de Psicologia

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Tendo o texto acima como situação motivadora, julgue os itens a seguir, referentes ao transtorno bipolar.

O transtorno bipolar pode eclodir após os 50 anos de idade e pode ser confundido com transtorno do deficit de atenção, o que favorece erro diagnóstico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da temática trabalho, subjetividade e saúde psíquica, assinale a opção correta.

  • A.

    As vivências de prazer no trabalho constituem um fator importante para a saúde psíquica e dependem fortemente da qualidade de vida fora do trabalho.

  • B.

    Embora seja generalizada a crença de que modelos de gestão do trabalho que estimulam a autonomia e a criatividade dos trabalhadores exerçam papel positivo para a saúde psíquica, esse nexo não encontra fundamentos em pesquisas e estudos realizados.

  • C.

    Estudos e pesquisas têm demonstrado não existir uma relação causal entre os aspectos relativos à organização do trabalho e a saúde psíquica dos trabalhadores.

  • D.

    As vivências de sofrimento no trabalho, embora não estejam intimamente relacionadas com as características de funcionamento das organizações, impactam negativamente a saúde psíquica dos trabalhadores.

  • E.

    O trabalho é uma noção polissêmica e desempenha papel importante na estruturação da subjetividade e na garantia da saúde psíquica dos trabalhadores.

Para evitar receber informações tendenciosas, as pessoas que exercem papéis de nível hierárquico mais elevado devem:

  • A.

    estimular o fluxo de comunicação descendente.

  • B.

    eliminar as barreiras semânticas existentes.

  • C.

    eliminar os canais informais de comunicação.

  • D.

    manter sempre abertos os canais de feedback.

  • E.

    criar confiança nas relações de trabalho

Tendo o texto acima como situação motivadora, julgue os itens a seguir, referentes ao transtorno bipolar.

A escala de Hamilton é sensível para a avaliação de estados depressivos e maníacos em bipolaridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo as proposições de Schein, a cultura de uma organização pode ser aprendida pelos membros organizacionais em três níveis: primeiro — dos artefatos visíveis, segundo — dos valores que governam o comportamento das pessoas e terceiro — dos pressupostos básicos e inconscientes. Acerca do gerenciamento da cultura organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    É de dificuldade mais elevada no primeiro nível porque, embora esses artefatos sejam fáceis de encontrar, nem sempre são decifráveis ou de fácil interpretação.

  • B.

    É de dificuldade mais elevada no segundo nível porque são necessários processos de análise e entrevista para identificar os valores manifestos da cultura.

  • C.

    É de dificuldade mais elevada no terceiro nível, pois os referidos pressupostos são internalizados no inconsciente dos membros da organização.

  • D.

    O grau de dificuldade para o gerenciamento da cultura organizacional é o mesmo em qualquer um dos três níveis.

  • E.

    A cultura organizacional não pode ser gerenciada em nenhum dos níveis mencionados.

Segundo Zimerman (2000), o tipo de estrutura neurótica que pode se manifestar através de indicadores de comportamentos que vão desde a baixa tolerância à frustração (comportamento infantil) até a exibição de estados psicóticos é a neurose:

  • A.

    de histeria.

  • B.

    de angústia.

  • C.

    depressiva.

  • D.

    fóbica.

  • E.

    obssessiva.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de comportamento sexual e pedofilia.

O diagnóstico de pedofilia é difícil e tem alto grau de falsonegativos porque muitas manifestações dessa condição são encobertas. Isso faz que o diagnóstico dependa muito de autorelato, cuja acuracidade é comprometida porque os portadores de pedofilia tendem a negar os sintomas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da análise de cargos, assinale a opção correta.

  • A.

    Entrevistas de análise de tarefas são vantajosas, entre outros motivos, por possibilitarem a identificação de várias opiniões e percepções sobre o trabalho e de divergências entre ocupantes do posto de trabalho ou cargo e seus respectivos supervisores sobre aspectos relevantes das tarefas.

  • B.

    Há várias fontes de informações sobre trabalhos, entre elas: os próprios ocupantes, supervisores, observadores treinados e analistas do trabalho. Entretanto, a utilização de múltiplas fontes de análise do trabalho tende a diminuir a validade e a confiabilidade das análises de tarefas.

  • C.

    A aplicação de questionários para análise de tarefas é um meio eficaz e relativamente barato de análise de tarefas, quando realizada em situações nas quais há uma grande quantidade de pessoas que realizam esse trabalho em unidades organizacionais geograficamente distantes entre si. Além disso, o questionário é um instrumento fácil de construir e validar e não está sujeito aos erros e falhas de julgamento, encontrados comumente em resultados obtidos por meio de entrevistas ou de observações.

  • D.

    Uma das melhores maneiras de analisar um trabalho complexo é fazer que o analista de tarefas aprenda e realize o trabalho em foco. Trabalhos complexos são difíceis de analisar porque muitos comportamentos são automáticos, estão encobertos ou não são conscientes para o seu ocupante; por isso, a realização das tarefas pelo analista é o meio tecnicamente mais adequado para esse tipo de coleta de dados.

  • E.

    Há, pelo menos, dois grandes tipos de análise de tarefas: a abordagem voltada para o trabalho e a voltada para os requisitos pessoais do trabalho. Conhecimentos sobre leis que regulam prisões é exemplo da abordagem voltada para o trabalho, enquanto que capturar suspeitos para efetuar uma prisão é exemplo de resultado de uma análise de tarefas do trabalho de um policial, voltada para requisitos pessoais.


Julgue os itens seguintes, relativos aos procedimentos e técnicas interventivas possíveis para o tratamento de Maria, na situação hipotética descrita no texto.

Uma reunião com o chefe e os colegas de trabalho de Maria e outra com seus familiares, agendadas sem o conhecimento da paciente são indicados no caso e permitiriam a coleta de informações relevantes sobre o comportamento típico da cliente em contextos restritos, de acordo com a percepção de terceiros próximos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avaliamos desempenho no trabalho visando a tomada de múltiplas decisões administrativas relacionadas a pessoas. Importantes ações de desenvolvimento de pessoa e de feedbacks aos empregados são realizadas em função de resultados de avaliações de desempenho, porém os sistemas de avaliação são, muitas vezes, difíceis de implantar e manter em ambientes organizacionais. Alguns problemas têm sido solucionados e outros ainda permanecem um desafio para pesquisadores e profissionais que atuam nessa área. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

I A benevolência em avaliações de desempenho pode ser eliminada por meio de treinamento dos avaliadores.

II O erro ou efeito de halo é aquele que ocorre quando o avaliador emite juízos não-analíticos sobre o desempenho de um indivíduo. Nesse caso, os escores que o avaliador atribui ao indivíduo praticamente não variam nas diferentes dimensões avaliadas. Ele atribui escores predominantemente altos, baixos ou médios, mesmo que os níveis reais de desempenho apresentados pelo indivíduo no trabalho, de fato, variem nas diferentes dimensões avaliadas.

III Escalas de avaliação ancoradas em comportamentos são aquelas que contêm uma listagem de desempenhos observáveis associadas a uma escala de freqüência.

IV Critérios reais de desempenho são indicadores imperfeitos do desempenho que se quer avaliar. Essa imperfeição deve-se a fatores como contaminação, deficiência e problemas de relevância dos critérios.

V São exemplos de medidas objetivas de desempenho no trabalho: número de acidentes no trabalho, registros de faltas e atrasos no trabalho, quantidade de vendas em dinheiro e escores de avaliação atribuídos aos empregados mediante a aplicação de escalas de observação comportamental.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e V.

  • E.

    IV e V.

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