Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, no que diz respeito às responsabilidades e relações com Instituições Empregadoras e Outras, são responsabilidades do psicólogo, exceto:
garantir o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão do seu trabalho, bem como, do material psicológico produzido.
em caso de demissão ou exoneração o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí- lo.
na impossibilidade de repasse do material, o mesmo deverá ser lacrado e enviado ao responsável pela Instituição para que este faça o encaminhamento necessário.
não estabelecer para seus colegas nem aceitará para si salários que não seja fixado com dignidade, a fim de que representem justa retribuição pelos serviços prestados.
atuar na Instituição de forma a promover ações para que esta possa se tornar um lugar de crescimento dos indivíduos, mantendo uma posição crítica que garanta o desenvolvimento da Instituição e da Sociedade.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca de grupos e equipes de trabalho.
Para promover a efetividade de equipes de trabalho, a organização deve abandonar sistemas de recompensas individuais e adotar sistemas de recompensas coletivas.
Com procedimentos de intervenção objetivos e eficazes, a psicologia vem alcançando projeção crescente nas áreas de saúde física e de saúde mental, nas quais realiza trabalhos de prevenção, tratamento e reabilitação. Com referência à prática do psicólogo em áreas de saúde, julgue os itens seguintes.
Não é possível promover o tratamento grupal da depressão, com procedimento e número de sessões pré-definidos.
Acerca da alcoolização como uma das problemáticas multideterminadas e de difícil prognóstico, julgue os itens subseqüentes.
O alcoolismo é uma patologia causada exclusivamente pelo transtorno obsessivo compulsivo.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um processo. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
De modo geral, a conversão de uma mensagem de comunicação por meio de formatação de códigos ou símbolos é denominada decodificação da mensagem.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência às atribuições do psicólogo organizacional e à pesquisa e intervenção em organizações, julgue os itens que se seguem.
As intervenções organizacionais operam exclusivamente em categorias como ambiente físico, recursos humanos, tecnologia e processos.
Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) vêm crescendo nas organizações públicas e privadas nas últimas décadas. Eles surgiram como alternativa para eliminar e(ou) minimizar os efeitos nocivos, por exemplo, absenteísmo, que aparecem associados ao processo de globalização da economia, às metamorfoses do trabalho e à reestruturação produtiva. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
As ações em QVT devem ter como alvo, a médio e a longo prazo, a prevenção de agravos à saúde, primando por criar um ambiente social de trabalho que propicie vivências de bem-estar a trabalhadores e gestores.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
Gestores organizacionais que dominam as técnicas de gestão da informação podem controlar a comunicação formal e inibir o surgimento de comunicações informais.
Sobre a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de Ausubel, não é correto afirmar que
com o progressivo auge das concepções cognitivas em psicologia, a teoria de Ausubel foi alcançando um posto relevante no campo educacional, ainda que sua importância e consideração tenham sido maiores, talvez, internacionalmente do que nos EUA.
Ausubel considera evidente que a principal fonte de conhecimentos provêm da aprendizagem significativa por recepção.
a tarefa do docente consiste em programar, organizar e seqüenciar os conteúdos, de forma que o aluno possa realizar uma aprendizagem significativa, encaixando novos conhecimentos em sua estrutura cognitiva prévia e evitando, portanto, a aprendizagem memorística ou repetiva.
os novos materiais que serão aprendidos devem ser potencialmente significativos, ou seja, suficientemente substanciais e não – arbitrários, para poderem ser relacionados com as idéias relevantes que o sujeito possua.
a teoria da assimilação de Ausubel sustenta que a aprendizagem significativa produz-se quando o sujeito cria idéias totalmente novas na estruturação do seu cognitivo.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca de grupos e equipes de trabalho.
Equipes de trabalho que apresentam melhores resultados de desempenho tendem a afirmar que possuem o número adequado de membros para a realização da tarefa e que estes possuem as habilidades necessárias para cumprir os objetivos estabelecidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...