Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
As ações em QVT devem ter como alvo, a médio e longo prazos, a prevenção de agravos à saúde, primando por criar um ambiente social de trabalho que estimule e propicie as vivências de bem-estar dos trabalhadores.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um psicólogo organizacional que atuou como consultor externo em uma organização, ao realizar a coleta de informações para planejar sua intervenção, tomou conhecimento de fatos que comprometiam o desempenho de um gerente daquela empresa. Ele observou necessidades dos empregados que estavam sendo negligenciadas pela administração e geravam dificuldades nas relações de trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos a intervenção e ética profissional do psicólogo organizacional.
O psicólogo tem a prerrogativa de, se necessário, intervir no ambiente físico da organização, com base nas exigências do trabalho, nos requisitos de interação formal e nas necessidades sociais dos ocupantes dos postos funcionais.
Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) vêm crescendo nas organizações públicas e privadas nas últimas décadas. Eles surgiram como alternativa para eliminar e(ou) minimizar os efeitos nocivos, por exemplo, absenteísmo, que aparecem associados ao processo de globalização da economia, às metamorfoses do trabalho e à reestruturação produtiva. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
Alterar positivamente as práticas em QVT, na perspectiva de se redesenhar o fazer dos protagonistas envolvidos agir diferentemente , requer transformar mentalidades pensar diferentemente , ou seja, modificar concepções de gestão do trabalho comumente cristalizadas nos indivíduos nas organizações.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.
A teoria de estabelecimento de metas sustenta que as metas orientam as ações humanas por meio de quatro mecanismos: dirigem a atenção; mobilizam o esforço do indivíduo para a ação; encorajam a persistência da ação e facilitam a criação de uma estratégia de ação.
Podemos afirmar que a maioria das ações do psicólogo com a pessoa deficiente tem ocorrido em instituições especializadas, o que significa que o serviço básico de saúde tem se omitido. O profissional de psicologia, neste contexto, pode facilitar para que a pessoa deficiente tenha acesso aos programas de saúde atuando de acordo com as afirmativas abaixo, com exceção de:
O psicólogo, na equipe multiprofissional, deve promover momentos para reflexão sobre preconceito.
A avaliação psicológica seja repensada e sirva para quebrar as cristalizações sobre incapacidade.
O diagnóstico psicológico precisa compreender como funciona o sujeito, que lhe foi encaminhado, enfatizando suas deficiências e dificuldades.
O psicólogo tenha conhecimento das técnicas de exame psicológico.
O psicólogo deve possuir conhecimento sobre o desenvolvimento humano.
Considere que o diretor da área administrativa de uma organização procure o setor de gestão de pessoas para solicitar uma intervenção na referida área, em razão de seus funcionários estarem desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Nessa situação,
deve-se investigar a forma como os objetivos de trabalho são fixados, pois metas difíceis e específicas conduzem geralmente a desempenho ruim e reduzem a motivação.
Julgue os itens a seguir, em relação à prevenção e ao tratamento do abuso de substâncias.
O alcoolismo é uma condição crônica e, por isso, quando ocorre a recaída em pacientes abstêmios por longo período, como seis ou oito meses, fica caracterizado o insucesso do tratamento.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
O estresse ocupacional crônico pode levar a desgaste físico e emocional que pode ser facilmente corrigido com a imediata rotação de pessoal.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma assertiva a ser julgada relativa ao processo de comunicação nas organizações.
A comunicação facilita a motivação, por esclarecer ao empregado o que deve ser feito, como deve ser feito e o que pode ser melhorado no seu desempenho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
A implantação de um programa de QVT de natureza preventiva deve ter como pressuposto uma sinergia organizacional, na qual é imprescindível a cooperação de profissionais de formação diversa, o compromisso de gestores de diferentes escalões hierárquicos e a realização de parcerias intersetoriais no âmbito das organizações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...