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Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere as informações e situações descritas no texto I e julgue os itens subseqüentes.
A falta de condições financeiras, por si só, não constitui uma condição de risco para o desenvolvimento da criança, se as condições psicológicas dos pais forem favoráveis.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição tem cura. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.
A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.
É adequado incluir noções de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no treinamento da mãe (ou do cuidador primário) para que ela saiba diferenciar comportamentos considerados normais ao longo do desenvolvimento e comportamentos que merecem atenção profissional.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O poder é um processo natural em qualquer organização. Nesse sentido é necessário saber como ele é obtido e exercido, para que se possa compreender o comportamento organizacional como um todo. Poder e liderança estão inter-relacionados. Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem com relação a aspectos relevantes do poder e da liderança.
Embora os conceitos de poder e liderança estejam interrelacionados, existe uma diferença importante entre eles que se refere à compatibilidade de objetivos. Enquanto o poder requer essa compatibilidade, a liderança dispensa congruência entre os objetivos do líder e dos liderados.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca do uso de substâncias ilícitas e de seu tratamento.
A escuta reflexiva é fundamental na entrevista motivacional com dependentes químicos, e a coerção é desaconselhada.
Qual dos fatores abaixo relacionados tem sido um obstáculo significativo às mudanças organizacionais que não é classificado como fator de resistência psicológica à mudança
Com relação a problemas sociais relevantes para a compreensão da psicopatologia do desenvolvimento na adolescência, como a violência, o conflito com a lei e a drogadição na infância e na adolescência, julgue os itens a seguir.
A intervenção por meio de grupos terapêuticos tem-se mostrado eficaz na reabilitação psicológica de danos causados pela experiência de drogadição e de conflitos com a lei, quando ocorrem simultaneamente, ou não.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens referentes às conseqüências do abuso sexual e acerca da intervenção nesses casos.
Em conseqüência do abuso, podem ocorrer dificuldade de relacionamento interpessoal e problemas no desempenho do papel e no funcionamento sexual.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.
Predomina hoje entre os principais desenvolvimentistas a concepção de que o individuo é agente de seu próprio desenvolvimento, modificando o ambiente e sendo modificado por ele. A interação do organismo com ambiente favorece ou limita o potencial biológico de cada indivíduo.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O poder é um processo natural em qualquer organização. Nesse sentido é necessário saber como ele é obtido e exercido, para que se possa compreender o comportamento organizacional como um todo. Poder e liderança estão inter-relacionados. Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem com relação a aspectos relevantes do poder e da liderança.
O poder se refere à capacidade que uma pessoa tem para influenciar o comportamento de outra, de maneira que esta aja de acordo com a vontade daquela. O poder é um potencial que não precisa ser exercido para ser eficaz.
Uma menina de oito anos de idade foi levada pela mãe ao serviço ambulatorial com queixa de desinteresse por tudo, rebeldia, agressividade e dificuldade de aprendizagem (sic). Durante a primeira sessão com a psicóloga, a mãe esclareceu que a menina não fica sentada tempo suficiente para realizar nenhuma tarefa, toma brinquedos de outras crianças e age como se não escutasse ordens; quando deseja alguma coisa, é muito insistente e sempre tem argumentos pontuais para defender seus interesses. Assume compromissos com a mãe e demonstra constrangimento quando é repreendida pelo excesso de descuido, mas parece esquecer logo em seguida e volta a mostrar o mesmo comportamento. Seus trabalhos escolares são rabiscados, e muitos não são feitos ou são entregues com muitos erros. A mãe pergunta se pode haver tratamento medicamentoso para a filha.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Se a mãe apresentar reforçadores como atenção e elogios a cada dois minutos quando a criança estiver sentada com seu material escolar à frente, então a ordem, a qualidade e a quantidade de tarefas escolares realizadas serão superiores.
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