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Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
Entre as estratégias de avaliação psicológica atuais, o uso combinado de técnicas múltiplas, como observação do comportamento, escalas, inventários e entrevistas, é eficaz para as tarefas de diagnóstico e de avaliação de resultados de intervenção no campo da saúde.
Uma organização matricial consiste na:
superposição de tecnologias distintas.
À luz de diretrizes para a atuação interdisciplinar no campo da saúde e de conhecimentos psicológicos acerca da violência na adolescência, julgue os itens subseqüentes.
Na assistência psicológica a vítimas de violência, técnicas grupais de manejo comportamental, desenvolvimento de habilidades sociais e acompanhamento por grupos comunitários de apoio são estratégias eficazes, para as quais tem sido estabelecido bom suporte empírico na literatura internacional.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens referentes às conseqüências do abuso sexual e acerca da intervenção nesses casos.
A criança vitimizada pode entender que está sendo punida ao ser removida do convívio familiar para um abrigo ou lar substituto temporário.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.
De acordo com Brofenbrenner, o desenvolvimento da criança acontece a partir de sua interação com o contexto proximal e distal, onde se desenvolvem as competências necessárias à sobrevivência naquele meio. Isso explica a resiliência e os comportamentos sadios encontrados em muitas crianças que vivem em situação de rua.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Abuso sexual na infância e adolescência é expressão utilizada para denominar o ato perpetrado por um homem adulto contra uma menina ou adolescente.
Uma menina de oito anos de idade foi levada pela mãe ao serviço ambulatorial com queixa de desinteresse por tudo, rebeldia, agressividade e dificuldade de aprendizagem (sic). Durante a primeira sessão com a psicóloga, a mãe esclareceu que a menina não fica sentada tempo suficiente para realizar nenhuma tarefa, toma brinquedos de outras crianças e age como se não escutasse ordens; quando deseja alguma coisa, é muito insistente e sempre tem argumentos pontuais para defender seus interesses. Assume compromissos com a mãe e demonstra constrangimento quando é repreendida pelo excesso de descuido, mas parece esquecer logo em seguida e volta a mostrar o mesmo comportamento. Seus trabalhos escolares são rabiscados, e muitos não são feitos ou são entregues com muitos erros. A mãe pergunta se pode haver tratamento medicamentoso para a filha.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Para realizar a formulação desse caso, é desnecessária a análise funcional dos comportamentos problemáticos.
Indicadores de morbidade e fatores de risco divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil mostram que, no período de 1998 a 2001, nas internações hospitalares de meninos e meninas na faixa etária de 10 a 19 anos, as quedas constituem causas freqüentes (quase 70% do total); a segunda causa de internação de meninos e rapazes são as agressões, correspondendo a mais de 10% do total de internações a cada ano. Entre meninas e mulheres adolescentes, agressões são a quarta causa de internações, registrando-se porcentagem inferior a 5% por ano. Com base nessas informações e à luz de conhecimentos sobre avaliação psicológica e desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência, julgue os seguintes itens.
Medidas baseadas em relato verbal são questionáveis em razão da baixa fidedignidade, associada a variáveis sociocomportamentais, como a desejabilidade social.
A utilização do poder coercitivo por parte de uma autoridade tem como principal motivador de controle:
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens referentes às conseqüências do abuso sexual e acerca da intervenção nesses casos.
Em casos de abuso sexual na infância e adolescência, a intervenção requer proteção à vítima, punição do agressor e atenção terapêutica à saúde física e mental da criança e da família, incluindo o agressor quando ele é um familiar.
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